Irma já é um “furacão extremamente perigoso de categoria 5”

05-09-2017 (15h07)

O furacão Irma já confirmou as previsões avançadas de manhã pelos meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) e fortaleceu-se ao ponto de atingir a Categoria 5, o máximo na escala de vento Saffir-Simpson, com ventos máximos continuados de 280 Km/hora e rajadas ainda mais fortes.

Uma informação divulgada às 12h00 UTC pelo NHC especifica que tendo em conta a trajectória do furacão as autoridades da República Dominicana já emitiram um alerta de furacão para as regiões entre Cabo Engaño e a fronteira Norte com o Haiti, ou seja, desde as proximidades de Punta Cana a Samaná e Puerto Plata, destinos onde se concentra o turismo português.

A previsão dos meteorologistas é que o furacão Irma continue a fortalecer-se, embora também indique que sendo possíveis flutuações de intensidade, deverá manter-se “um poderoso” furacão de categoria 4 ou 5.

Quanto à trajectória, os meteorologistas do NHC apontam para que esteja ao largo da Costa Este da República Dominicana a partir das 14h00 AST de quinta-feira (18h00 UTC).

Antes, ‘chegará’ às ilhas entre Antigua e Porto Rico, incluindo Barbuda, Anguilla, Montserrat, St. Kitts e Nevis, Saba, St. Eustatius e Sint Maarten, Saint Martin 3 Saint Barthelemy, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Virgens dos Estados Unidos e Culebra, para as quais já foram emitidos avisos de furacão (assinalado a vermelho no mapa publicado pelo NHC), significando que se esperam condições de intensidade de furacão nas próximas 36 horas, com o NHC a precisar que para algumas ilhas mais a Este, “condições de furacão são esperadas dentro de 24 horas”.

A previsão do NHC é que ‘o olho’ do Irma atinja Porto Rico pelas 14h00 AST de amanhã (18h00 UTC), e pela madrugada de quarta para quinta-feira esteja entre Porto Rico e a Dominicana.

A informação do NHC especifica, aliás, que às 8h00 AST de hoje (12h00 UTC), ‘o olho’ do Irma estava a 440 quilómetros a Este de Antigua e a 445 quilómetros a Este - Sudeste de Barbuda.

O Irma tem estado a deslocar-se a 22 Km/h no sentido Oeste, o que o aproxima do continente americano e, neste caso, das Caraíbas, mas o NHC antecipa que esta noite passe a deslocar-se no sentido Oeste - Noroeste, o que o leva então a passar ao largo da Dominicana e Cuba em direcção ao Estreito da Florida, entre Cuba e a península norte-americana da Florida.

 

Para ler mais sobre o Irma clique:

Pior furacão do ano dirige-se para as Caraíbas

 

Para ver o aviso no site do NHC clique aqui

 

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia Cuba desde 847 euros para agentes de turismo

14-08-2019 (10h11)

O operador turístico Sonhando está a anunciar ofertas para Cuba desde 847 euros, uma campanha exclusiva para agentes de viagens, hoteleiros e funcionários de companhias de aviação e de rent-a-car.

Sonhando anuncia “última oportunidade” para férias em Varadero

06-08-2019 (16h40)

O operador turístico Sonhando anunciou uma oferta para Varadero que designou de “última oportunidade”, uma promoção com alojamento gratuito para crianças e preços por pessoa em quarto duplo desde 978 euros.

Solférias anuncia ofertas de “últimos lugares” para o Verão

31-07-2019 (09h33)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado ofertas de “últimos lugares” para vários destinos este Verão, incluindo Porto Santo, Saïdia, Agadir, Cabo Verde, Egipto e Cuba.

Sonhando promove “especial Cuba” para férias de Verão

29-07-2019 (13h10)

O operador turístico Sonhando está a promover as suas ofertas para férias de Verão em Cuba, com preços desde 998 euros para Varadero e desde 1.138 euros para Cayo Coco, com programa grátis para crianças.

Hotéis Bahia Principe criam novas experiências para diferentes tipos de procura

24-07-2019 (16h38)

Os hotéis Bahia Principe criaram novas propostas de experiências para diferentes tipos de procura, que encaixam nas três categorias em que segmentaram os seus 20 hotéis nas Caraíbas.

Noticias mais lidas