Rio de Janeiro acolhe Fórum Mundial de Turismo e ABAV 2005 na última semana de Outubro

18-08-2005 (10h00)

Semana de Turismo do Brasil

Milhares de profissionais de turismo são esperados no Rio de Janeiro durante toda a última semana de Outubro, com a realização da segunda edição do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável de 24 a 26 daquele mês, a que se segue o 33º Congresso e Feira das Américas da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV 2005) de 26 a 30.

O turismo sexual é um dos principais temas de debate do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, que de acordo com declarações do ministro do Turismo brasileiro, Walfrido Mares Guia na apresentação do evento, deverá reunir no Rio onze ministros de diversos países da América do Sul, num total de aproximadamente 3.500 participantes, entre representantes de governos e de ONG`s, empresários, académicos e profissionais.

"Sabemos que a violência contra a criança se dá no seio da família, pela violência e pelo abuso. Mas, na hora em que ela se dá através da comercialização, usando crianças para ganhar dinheiro, isso é um crime hediondo. Nós temos que nos organizar para o combate à exploração comercial de crianças e adolescentes", referiu Walfrido Mares Guia.

O evento vai ser realizado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro e no Forte de Copacabana, com o objectivo de promover a paz, o desenvolvimento económico e social, a diversidade cultural e a preservação da biodiversidade, abordando também temas como a juventude, o desporto, a cultura e o crédito às empresas do sector.

Debates e seminários sobre o Movimento Brasileiro de Turismo e Cultura, um projecto que já actua em sete destinos turísticos tendo em vista o desenvolvimento de atracções turísticas baseadas na cultura local, um seminário académico sobre certificação no turismo sustentável, que conta com a participação da Universidade de Nottingham, da Fundação Getúlio Vargas e com a Universidade de Brasília e a aviação regional brasileira, “principalmente porque estamos em processo de aprovação final do projecto de criação da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC)” serão outros dos temas a abordar no fórum, segundo adiantou o ministro.

Constituindo uma iniciativa conjunta do ministério do Turismo brasileiro e da ONU, o Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável teve a sua primeira edição em Dezembro do ano passado, em Salvador da Bahia.

 

ABAV 2005 preenche final da Semana de Turismo do Brasil

O Congresso e a Feira de Turismo das Américas da ABAV, considerado um dos maiores eventos do turismo da América do Sul, terá lugar em quatro dos cinco pavilhões do RioCentro, também no Rio de Janeiro, de 26 a 30 de Outubro.

De acordo com as previsões da organização, a edição deste ano da ABAV 2005-Feira das Américas deverá acolher mais de 20 mil participantes e cerca de mil expositores, entre empresários de turismo, companhias aéreas, agentes de viagens e operadores turísticos de vários países, nomeadamente de Portugal.

O certame volta a dispor do Brazil Today Destination, espaço especialmente dedicado aos operadores estrangeiros e pelo segundo ano consecutivo a exposição do Pavilhão 3 estará aberta ao público nos três últimos dias da feira.

No ano passado a feira teve um crescimento de 13% do número de visitantes e, para este ano, prevê-se que seja superior aos 20%.

A governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho, pretende que, até ao final do seu mandato, o estado brasileiro do Rio de Janeiro tenha dois destinos na lista dos mais visitados do Brasil pelos turistas internacionais, nomeadamente o Rio de Janeiro e Búzios e que Paraty se situe entre no ranking dos dez mais visitados.

Para isso, a Turisrio vai colocar no topo das prioridades de investimento em promoção internacional da Embratur a cidade de Paraty.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Ricardo de Almeida, “o Rio de Janeiro ocupou o 18º lugar, no ano passado, este ano deve situar-se no 13º lugar, e em 2006 deve situar-se entre os dez primeiros”.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festas do Povo de Campo Maior adiadas para 2021

27-03-2020 (13h42)

As tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, que adornam a vila com coloridas flores de papel, foram adiadas para 2021 na sequência da pandemia de covid-19, disse à agência Lusa fonte da organização.

Bela Vista Hotel & Spa encerra temporariamente

19-03-2020 (16h32)

O Bela Vista Hotel & Spa, em Portimão, anunciou que vai encerrar temporariamente "como medida preventiva à propagação do coronavírus".

ATL adia evento Peixe em Lisboa

19-03-2020 (12h48)

A  Associação Turismo de Lisboa (ATL) vai adiar o evento gastronómico anual Peixe em Lisboa, que decorre anualmente em Lisboa desde 2008, devido ao surto do novo coronavírus.

South African Airways cancela 162 voos

18-03-2020 (12h46)

A companhia aérea estatal sul-africana South African Airways (SAA) anunciou hoje o cancelamento de 162 voos internacionais e regionais, até 31 de Março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Passageiros que chegam a Díli ficam em auto-quarentena e sob observação

18-03-2020 (12h10)

Mais de uma centena de pessoas que chegaram a Díli nas últimas semanas estão a ser instruídas para ficar em auto-quarentena e a ser contactadas diariamente para avaliar a sua condição de saúde, disseram à Lusa responsáveis timorenses.

Noticias mais lidas