Neeleman diz que a TAP vai ter o novo Airbus A321XLR

18-06-2019 (11h50)

Imagem: Airbus
Imagem: Airbus

David Neeleman, accionista de referência da TAP, anunciou que a companhia vai encomendar o novo Airbus A321XLR, poucas horas depois de o fabricante europeu ter apresentado o seu novo avião no salão aeronáutico de Paris.

Segundo a publicação especializada em aviação “Flight Global” Neeleman falava em Washington num evento a assinalar o início dos voos da TAP entre as capitais de Portugal e dos Estados Unidos (para ler mais clique: TAP já voa para Washington – Dulles).

A TAP já tem o A321LR, primeiro avião narrowbody da Airbus a voar longas distâncias (LR de Long Range) e precursor do XLR, que terá um alcance ainda maior.

Segundo a notícia da “Flight Global”, Neeleman indicou que a TAP poderá converter algumas encomendas de LR em XLR.

“Se ainda tivermos alguns [LR] disponíveis, tomaremos alguns XLR”, disse e, ainda segundo a mesma notícia, que acrescenta que Antonoaldo Neves, CEO da TAP, na mesma ocasião disse que a TAP avalia começar conversações com a Airbus sobre uma potencial conversão [da ordem de LR para XLR], mas que ainda não concretizou essa intenção.

Segundo a mesma publicação, Neeleman destacou que com o XLR, que só deverá estar disponível em 2023, a TAP poderá voar de Portugal para destinos como Chicago, nos Estados Unidos, e Salvador, no Brasil, que estão para além do alcance do LR.

A notícia assinala que Neeleman avalia que o LR não tem o alcance que “foi prometido” pela Airbus e, assim, ser “um substituto para o [Boeing] 757” e concluiu que o XLR seria mais apropriado.

A TAP já conta com dois A321LR na sua frota e deverá receber mais dois no fim do ano e aumentar para dez em 2020 e 14 em 2021, indicou Antonoaldo Neves que avaliou que o LR é um “fantástico avião para a TAP”, mas que com o XLR a companhia poderá ir mais longe.

Segundo a Airbus, o seu novo avião poderá fazer voos de até 4.700 milhas náuticas (cerca de 8.700 quilómetros), mais 15% que o LR, de que a TAP recebeu o primeiro exemplar a 5 de Abril (clique para ver: Novo A321 Long Range da TAP em fotos).

 

Clique para mais notícias: TAP

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP já ultrapassou o total de passageiros do ano de 2018

06-12-2019 (15h53)

A TAP transportou 15,8 milhões de passageiros entre Janeiro e final de Novembro deste ano, igualando assim o total de 2018, ano em que crescera 10,4% ou 1,5 milhões de passageiros.

TAP cresce 15,7% em Novembro e melhora ocupação dos voos em 2,1 pontos

06-12-2019 (15h50)

A TAP informou hoje que em Novembro, um dos meses mais fracos para as companhias de aviação do hemisfério Norte, teve um crescimento do tráfego medido em passageiros x quilómetros voados (RPK, na sigla do inglês) em 15,7%, conseguindo assim uma melhoria da taxa de ocupação dos voos em 2,1 pontos, mesmo tendo feito um aumento de capacidade em 12,5%.

TAP faz dois voos extra para transportar passageiros retidos na Madeira

06-12-2019 (13h44)

A TAP vai fazer hoje dois voos extra para transportar os passageiros retidos na Madeira devido aos ventos fortes que ontem impediram todas as partidas e chegadas previstas para o aeroporto do Funchal.

TAAG junta operadores e parceiros para jantar de Natal em Lisboa

06-12-2019 (11h44)

A companhia de aviação angolana TAAG juntou operadores turísticos e outros parceiros esta quinta-feira em Lisboa, para um jantar de Natal que encerrou com uma actuação do novo embaixador da companhia, o cantor Matias Damásio.

Mais de 20 voos cancelados na Madeira devido ao mau tempo

05-12-2019 (17h01)

Os ventos fortes que se fazem sentir no arquipélago da Madeira obrigaram ao cancelamento de mais de 20 voos programados para hoje, de acordo com a informação da ANA - Aeroportos de Portugal consultada pelo PressTUR.

Noticias mais lidas