Centro de São João da Madeira está decorado com 500 chapéus para valorizar cultura e comércio

17-07-2019 (14h39)

Imagem: Município de São João da Madeira / www.cm-sjm.pt
Imagem: Município de São João da Madeira / www.cm-sjm.pt

Um troço do centro pedonal de São João da Madeira vai estar decorado até final de Setembro com 500 chapéus de várias cores, para valorizar a cultura e o comércio tradicionais, segundo a autarquia do distrito de Aveiro.

Em cores como vermelho, prateado, laranja, roxo, verde e amarelo, os 500 chapéus estão distribuídos por 800 metros de cabos de aço suspensos entre os edifícios da rua da Liberdade, no trajecto entre a praça Luís Ribeiro e a rua Júlio Dinis.

A iniciativa marca a realização do evento "Hat Weekend/Fim-de-semana do Chapéu", que, desta sexta-feira a Domingo, leva ao centro da cidade mais de 50 eventos de artes visuais, música, teatro, dança e "stand-up comedy", sempre em torno "da defesa da história chapeleira do município e de atualização dessa herança patrimonial".

O presidente da Câmara de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, explica, contudo, que a decoração com chapéus se vai manter durante todo o verão, para lembrar que, em 1926, "a independência político-administrativa do próprio concelho, enquanto município autónomo, assentou em grande medida na pujança da sua indústria da chapelaria".

Nessa perspectiva, o autarca espera que os chapéus suspensos atraiam mais visitantes ao centro da cidade, ajudando à "dinamização e projeção do próprio centro urbano, o que reforçará a sua atratividade e centralidade".

Jorge Vultos Sequeira descreve São João da Madeira como "o centro da indústria chapeleira em Portugal e um dos principais polos desse setor a nível internacional", pelo que a instalação temporária na área pedonal da cidade pretende também assinalar uma aproximação da cultura ao quotidiano comercial e cívico do concelho.

Para a diretora do Museu da Chapelaria, Joana Galhano, está em causa um "plano de ocupação do centro urbano da cidade" por parte do chapéu, não apenas enquanto adereço decorativo exposto acima das vias de circulação, para chamar a atenção e proporcionar até alguma sombra aos transeuntes, mas também enquanto obra artística propriamente dita.

"Esta instalação de 500 chapéus será complementada com duas cartolas gigantes que integram um projeto pioneiro intitulado 'Chapéus com Memória' e que já ocupam as ruas da cidade, depois de terem sido intervencionadas por artistas locais", explica a responsável.

No total, serão oito as cartolas de grandes dimensões instaladas em diferentes pontos do concelho, cada uma trabalhada em técnicas que abrangem desde a pintura e o desenho até à escultura, cerâmica e têxtil.

"Ao longo de junho e julho, as cartolas gigantes irão habitar diferentes espaços urbanos de São João da Madeira, servindo como elemento de contemplação, contrastante com a velocidade tão característica da vida citadina e procurando criar movimentos de curiosidade coletiva, contribuindo assim para a criação de novos públicos", conclui Joana Galhano.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Coimbra investe 1,2 milhões na requalificação de ruas da Alta histórica da cidade

20-08-2019 (16h13)

Coimbra vai investir 1,2 milhões de euros na requalificação do Largo da Sé Velha, da Rua do Quebra Costas e das Escadas e do Beco da Carqueja, na Alta histórica da cidade, anunciou a autarquia.

Vila do Cadaval e Serra do Montejunto vão ter rede wi-fi gratuita

20-08-2019 (16h06)

O Turismo de Portugal aprovou uma candidatura da Câmara Municipal do Cadaval para criar uma rede de 11 pontos de acesso gratuito à internet na Vila do Cadaval e na Serra do Montejunto, informou a autarquia.

Vila Galé lança programa de vindimas no Alentejo

20-08-2019 (15h19)

O hotel Vila Galé Clube de Campo, próximo de Beja, no Alentejo, promove entre 24 de Agosto e 13 de Setembro uma experiência de vindimas completa, com apanha da uva, pisa a pé tradicional e prova de vinhos.

Praia de Faro volta a ter Bandeira Verde após nova análise da água

14-08-2019 (12h15)

A Bandeira Verde voltou hoje a ser içada na Praia de Faro, no Algarve, depois de nova análise da água ter revelado “valores dentro dos parâmetros normais” de concentração de coliformes fecais, disse à Lusa o comandante do Porto de Faro.

Idanha-a-Nova promove visita guiada a Monsanto este Domingo

14-08-2019 (12h00)

A Câmara de Idanha-a-Nova promove este Domingo uma visita guiada a Monsanto, onde vai ser recriada e encenada a 'Diabólica', uma das lendas mais famosas daquela aldeia histórica.

Noticias mais lidas