Sancti Spiritus, uma viagem à era colonial

06-09-2019 (08h52)

Casas pintadas de tons vibrantes, edifícios antigos com arcadas na fachada e ruas estreitas com estradas de pedra, eis uma cidade colonial em Cuba chamada Sancti Spiritus, para passeios tranquilos e alojamento de charme.

Depois de quase três horas de estrada desde Camaguey, a nossa paragem em Sancti Spiritus soube a pouco, e serviu sobretudo para plantar o desejo de regressar.

Na memória ficaram os edifícios antigos de cores quentes, as ruas estreitas com estradas de pedra e o amplo Parque Serafín Sanchez, com bancos à sombra de árvores e rodeado de edifícios coloniais, com colunas e arcadas nas fachadas, e nunca mais de três andares.

Alguns dos antigos edifícios de Sancti Spiritus foram convertidos em hotéis de charme, opções ideais para quem procura entrar no espírito da cidade e hospedar-se num antigo palacete, como o Hotel Plaza, o Hotel Don Florencio e o Hotel Del Rijo.

Faltou-nos tempo para ver uma das principais atracções da cidade, a Ponte Yayabo, uma construção em tijolo feita pelos espanhóis em 1815, que atravessa o rio Yayabo fazendo cinco arcos, num estilo raro em Cuba.

Mas houve tempo, isso sim, para almoçar num dos mais conhecidos restaurantes da cidade, o Mesón de la Plaza, que evoca a era colonial com a decoração e com as suas longas mesas de madeira.

Não foi só a deliciosa carne desfiada com arroz e puré servida num prato de barro que marcou a refeição, foi também a música ao vivo e a fantástica voz da cantora que encheu o restaurante e transbordou para a rua, num espectáculo que parecia uma mistura de ópera e música cubana.

Hora de partir novamente, a estrada espera-nos para mais duas horas de caminho até aos Cayos do Norte de Villa Clara, pequenas ilhotas com praias de areia branca e mar azul turquesa, com resorts para todos os gostos.

Para continuar a ler clique:

Praias a perder de vista nos Cayos de Villa Clara

Por Luís Canto

O PressTUR viajou a convite do Ministério de Turismo de Cuba

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias anuncia voo extra para Monastir à partida do Porto

21-02-2020 (17h46)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado a contratação de um voo extra à partida do Porto para Monastir, na Tunísia, às segundas-feiras de 8 de Junho a 14 de Setembro.

Solférias lança novos programas para viagens à Turquia

21-02-2020 (17h23)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado novos programas para viagens à Turquia, que descreve como “um país riquíssimo, com um vasto património cultural de diferentes épocas”.

Montemor-o-Novo vai inaugurar roteiro dedicado a obra de Saramago

21-02-2020 (16h13)

O Município de Montemor-o-Novo vai inaugurar, no Sábado, um roteiro literário, que também abrange Évora e Lisboa, dedicado aos "episódios mais marcantes" do primeiro romance do Nobel português, "Levantado do Chão".

Gouveia, Guarda e Fundão vão criar rede literária

21-02-2020 (14h55)

Os municípios de Gouveia, Guarda e Fundão vão criar uma rede literária, que incidirá sobre “espaços emblemáticos na vida e na obra” dos escritores Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade e Vergílio Ferreira.

Aljustrel tem o maior percurso mineiro urbano de Portugal

19-02-2020 (17h49)

O maior percurso mineiro urbano de Portugal está disponível em Aljustrel, oferecendo aos "amantes" de caminhadas a possibilidade de visitar e desvendar "segredos e riquezas" dos principais locais de interesse da vila mineira alentejana, divulgou hoje o município.

Noticias mais lidas