Presidente promulga diploma sobre identificação dos passageiros aéreos

12-02-2019 (11h03)

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou hoje o diploma que permite que as companhias aéreas transmitam dados dos viajantes para um registo de identificação dos passageiros, alegadamente para prevenir terrorismo e criminalidade grave.

“Apesar de, em termos práticos, o presente diploma depender, na produção dos seus efeitos, de outro que ainda se encontra em apreciação na Assembleia da República, o Presidente da República promulgou hoje o diploma da Assembleia da República que regula a transferência, pelas transportadoras aéreas, dos dados dos registos de identificação dos passageiros, bem como o tratamento desses dados”, diz uma nota divulgada no site da Presidência da República.

O mesmo documento acrescenta que a decisão corresponde à transposição da “Directiva (UE) 2016/681, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Abril de 2016, e procede à alteração à Lei n.º 53/2008, de 29 de Agosto, que aprova a Lei de Segurança Interna”.

O diploma regula a transferência e o tratamento, pelas transportadoras aéreas, dos dados do registo de identificação de passageiros (PNR, na sigla em inglês).

A directiva europeia visa prevenir, detectar, investigar e reprimir infracções terroristas e criminalidade grave e, assim, reforçar a segurança interna da União Europeia (UE).

Segundo a directiva europeia, os PNR são constituídos por informações fornecidas pelos passageiros e recolhidas pelas transportadoras aéreas durante a reserva dos bilhetes, como o nome, a morada, o número de telefone, o número do cartão de crédito, a bagagem e o itinerário da viagem.

As novas regras exigem que as transportadoras aéreas transfiram os dados dos passageiros dos voos extra-UE (de um país terceiro para um Estado-membro da UE ou vice-versa) dos seus sistemas de reserva para uma unidade especializada do Estado-Membro de chegada ou de partida.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Aeroportos portugueses crescem no Verão ligeiramente menos que a média do grupo Vinci

14-10-2019 (15h31)

Os aeroportos portugueses geridos pela ANA cresceram no terceiro trimestre, que corresponde ao Verão, época mais forte da aviação no Hemisfério Norte, duas décimas abaixo do aumento médio de passageiros no conjunto dos aeroportos geridos pelo grupo Vinci, embora com Lisboa e Porto a terem crescimentos mais fortes.

TAP passa a ter voo diário para Natal em A321neo LR no primeiro trimestre do próximo ano

14-10-2019 (13h55)

A TAP tem previsto para o primeiro trimestre do próximo ano a introdução da versão de longo alcance do A321neo na rota Lisboa – Natal, com reforço da frequência de voos para diário.

Finnair aumenta ligações com Tóquio

11-10-2019 (17h02)

A companhia de aviação finlandesa Finnair, que em Portugal tem voos para os aeroportos de Lisboa e do Porto, anunciou que no início do Verão IATA de 2020 reforçará a sua oferta de voos para Tóquio com uma ligação diária ao aeroporto de Haneda, além da que já tem para Narita.

Lisboa teve o 9º maior aumento de passageiros dos aeroportos europeus em Agosto

11-10-2019 (15h50)

O Aeroporto de Lisboa, cotado com o 3º crescimento mais forte de passageiros dos 25 maiores aeroportos europeus no mês de Agosto, com +8%, foi, de acordo com os dados publicados pelo ACI Europe, o que teve o 9º maior aumento no mês, com mais 232,5 mil.

Lisboa e Porto atingem Tops de crescimento dos aeroportos europeus no mês mais forte da aviação

11-10-2019 (15h27)

Os aeroportos de Lisboa e do Porto tiveram, respectivamente, o 4º e o 3º crescimento mais forte de passageiros dos aeroportos europeus da sua dimensão em Agosto, mês de ‘pico’ da época alta da aviação e do turismo no Hemisfério Norte.

Noticias mais lidas