Agências de viagens europeias querem cooperação internacional face ao surto de coronavírus

02-03-2020 (15h51)

A associação europeia de agências de viagens e operadores turísticos alertou hoje que o surto de coronavírus está alastrar num período em que os europeus tradicionalmente estão a reservar as suas férias de Verão e reclama cooperação internacional no enfrentamento da situação criada.

"Considerando a escala global da questão, a imprevisível expansão do vírus COVID-19 e o volume de viagens intra-europeias, a ECTAA  apela para as autoridades a todos os níveis cooperarem umas com as outras, bem como com a indústria do turismo para minimizar os dados nas viagens e turismo tanto quanto possível", diz um comunicado divulgado hoje pela ECTAA, associação que diz representar 70 mil agências de viagens e operadores turísticos de 30 países europeus.

A ECTAA, de que a APAVT é um dos membros, reclama nesse comunicado que a Comissão Europeia crie um grupo de trabalho oficial com a indústria turística dedicado a questões relativas ao COVID-19, englobando especialistas em diferentes campos, designadamente autoridades de saúde nacionais e Organização Mundial de Saúde, para que seja adoptada uma abordagem holística, antecipados próximos desenvolvimentos, avaliadas medidas de mitigação nas empresas mais afectadas e preparadas as condições para uma rápida retoma.

Uma declaração do presidente da ECTAA, Pawel Niewiadomski citada no comunicado defende que "é essencial, neste momento difícil, apoiar as instituições científicas internacionais e europeias a trabalharem estreitamente com todas as comunidades e países afectados pela presente emergência de saúde".

A declaração de Pawel Niewiadomski realça que "é igualmente importante ter presente que restrições às viagens além do necessário para controlar a disseminação do vírus podem causar reduções desnecessárias das viagens internacionais".

O comunicado deixa claro que foi com surpresa que o sector tomou conhecimento do cancelamento da ITB, uma das maiores feiras de turismo do mundo a apenas alguns dias da data de início e que isso teve "um forte impacto em milhares de profissionais das viagens de 180 países que se preparavam para se encontrar em Berlim esta semana".

 

Clique para mais notícias: Coronavírus

Clique para mais notícias: Agências & Operadores

Clique para mais notícias: ECTAA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Plano de redução de pessoal da Viajes El Corte Inglés afecta 1.900 trabalhadores

26-03-2020 (14h16)

A espanhola Viajes El Corte Inglés, também presente em Portugal, apresentou um ERTE (em Espanha, de Expediente de Regulação Temporária de Emprego), que abrange 1.900 trabalhadores.

Covid-19 mata mais 44 na Alemanha que já lamenta 198

26-03-2020 (11h17)

A Alemanha anunciou hoje um aumento de 44 vítimas mortais pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 198 o total de mortos, ainda assim uma baixa taxa de letalidade se comparada com outros países.

Travelport lança hub de informação para ajudar empresas a lidar com a crise da Covid-19

26-03-2020 (11h10)

A multinacional tecnológica Travelport, da qual faz parte o GDS Galileo, líder entre as agências de viagens portuguesas, lançou uma plataforma para fornecer informação útil e dados actualizados para ajudar as empresas a lidar com a crise provocada pela Covid-19.

Fusão Globalia e Barceló notificada à Concorrência

26-03-2020 (10h17)

A fusão das divisões de viagens dos grupos espanhóis Globalia e Barceló foi notificada à Autoridade da Concorrência (AdC), segundo um aviso publicado.

Microempresas turísticas em dificuldades excluídas da linha de apoio de 60 milhões de euros

25-03-2020 (14h58)

A linha de apoio à tesouraria de microempresas do turismo afectadas pelos efeitos económicos da pandemia da covid-19 exclui empresas em dificuldade, segundo o despacho do Governo hoje publicado, com efeitos retroactivos.

Noticias mais lidas