Taxas reguladas no Aeroporto de Lisboa deverão subir 1,44% em Março - ANA

04-01-2019 (13h18)

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

O aumento médio das taxas reguladas para o Aeroporto de Lisboa será de 1,44% a partir de Março, traduzindo-se num crescimento da receita regulada por passageiro de 0,16 euros, segundo deliberação da ANA, gestora dos aeroportos portugueses.

Um documento datado de 2 de Janeiro a que a Lusa teve acesso indica que as variações devem acontecer a partir de 5 de Março.

O processo de consulta para a actualização dos valores iniciou-se em Setembro de 2018, mas no início de Outubro o regulador do sector (ANAC), impôs a suspensão, depois de verificar “uma contradição” entre o contrato de concessão e os cálculos efetuados.

Foi retomado o processo em 26 de Novembro, recorda a ANA – Aeroportos de Portugal, que informou, na mesma deliberação, que a subida média das taxas reguladas, em termos anuais, na Madeira é de 0,01%, nos Açores é de 1,38%, enquanto em Beja não haverá aumentos.

“Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro terminal” na Madeira é de 0,001 euros e nos Açores de 0,10%.

“As evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, situando-se abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igualmente importante, não comprometem a actividade dos aeroportos do Grupo de Lisboa nem a respectiva competitividade tarifária”, lê-se.

A Comissão Executiva da ANA, subsidiária da Vinci, deliberou em Novembro que deve haver um aumento médio das taxas de 1,4% no Porto e de 1,49% em Faro.

“Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro terminal por aeroporto” é de 11 cêntimos no Porto e de 12 cêntimos em Faro, lê-se no documento, que refere que as “evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, pois que se situam abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igualmente importante, não comprometem a atividade e competitividade tarifária dos aeroportos da rede ANA”.

A proposta para o aumento global médio das taxas de 1,40% para o Porto tem por base uma estimativa de quase 12,5 milhões de passageiros terminais, uma receita regulada de 100,8 milhões de euros e uma receita regulada por pessoa de 8,06 euros. O aumento da receita deverá aproximar-se dos 1,3 milhões de euros.

Já para a subida de 1,49% nas taxas de Faro, a ANA apresentou a estimativa de 8,8 milhões de passageiros, uma receita regulada de 72,7 milhões de euros e uma receita regulada prevista para 2019 por pessoa de 8,21 euros.

Os novos valores deverão ser aplicados a partir de 11 de Janeiro, segundo a deliberação.

Em finais de Novembro, durante o Congresso da APAVT, nos Açores, o administrador da ANA Aeroportos Francisco Pita disse que as taxas aeroportuárias no Aeroporto de Lisboa ainda estavam 11% abaixo do que o contrato de concessão permite (clique para ler: Taxas em Lisboa ainda estão 11% abaixo do que o contrato de concessão permite – ANA Aeroportos).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Taxas Aeroportuárias

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Avianca Brasil deixa Star Alliance no dia 1 de Setembro

19-08-2019 (16h02)

A companhia aérea Avianca Brasil, que está a atravessar graves problemas financeiros, e já deixou de ser liderada por German Efromovich, vai deixar a Star Alliance no dia 1 de Setembro.

Balanço do LATAM evidencia recuperação ‘explosiva’ da aviação no Brasil

16-08-2019 (16h15)

O LATAM, maior grupo de aviação comercial da América Latina, cuja subsidiária brasileira, a LATAM Brasil (antiga TAM), é líder brasileira em voos internacionais, indicou que no segundo trimestre teve um aumento da receita unitária (por lugar voado um quilómetro) de 18,7%, atingindo 29,5% em reais.

Levantadas restrições ao abastecimento no aeroporto de Lisboa, ANA Aeroportos

16-08-2019 (12h35)

As restrições ao abastecimento de aviões no aeroporto de Lisboa, em vigor desde segunda-feira, foram hoje levantadas, disse à Lusa fonte oficial da ANA – Aeroportos de Portugal.

Grupo SATA transportou mais 8% de passageiros no primeiro semestre

16-08-2019 (11h59)

As companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines transportaram 705,7 mil passageiros no primeiro semestre, mais 8% ou mais 52,5 mil que no período homólogo do ano passado, anunciou o Grupo SATA.

Lauak vai produzir em Grândola peças para aviões A320

16-08-2019 (11h39)

A Lauak vai implementar uma unidade de produção de preças para aviões A320 em Grândola, com um investimento de 33 milhões de euros com apoio de fundos comunitários.

Noticias mais lidas