Taxas reguladas no Aeroporto de Lisboa deverão subir 1,44% em Março - ANA

04-01-2019 (13h18)

Aeroporto de Lisboa
Aeroporto de Lisboa

O aumento médio das taxas reguladas para o Aeroporto de Lisboa será de 1,44% a partir de Março, traduzindo-se num crescimento da receita regulada por passageiro de 0,16 euros, segundo deliberação da ANA, gestora dos aeroportos portugueses.

Um documento datado de 2 de Janeiro a que a Lusa teve acesso indica que as variações devem acontecer a partir de 5 de Março.

O processo de consulta para a actualização dos valores iniciou-se em Setembro de 2018, mas no início de Outubro o regulador do sector (ANAC), impôs a suspensão, depois de verificar “uma contradição” entre o contrato de concessão e os cálculos efetuados.

Foi retomado o processo em 26 de Novembro, recorda a ANA – Aeroportos de Portugal, que informou, na mesma deliberação, que a subida média das taxas reguladas, em termos anuais, na Madeira é de 0,01%, nos Açores é de 1,38%, enquanto em Beja não haverá aumentos.

“Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro terminal” na Madeira é de 0,001 euros e nos Açores de 0,10%.

“As evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, situando-se abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igualmente importante, não comprometem a actividade dos aeroportos do Grupo de Lisboa nem a respectiva competitividade tarifária”, lê-se.

A Comissão Executiva da ANA, subsidiária da Vinci, deliberou em Novembro que deve haver um aumento médio das taxas de 1,4% no Porto e de 1,49% em Faro.

“Em termos absolutos, o aumento da receita regulada por passageiro terminal por aeroporto” é de 11 cêntimos no Porto e de 12 cêntimos em Faro, lê-se no documento, que refere que as “evoluções absolutas propostas não constituem qualquer variação tarifária excessiva, pois que se situam abaixo da taxa de inflação (1,8%) e, igualmente importante, não comprometem a atividade e competitividade tarifária dos aeroportos da rede ANA”.

A proposta para o aumento global médio das taxas de 1,40% para o Porto tem por base uma estimativa de quase 12,5 milhões de passageiros terminais, uma receita regulada de 100,8 milhões de euros e uma receita regulada por pessoa de 8,06 euros. O aumento da receita deverá aproximar-se dos 1,3 milhões de euros.

Já para a subida de 1,49% nas taxas de Faro, a ANA apresentou a estimativa de 8,8 milhões de passageiros, uma receita regulada de 72,7 milhões de euros e uma receita regulada prevista para 2019 por pessoa de 8,21 euros.

Os novos valores deverão ser aplicados a partir de 11 de Janeiro, segundo a deliberação.

Em finais de Novembro, durante o Congresso da APAVT, nos Açores, o administrador da ANA Aeroportos Francisco Pita disse que as taxas aeroportuárias no Aeroporto de Lisboa ainda estavam 11% abaixo do que o contrato de concessão permite (clique para ler: Taxas em Lisboa ainda estão 11% abaixo do que o contrato de concessão permite – ANA Aeroportos).

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Taxas Aeroportuárias

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Grupo Air France KLM cresce 3,5% até Novembro

10-12-2019 (16h59)

O grupo Air France KLM, que já foi o líder europeu em tráfego medido em RPK (do inglês para passageiros x quilómetros voados), registou um crescimento médio em 3,5% nos primeiros onze meses deste ano, que lhe permitiu um ganho de taxa de ocupação em 0,5 pontos, atingindo uma média de 88,5%.

Cabo Verde Airlines vai ter mais voos Sal - Paris

10-12-2019 (16h58)

A Cabo Verde Airlines, ‘sucessora’ da TACV, vai aumentar a oferta de voos entre o Sal e Paris Charles de Gaulle ainda este mês, passando a disponibilizar quatro voos por semana.

EL AL já voa com o seu novo B787 Dreamliner

10-12-2019 (16h38)

A companhia de aviação EL AL Israel Airlines anunciou que já recebeu o seu 13º avião Boeing 787 Dreamliner, com matrícula 4X-ERA, e que já se encontra em operação.

‘Lista negra’ da UE inclui companhias aéreas de Angola, São Tomé, Guiné Equatorial e Venezuela

10-12-2019 (16h28)

Companhias de aviação de Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Venezuela constam a ‘lista negra' de 115 transportadoras proibidas de voar para a União Europeia (UE) divulgada em Bruxelas.

TAP Air Cargo anuncia novo website

10-12-2019 (16h13)

A TAP Air Cargo, uma unidade da TAP Air Portugal, tem um novo website onde fornece informação de produtos e serviços, cotações, horários, reservas, cartas de porte electrónicas, ‘track & trace’ das cargas e canais de contacto imediato e directo com o serviço ao cliente.

Noticias mais lidas