Terceira (Açores) recebe ‘jornadas técnicas’ das agências de viagens espanholas

15-11-2018 (18h00)

Foto: Turismo do Centro
Foto: Turismo do Centro

A preparação da reunião na Terceira, Açores, em Março de 2019, das Jornadas Técnicas da CEAV, associação das agências de viagens espanholas, foi um dos temas da cimeira com a sua congénere portuguesa, APAVT, que hoje é também anfitriã do congresso da ANVR, associação das agências de viagens holandesas, que está a decorrer em Aveiro.

Um comunicado da APAVT salienta que a realização das jornadas da CEAV na ilha açoriana é “uma extraordinária oportunidade de promoção da região dos Açores junto do mercado do país vizinho”, evidenciando a aposta que iniciou há alguns anos de atrair para Portugal reuniões cimeiras das suas congéneres dos mercados mais relevantes para o turismo português, como o Reino Unido, a Alemanha e o Brasil.

A informação refere, aliás, que a reunião com a CEAV, que apresenta como a II Cimeira da Aliança Ibérica das Agências de Viagens, que decorreu entre os dias 11 e 13 no Centro de Portugal, foi ela própria uma bem sucedida acção de promoção do destino.

“Esta foi também ocasião para uma ação de promoção qualificada por pate do Turismo do Centro de Portugal, que deixou os representantes espanhóis efectivamente surpreendidos com a modernidade e diversidade da oferta e, como tal, no potencial desta região enquanto destino turístico”, diz o comunicado.

Relativamente aos temas em debate na Cimeira, o comunicado diz que foram principalmente “a promoção turística de ambos os países, a articulação das estratégias no âmbito da Confederação Europeia (ECTAA), bem como os temas quentes da indústria no âmbito da cadeia de valor, concretamente as relações com as companhias aéreas, e também a análise da implementação da nova directiva das viagens organizadas”.

“No que diz respeito à promoção turística — acrescenta —, foi decidido avançar com o projecto de realização de um workshop b2b de Espanha em Portugal e de um workshop b2b de Portugal em Espanha durante o próximo ano, bem como dar início à análise de viabilidade de um projecto de promoção conjunta em mercados de longo curso”.

A Aliança Ibérica das Agências de Viagens (AIAV), cuja constituição foi anunciada em Abril passado (para ler mais clique: Agências de viagens de Portugal e Espanha criam aliança ibérica), de acordo com o comunicado, deu o seu “veemente” apoio à reacção da ECTAA à “falta de diálogo” da IATA, que recentemente alterou unilateralmente aspectos da relação comercial relevantes para as agências de viagens (para ler mais clique: Agências de viagens europeias acusam IATA de prepotência).

“Este cenário é agravado pela evidente quebra da qualidade de serviço das companhias aéreas que operam na Península Ibérica,  com manifesto prejuízo dos consumidores e violação dos seus direitos, obrigando as agências de viagens de Portugal e Espanha a um esforço redobrado na gestão destes efeitos”, acrescenta o comunicado.

A Turismo do Centro divulgou entretanto um comunicado sobre a sua aposta no acolhimento da Cimeira Ibérica, no qual cita o seu presidente, Pedro Machado, que afirma que a sua realização na região “é uma evidência de que o Centro de Portugal consegue atrair cada vez mais eventos internacionais”.

“Este ano há inúmeros exemplos, desde eventos desportivos a congressos e reuniões de negócios. A capacidade logística e hoteleira da região permite-lhe ser um destino muito interessante para organizações como esta. Além do mais, os participantes ficam muito satisfeitos com as condições que encontram e encantados com o que vêem da região, o que nos enche de orgulho”, acrescenta a declaração de Pedro Machado.

 

 

Clique para mais notícias: APAVT

Clique para mais notícias: Agências de viagens

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Espanha

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Royal Caribbean vai crescer na Europa “sustentada na qualidade”, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h09)

A oferta de cruzeiros da Royal Caribbean no Mediterrâneo nos próximos dois a três anos talvez não “cresça muito em quantidade, mas cresce com certeza em qualidade”, avançou Francisco Teixeira, director da Melair, empresa que representa a companhia de cruzeiros em Portugal.

Melair desafia agentes de viagens a propor cruzeiros à saída de Porto Rico

12-06-2019 (13h07)

Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, desafiou ontem os agentes de viagens participantes de uma visita a um navio em Lisboa a proporem aos seus clientes os cruzeiros da Royal Caribbean com embarque e desembarque em San Juan, Porto Rico.

Redes de agências de viagens “estão mais disponíveis” para o produto de cruzeiros, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h04)

As redes de agências de viagens "estão mais disponíveis" para o produto de cruzeiros, afirmou Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, que representa em Portugal as companhias Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Pullmantur.

Mercado de cruzeiros português ultrapassa este ano os 60 mil passageiros, Francisco Teixeira

12-06-2019 (13h01)

O mercado português de cruzeiros, que depois de chegar aos 50 mil passageiros em 2010 caiu para a ordem dos 30 mil, irá este ano ultrapassar, e "bem" os 60 mil, avançou ontem Francisco Teixeira, director da Melair Cruzeiros, que representa as companhias Royal Caribbean, Celebrity, Azamara e Pullmantur.

Amadeus arrasa IATA quanto aos GDS e ao NDC

11-06-2019 (18h05)

A empresa de tecnologia Amadeus, líder mundial em processamento de reservas de voos por agências de viagens, arrasa a IATA em matéria de desenvolvimento de novos standards de distribuição, a New Distribution Capability (NDC), numa resposta a críticas da associação das companhias de aviação que considerou inexactas, enganadoras e decepcionantes.

Noticias mais lidas