Portugal recomenda “cautela em todas as viagens” à região do Golfo

09-01-2020 (15h04)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português recomendou aos cidadãos “cautela em todas as viagens e deslocações” à região do Golfo Pérsico, face “aos recentes acontecimentos”, e aconselhou os portugueses a manterem-se informados sobre a evolução da situação.

“Face aos recentes acontecimentos no Iraque, a situação de segurança em toda a região do Golfo pode sofrer alterações a qualquer momento, pelo que o Ministério dos Negócios Estrangeiros recomenda cautela em todas as viagens e deslocações”, lê-se numa nota publicada na quarta-feira no Portal das Comunidades Portuguesas.

O Governo português aconselha os portugueses a manterem-se actualizados "acerca das notícias divulgadas nos meios de comunicação social", assim como "no portal" das Comunidades e a fazer "previamente o registo" da "viagem através da aplicação Registo Viajante".

A nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros apela ainda aos cidadãos que evitem "sempre lugares de demonstrações públicas ou aglomerações, caso ocorram", e recomenda-lhes que sigam as orientações das autoridades locais.

Mais de uma dúzia de mísseis iranianos foram lançados na quarta-feira de madrugada contra duas bases iraquianas com tropas norte-americanas, em Ain al-Assad (oeste) e Erbil (norte).

O ataque foi reivindicado pelos Guardas da Revolução iranianos como uma “operação de vingança”, em retaliação pela morte do general Qassem Soleimani, comandante da sua força Al-Quds, na sexta-feira, num ataque aéreo em Bagdade ordenado pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.

A televisão estatal iraniana referiu que aquela operação militar foi designada “Mártir Soleimani” e matou “pelo menos 80 militares norte-americanos”, mas Donald Trump negou a existência de baixas.

Numa comunicação ao país, o Presidente dos EUA anunciou que Washington vai intensificar sanções económicas contra o Irão, mas não referiu nova retaliação militar.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, disse que os militares portugueses no Iraque estão “fora de qualquer tipo de perigo”, aquartelados a mais de 200 quilómetros dos locais onde caíram os mísseis iranianos.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Médio Oriente

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Arábia Saudita suspende viagens de/para 14 países devido ao novo coronavírus

10-03-2020 (11h35)

As autoridades da Arábia Saudita anunciaram hoje a suspensão de viagens de e para 14 países, incluindo Alemanha, França, Itália e Espanha, e vários no Médio Oriente, como medida para impedir a propagação do novo coronavírus no seu território.

Meliá anuncia inauguração do "sonho da marca ME by Meliá"

26-02-2020 (14h52)

A Meliá Hotels International está a anunciar a inauguração do hotel de luxo ME Dubai, marcada para 1 de Março deste ano, no edifício The Opus by Omniyat no Dubai, desenhado pela arquitecta Zaha Hadid.

Soltrópico promove Maldivas e Maurícia com lugares garantidos em voos Emirates

12-02-2020 (15h14)

O operador turístico Soltrópico está a promover ofertas para férias nas Maldivas e na Maurícia com lugares garantidos em voos Emirates, à partida de Lisboa e do Porto.

Soltrópico leva agentes de viagens ao Estádio da Luz para promover pacotes com lugares garantidos na Emirates

07-02-2020 (11h42)

O operador turístico Soltrópico levou 15 agentes de viagens esta quinta-feira ao Estádio da Luz para apresentar os seus pacotes com lugares garantidos em voos Emirates e a suas propostas para a Expo 2020.

Exoticoonline já vende programas para a Expo 2020 no Dubai

29-01-2020 (14h11)

O operador turístico Exoticoonline anunciou ao mercado a sua programação para a Expo 2020 no Dubai, com voos, alojamento, entradas no evento, visita à cidade e passeio de jipe no deserto.

Noticias mais lidas