APAVT apresenta queixa contra a TAP por uso abusivo de dados de passageiros

18-07-2019 (10h40)

A APAVT formalizou junto da IATA, associação internacional de companhias de aviação, uma queixa contra a TAP por alegada utilização abusiva dos contactos dos passageiros que os agentes de viagens são obrigados a fornecer, noticiou hoje o jornal espanhol "Nexotur".

A APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) esteve na sede da IATA em Madrid, na sexta-feira, dia 12 de Julho.

O que esta em causa é a alegada utilização abusiva dos dados de passageiros que as agências de viagens são obrigados a fornecer à TAP, como o PressTUR avançou esta segunda-feira (clique para ler: TAP acusada de utilização abusiva de contactos dos passageiros e violação das regras de protecção de dados).

O "Nexotur" avança hoje que a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens (ECTAA) enviou uma carta à IATA a protestar as consquências da aprovação da resolução que obriga os agentes de viagens a comunicar às companhias aéreas os dados dos passageiros.

Na carta dirigida ao vice-presidente sénior de Finanças e Distribuição da IATA, Aleks Popovich, a ECTAA acusa as companhias aéreas de utilizar os dados dos clientes fornecidos pelas agências de viagens para depois os contactar directamente.

Por outro lado, a confederação sublinha que a medida obriga a modificações significativas nos processos de reserva e que conduzirá a procedimentos complexos e extremamente caros.

A ECTAA acrescenta ainda que a resolução incumpre com o regulamento de protecção de dados da União Europeia (RGPD), que estabelece que os clientes devem ser informados dos objectivos do processamento dos seus dados pessoais, bem como do período de armazenamento desses dados.

 

Ver também:

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: IATA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

CTP reclama mais verbas para a promoção turística de Portugal

17-01-2020 (16h46)

O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, reclamou hoje mais verbas para a promoção turística de Portugal, alertando que "existem mercados que exigem um aumento de promoção importante e nós vamo-nos bater por isso".

Agências de viagens portuguesas ‘derrubam’ em 2019 recorde de venda de voos com 11 anos

17-01-2020 (15h56)

As agências de viagens portuguesas superaram em 2019 o recorde da venda de voos contabilizada pelo BSP da IATA que se mantinha há 11 anos e ficaram próximas dos mil milhões de euros, com mais de três milhões de transacções.

Câmara do Funchal põe taxa turística em consulta pública

17-01-2020 (11h30)

A Câmara Municipal do Funchal remeteu para consulta pública o regulamento da taxa turística, que prevê a cobrança diária de dois euros por pessoa nas primeiras sete noites de estada no concelho, anunciou o presidente da autarquia.

Aeroportos de Cabo Verde somam mais 1,6% de passageiros até Novembro

17-01-2020 (10h45)

Os aeroportos cabo-verdianos movimentaram entre Janeiro e Novembro mais de 2,3 milhões de passageiros, uma subida de 1,6% face ao período homólogo do ano anterior.

Magnet cresceu 25% no mercado espanhol em 2019

17-01-2020 (10h04)

A Magnet, que está a celebrar cinco anos de actividade em Espanha, teve um crescimento de 25% nesse mercado em 2019.

Noticias mais lidas