Soltour, Veturis, TAP e MSC são líderes de vendas na maior rede de agências de viagens em Portugal

05-11-2018 (18h37)

Soltour, em pacotes turísticos, Veturis, em venda de alojamento (bed bank), TAP, em voos, e MSC, em cruzeiros, são os fornecedores com mais vendas pela GEA, maior rede de agências de viagens em Portugal em número de balcões, com 422 de 322 empresas, revelou o seu director-geral, Pedro Gordon, no âmbito da sua 14ª Convenção Nacional.

Os dados avançados por Pedro Gordon, que não mostram a totalidade da facturação das empresas que integram o agrupamento, mas apenas as consolidadas por acordos comerciais, indica que entre estas a venda de pacotes turísticos é a principal actividade, com 47,5 milhões de euros de vendas até 30 de Setembro só dos 12 maiores operadores turísticos, representando "mais de 90%" do total do segmento.

O número 1 é a Soltour, com "mais do dobro" das vendas do nº 2, lugar para o qual subiu a Jolidey, seguindo-se Soltrópico, Solférias, Nortravel e Viajar Tours, adiantou o executivo, realçando que "são os do costume e que coincidem com os líderes de mercado".

"O primeiro dobra o segundo. O segundo, o terceiro, o quarto e o quinto as diferenças são de menos de um milhão de euros... Depois já passa para os dois milhões...", acrescentou, avançando ser o caso da Viajar Tours.

Pedro Gordon, sem especificar valores por operador, adiantou no entanto que as agências GEA aumentaram vendas de todos os principais operadores, à excepção da Travelplan, "porque tem menos produto no mercado".

Em relação aos chamados bancos de camas (do inglês bed banks), Pedro Gordon indicou que as vendas dos seis principais até 30 de Setembro ascenderam a 18,5 milhões de euros, especificando que o Top6 é constituído por Veturis, Bedsonline, W2M, easybookings, Tour10 e Teldar Travel.

O aumento ‘directo' de vendas desse Top6 foi de 29%, mas como explicou "não é rigoroso porque algumas não entravam no ano passado, como a Tour10", pelo que, acrescentou, "em rigor deve ser um crescimento menor que os 29%, nuns 15% reais".

As vendas de voos em BSP, representando apenas as efectuadas através do consolidador TravelGEA, ascenderam a 13 milhões de euros até 30 de Setembro, em que a "TAP tem praticamente 50%", seguindo-se os grupos Lufthansa (incluindo Lufthansa, Swiss, Austrian, Brussels e Eurowings), IAG (incluindo British Airways, Iberia, Aer Lingus, Vueling e Level) e Air France KLM (incluindo, além dessas duas companhias também a Transavia e a Joon).

Pedro Gordon destacou ainda as vendas de voos SATA, que especificou terem ascendido a 3,34 milhões de euros, com um aumento em 17,8%, ainda assim aquém do aumento do segmento aéreo que indicou ser de 30%, com perspectiva de "fechar o ano com 15 milhões de euros".

Em cruzeiros, o realce de Pedro Gordon foi para o aumento em 30% das vendas da MSC, que é "líder indiscutível" nas agências GEA, com 3,15 milhões de euros de vendas.

Seguem-se Pullmantur, Melair e Costa Cruzeiros, acrescentou o director geral da GEA, que explicou que nas vendas de cruzeiros "na nossa rede tem mais peso o Mediterrâneo", que as vendas são "principalmente cruzeiros no Mediterrâneo à partida seja de Barcelona, Veneza e Atenas".

Clique para mais notícias: GEA

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

APG Portugal promove ‘open day’ na próxima segunda-feira

20-05-2019 (13h10)

A APG Portugal, que representa companhias como a Finnair, a Croatia Airlines e a Trenitalia, entre outras, vai estar de portas abertas para apresentar a sua oferta na próxima segunda-feira, dia 27, às 14h.

Congresso da APAVT volta à Madeira de 14 a 17 de Novembro

17-05-2019 (12h38)

Nove anos depois, a Madeira vai voltar a receber o Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), o 45º da sua história, de 14 a 17 de Novembro, tornando-se o destino português a receber mais vezes o evento, foi hoje anunciado no Funchal.

TAP volta a ter a queda mais forte de vendas de bilhetes pelas agências corporate brasileiras

16-05-2019 (23h04)

A TAP foi a companhia que teve a mais forte quebra do número de bilhetes vendidos pelas agências de viagens corporate brasileiras membros da ABRACORP no primeiro trimestre, com um decréscimo em 28%, que compara com uma quebra média das vendas de voos internacionais pelas suas 29 associadas de 0,6%.

Avianca Brasil suspensa do BSP

16-05-2019 (21h16)

A IATA comunicou ao mercado brasileiro que suspendeu do BSP a Avianca Brasil, marca sob a qual operava a Ocean Air, e, de acordo com o “Panrotas”, recomendou às agências de viagens que liquidem directamente com a equipa comercial da companhia todas as contas em aberto, incluindo vendas pendentes e reclamações de reembolso, assim como quaisquer transacções futuras.

Soltrópico convida agentes de viagens para um passeio no Hippotrip

15-05-2019 (15h19)

A Soltrópico está a convidar agentes de viagens para um passeio no Hippotrip em Lisboa, uma iniciativa que integra a “Moments by Soltrópico”, conceito que pretende promover a proximidade entre o operador turístico e os agentes de viagens.