Qatar Airways reforça participação no IAG, segundo maior grupo aéreo europeu

20-02-2020 (12h55)

Foto: Qatar Airways
Foto: Qatar Airways

O IAG, segundo maior grupo de aviação da Europa, que tem as companhias de aviação British Airways, Iberia, Vueling, Aer Lingus e Level, anunciou ontem que o seu maior accionista, a companhia do Golfo Qatar Airways, reforçou a sua participação no Capital Social de 21,4% para 25,1%.

A informação não esclarece a quanto ascendeu o investimento, nem se se tratou da aquisição de novas acções ou compra em Bolsa, mas a imprensa britânica realça que, embora exista ainda a limitação de 49% de capital de uma companhia europeia por investidores de fora do continente, com mais de 25% do Capital um accionista pode bloquear decisões.

As notícias destacam ainda que a Qatar também tem participações na no Latam Airlines Group, na China Southern, na Catay Pacific, na Air Italy e este mês anunciou que entrará para o capital da RwandAir.

A Qatar Airways é detida pela Qatar Investment Autority, fundo soberano do Qatar que também é o segundo maior investidor no Aeroporto de Heathrow, maior aeroporto europeu.

O comunicado em que o IAG anuncia o reforço da participação pela Qatar Airways cita uma declaração de Akbar Al Baker, CEO da companhia do Golfo, em que destaca que o investimento feito no IAG tem sido “altamente bem sucedido” e que o reforço da participação é “demonstração do nosso continuado apoio à estratégia do IAG”.

A declaração de Akbar Al Baker diz ainda que a companhia continua a avaliar oportunidades de investimento em outras companhias de aviação e em apoiar equipas de gestão que “partilham” a sua visão de incrementar as oportunidades de viagem pelo globo.

 

Clique para mais notícias: IAG

Clique para mais notícias: Qatar Airways

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Dubai vai injectar capital na Emirates

31-03-2020 (15h10)

O Dubai vai injectar capital na companhia aérea Emirates para a ajudar a atravessar a crise causada pela pandemia de covid-19, que obrigou a transportadora a suspender os voos de passageiros.

Eurowings vai manter dois voos por semana Dusseldorf – Lisboa

31-03-2020 (15h04)

A Eurowings, companhia de aviação do grupo Lufthansa inicialmente apontada como vocacionada para voos low cost de longo curso, vai manter dois voos por semana de Dusseldorf para Lisboa.

Lufthansa programa voo diário para Lisboa pelo menos até 19 de Abril

31-03-2020 (15h01)

A companhia de aviação alemã Lufthansa prevê manter voo diário de Frankfurt para Lisboa pelo menos até 19 de Abril, tendo 1.260 lugares em cada sentido, apesar da forte redução em consequência do impacto da pandemia de coronavírus.

TAP só vai voar em Embraer E190 até 4 de Maio

31-03-2020 (14h55)

A operação reduzida que a TAP tem programada até 4 de Maio vai ser toda realizada em Embraer E190 de 106 lugares, o que significa que terá um total de 1.060 lugares por semana em voos de/para Lisboa.

Ministro da Economia admite nacionalizações para assegurar "actividades estratégicas"

31-03-2020 (12h26)

O ministro da Economia considera “muito difícil” que a TAP “mantenha todos os postos de trabalho funcionais” na actual conjuntura, mas garante que o Estado assegurará, nesta e noutras empresas estratégicas, “a preservação do valor” que representam para o país.

Noticias mais lidas