APAVT apresenta queixa contra a TAP por uso abusivo de dados de passageiros

18-07-2019 (10h40)

A APAVT formalizou junto da IATA, associação internacional de companhias de aviação, uma queixa contra a TAP por alegada utilização abusiva dos contactos dos passageiros que os agentes de viagens são obrigados a fornecer, noticiou hoje o jornal espanhol "Nexotur".

A APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) esteve na sede da IATA em Madrid, na sexta-feira, dia 12 de Julho.

O que esta em causa é a alegada utilização abusiva dos dados de passageiros que as agências de viagens são obrigados a fornecer à TAP, como o PressTUR avançou esta segunda-feira (clique para ler: TAP acusada de utilização abusiva de contactos dos passageiros e violação das regras de protecção de dados).

O "Nexotur" avança hoje que a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens (ECTAA) enviou uma carta à IATA a protestar as consquências da aprovação da resolução que obriga os agentes de viagens a comunicar às companhias aéreas os dados dos passageiros.

Na carta dirigida ao vice-presidente sénior de Finanças e Distribuição da IATA, Aleks Popovich, a ECTAA acusa as companhias aéreas de utilizar os dados dos clientes fornecidos pelas agências de viagens para depois os contactar directamente.

Por outro lado, a confederação sublinha que a medida obriga a modificações significativas nos processos de reserva e que conduzirá a procedimentos complexos e extremamente caros.

A ECTAA acrescenta ainda que a resolução incumpre com o regulamento de protecção de dados da União Europeia (RGPD), que estabelece que os clientes devem ser informados dos objectivos do processamento dos seus dados pessoais, bem como do período de armazenamento desses dados.

 

Ver também:

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: IATA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP agrava redução da operação para 99,7% e cessa todo o longo curso até início de Maio

28-03-2020 (23h15)

A TAP, que já tinha anunciado uma redução em quase 98% dos voos, a partir de 1 de Maio amplia a redução para 99,7%, nomeadamente parando todos os voos de longo curso e praticamente só fica com cinco voos por semana para Açores e Madeira e quatro para Londres Heathrow.

ERA defende que suspensão de regras da aviação é o mínimo que a UE pode fazer

28-03-2020 (11h31)

A Associação das Companhias Regionais Europeias (ERA) defende que a suspensão temporária das regras de atribuição dslots às companhias aéreas é "o mínimo" que Bruxelas pode fazer para ajudar o sector aeronáutico europeu.

euroAtlantic tem previsto para hoje voo de repatriamento de Angola

28-03-2020 (10h58)

A companhia de aviação portuguesa euroAtlantic Sirways (EAA) tem previsto para hoje um voo de repatriamento de cidadãos portugueses em Angola e indicou  ter em preparação mais voos de países africanos lusónofos.

Aeroporto de Londres Gatwick encerra Terminal Norte no dia 1 de Abril

27-03-2020 (17h29)

O aeroporto de Londres Gatwick, para onde a easyJet opera os seus voos de Lisboa e do Porto, vai encerrar o Terminal Norte a partir de quarta-feira durante um mês, devido ao impacto da pandemia de covid-19.

ANA suspende actividade no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa

27-03-2020 (15h06)

A ANA - Aeroportos de Portugal suspende a actividade no Terminal 2 do Aeroporto de Lisboa, principalmente dedicado a vos ponto-a-ponto, nomeadamente das companhias low cost, a partir segunda-feira.

Noticias mais lidas