Areal da Prainha, em Angra do Heroísmo, interdito preventivamente

24-08-2019 (18h02)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Governo açoriano informou que o areal da Prainha em Angra do Heroísmo, foi interditado preventivamente por ter sido detectada a "presença de microrganismos que poderão colocar em causa a saúde pública".

"O controlo da qualidade do areal não é obrigatório, nem existem limites legais estabelecidos, mas foi efectuado por iniciativa do Município, apesar de até, ao momento, não ter sido registado qualquer caso de problemas de saúde conexos com a prática balnear na Prainha nos serviços de Saúde do concelho de Angra do Heroísmo", afirma a informação do Governo Regional.

A informação diz também que a interdição foi decidida "de modo a permitir a implementação das medidas de mitigação acordadas entre todas as entidades", designadamente "remoção de camada superficial do areal", "desinfecção em toda a extensão do areal".

A informação realça também que "a água balnear continua a cumprir com os limites aplicáveis para a qualidade de água excelente, nos termos da legislação aplicável" e que "estes resultados têm sido consecutivamente confirmados desde o início da presente época balnear".

A nota informativa diz também que simultaneamente "será implementado um plano regular de amostragem das águas e do areal por forma a esclarecer a origem e a evolução da potencial contaminação, sendo que se pondera, atendendo à divergência dos resultados da qualidade da água balnear relativamente aos da qualidade do areal, que o foco de contaminação tenha origem em terra e não no mar".

"Reforça esta presunção o facto de parte das amostras ter sido realizada em zonas do areal sem contacto com o mar"m acrescenta.

A informação explica que foi a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo que contratou o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge "para proceder a uma recolha certificada de amostras de areia em 10 zonas da praia, a qual foi efectuada a 22 de Agosto, sendo que os resultados preliminares indicam a presença de contaminação bacteriológica no areal".

Face a essa contaminação, "a Delegação de Saúde Concelhia de Angra do Heroísmo, em articulação com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, a Direcção Regional dos Assuntos do Mar e a Autoridade Marítima Nacional, decidiu preventivamente interditar a utilização das areias da Prainha", acrescenta a informação.

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Algarve promove turismo de natureza com festival em Olhão

20-09-2019 (15h01)

O Algarve Nature Fest, que decorre no fim-de-semana em Olhão, vai oferecer mais de 30 actividades gratuitas, entre baptismos de vela, de mergulho e passeios de barco e bicicleta, anunciou hoje a organização.

Algarve Spa Week vai ter descontos até 50%

20-09-2019 (14h47)

A 10ª edição da Algarve Spa Week vai decorrer 5 a 13 de Outubro e terá descontos até 50% em tratamentos seleccionados.

Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido a elevado risco de incêndio

05-09-2019 (11h56)

Os Passadiços do Paiva estão encerrados até Domingo devido ao alerta de agravamento do risco de incêndio no distrito de Aveiro, revelou hoje a Câmara de Arouca.

Nova aplicação ajuda turistas a visitar a ilha das Berlengas

04-09-2019 (10h09)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou uma aplicação para ajudar turistas a visitar a Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche.

Vila Galé propõe novas experiências de enoturismo no Douro

03-09-2019 (14h57)

A Vila Galé anunciou novos programas para fazer provas de vinhos e visitar monumentos na região do Douro, com transporte desde os seus hotéis no Porto.

Noticias mais lidas