Greve dos seguranças de aeroporto no réveillon será “prejuízo extraordinariamente grande”, presidente da CTP

12-12-2016 (17h02)

"Temo que possa ter um impacto muito grande e que vá ser um prejuízo extraordinariamente grande", disse ao PressTUR o presidente da Confederação do Turismo Português (CTP) Francisco Calheiros sobre a convocação para os últimos dias do ano de uma greve do pessoal das empresas de segurança que prestam serviço nos aeroportos.

Francisco Calheiros, que acabara de concluir a sua intervenção na sessão de encerramento do 42º Congresso da APAVT, reunido em Aveiro, comentou que "independentemente das greves serem um direito que existe" é necessário "muito cuidado" quando "extravasam completamente aquilo que está em causa" e acabam por prejudicar o turismo, que é a "actividade que mais tem contribuído para o desenvolvimento do país e que de facto cria emprego líquido".

A sua preocupação, como frisou, não se fica porém pelos três dias para os quais está convocada a paralisação, que só por si já são gravosos, mas pelo que ‘colam' à imagem do país.

Um turista, português ou estrangeiro, que veja a sua viagem prejudicada por uma greve tenderá no futuro a evitar o destino, argumentou Francisco Calheiros, para argumentar que o que está em causa "é extraordinariamente muito mais greve que o impacto dos três dias, que é muito grande".

O presidente da CTP destacou também o enquadramento em que surge a convocação da greve do pessoal da Prosegur e Securitas para os dias 27, 28 e 29 de Dezembro, para salientar que ocorre "em contra-ciclo", "Nnuma altura em que estávamos a ter alguma paz social, em que não se ouvia muito falar de greves".

PressTUR: E a CTP está a actuar no sentido de travar esse risco?

Francisco Calheiros: "Nós já estamos. Como sabe a Confederação hoje em dia é extremamente representativa do sector, temos tudo, temos a TAP, temos a Vinci... Aliás, o representante na Direcção é o próprio Ponce de Leão, que é o presidente da Vinci [em Portugal]. Já estamos em contactos, mas... Todos eles sabem tão bem como nós o impacto que isto tem. Nós estamos disponíveis, claro que sim, até porque como parceiro social temos assento na Concertação Social com os sindicatos, para o que for necessário. Agora, que de facto é algo que vem prejudicar muito o nosso turismo, não tenho uma dúvida.

 

Ver também:

Madeira alerta para risco de "prejuízo gigantesco" com greve pelo réveillon dos funcionários de segurança dos aeroportos

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Greve

Clique para mais notícias: CTP

Clique para mais notícias: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aeroportos portugueses crescem no Verão ligeiramente menos que a média do grupo Vinci

14-10-2019 (15h31)

Os aeroportos portugueses geridos pela ANA cresceram no terceiro trimestre, que corresponde ao Verão, época mais forte da aviação no Hemisfério Norte, duas décimas abaixo do aumento médio de passageiros no conjunto dos aeroportos geridos pelo grupo Vinci, embora com Lisboa e Porto a terem crescimentos mais fortes.

TAP passa a ter voo diário para Natal em A321neo LR no primeiro trimestre do próximo ano

14-10-2019 (13h55)

A TAP tem previsto para o primeiro trimestre do próximo ano a introdução da versão de longo alcance do A321neo na rota Lisboa – Natal, com reforço da frequência de voos para diário.

Finnair aumenta ligações com Tóquio

11-10-2019 (17h02)

A companhia de aviação finlandesa Finnair, que em Portugal tem voos para os aeroportos de Lisboa e do Porto, anunciou que no início do Verão IATA de 2020 reforçará a sua oferta de voos para Tóquio com uma ligação diária ao aeroporto de Haneda, além da que já tem para Narita.

Lisboa teve o 9º maior aumento de passageiros dos aeroportos europeus em Agosto

11-10-2019 (15h50)

O Aeroporto de Lisboa, cotado com o 3º crescimento mais forte de passageiros dos 25 maiores aeroportos europeus no mês de Agosto, com +8%, foi, de acordo com os dados publicados pelo ACI Europe, o que teve o 9º maior aumento no mês, com mais 232,5 mil.

Lisboa e Porto atingem Tops de crescimento dos aeroportos europeus no mês mais forte da aviação

11-10-2019 (15h27)

Os aeroportos de Lisboa e do Porto tiveram, respectivamente, o 4º e o 3º crescimento mais forte de passageiros dos aeroportos europeus da sua dimensão em Agosto, mês de ‘pico’ da época alta da aviação e do turismo no Hemisfério Norte.

Noticias mais lidas