APAVT apresenta queixa contra a TAP por uso abusivo de dados de passageiros

18-07-2019 (10h40)

A APAVT formalizou junto da IATA, associação internacional de companhias de aviação, uma queixa contra a TAP por alegada utilização abusiva dos contactos dos passageiros que os agentes de viagens são obrigados a fornecer, noticiou hoje o jornal espanhol "Nexotur".

A APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) esteve na sede da IATA em Madrid, na sexta-feira, dia 12 de Julho.

O que esta em causa é a alegada utilização abusiva dos dados de passageiros que as agências de viagens são obrigados a fornecer à TAP, como o PressTUR avançou esta segunda-feira (clique para ler: TAP acusada de utilização abusiva de contactos dos passageiros e violação das regras de protecção de dados).

O "Nexotur" avança hoje que a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens (ECTAA) enviou uma carta à IATA a protestar as consquências da aprovação da resolução que obriga os agentes de viagens a comunicar às companhias aéreas os dados dos passageiros.

Na carta dirigida ao vice-presidente sénior de Finanças e Distribuição da IATA, Aleks Popovich, a ECTAA acusa as companhias aéreas de utilizar os dados dos clientes fornecidos pelas agências de viagens para depois os contactar directamente.

Por outro lado, a confederação sublinha que a medida obriga a modificações significativas nos processos de reserva e que conduzirá a procedimentos complexos e extremamente caros.

A ECTAA acrescenta ainda que a resolução incumpre com o regulamento de protecção de dados da União Europeia (RGPD), que estabelece que os clientes devem ser informados dos objectivos do processamento dos seus dados pessoais, bem como do período de armazenamento desses dados.

 

Ver também:

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: IATA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Volotea programa voos de Bordéus para Faro no próximo Verão

12-12-2019 (10h30)

A companhia de aviação espanhola Volotea tem programado realizar voos entre Bordéus e Faro de 9 de Abril até 4 de Outubro, duas vezes por semana.

LAM inicia voos directos da Beira para quatro províncias

11-12-2019 (19h15)

A companhia de aviação estatal moçambicana Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) anunciou hoje que a partir de Domingo terá voos directos da cidade da Beira para quatro destinos domésticos: Pemba, Nampula, Tete e Lichinga.


GOL anuncia saída da Delta do seu capital

11-12-2019 (19h09)

A companhia de aviação norte-americana Delta Air Lines já concretizou a saída do capital da brasileira GOL, ‘inevitável’ depois que subitamente apostou 1,9 mil milhões de dólares na rival LATAM.

Air Transat programa 16 voos por semana para Portugal na época alta 2020

11-12-2019 (19h05)

A companhia de aviação Air Transat indicou que tem programado fazer 16 voos directos por semana para Portugal, de Montreal e Toronto, incluindo “um novo voo para Faro”.

Grupo Air France KLM cresce 3,5% até Novembro

10-12-2019 (16h59)

O grupo Air France KLM, que já foi o líder europeu em tráfego medido em RPK (do inglês para passageiros x quilómetros voados), registou um crescimento médio em 3,5% nos primeiros onze meses deste ano, que lhe permitiu um ganho de taxa de ocupação em 0,5 pontos, atingindo uma média de 88,5%.

Noticias mais lidas