Trabalhadores da Grounforce realizam concentração para exigir estacionamento

16-08-2019 (11h24)

Os trabalhadores da Groundforce, reunidos na quinta-feira em plenário, aprovaram a realização de uma concentração no Ministério das Infraestruturas, com data a definir, para entrega de um abaixo-assinado a exigir estacionamento nas zonas limítrofes aos aeroportos e devolução das multas.

Segundo explicou à Lusa fonte da Comissão de Trabalhadores, as outras organizações representativas dos trabalhadores dos aeroportos serão agora convidadas a juntarem-se à concentração e só depois será definida uma data para realização do protesto, que deverá acontecer ainda em Agosto ou Setembro.

Os trabalhadores vão exigir “a suspensão da obrigatoriedade de pagamento de estacionamento nas zonas limítrofes aos aeroportos até que seja atribuído lugar de estacionamento aos trabalhadores aeroportuários”, lê-se na moção aprovada ontem.

Além disso, querem a devolução do pagamento das multas de estacionamento já recebidas pelos trabalhadores, a maioria dos quais precários e que, nalguns casos, ultrapassam já 2.700 euros, segundo fonte da Comissão de Trabalhadores.

Os trabalhadores contestam ainda a “descapitalização da empresa nos últimos anos” e exigem aos accionistas “a devolução das reservas entregues entre 2016 e 2018 através da cativação dos lucros obtidos nos anos 2019 e 2020”.

Pretendem ainda denunciar à Procuradoria-Geral da República o pagamento de 2,2 milhões de euros “em serviços de consultadoria não documentados” à GEPASA, empresa do grupo Urbanos.

Entre as reivindicações está ainda a contratação de pessoal e investimento em equipamento “proporcionais ao crescimento de movimentos e passageiros verificados nos últimos cinco anos”.

Os trabalhadores pretendem ainda que o presidente da Comissão Executiva, Paulo Neto Leite, entregue à Comissão de Trabalhadores o Relatório Único de 2017 e de 2018 e a cópia do Contrato de Prestação de Serviços à TAP.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugueses em Timor-Leste regressam no Sábado

03-04-2020 (12h05)

Os portugueses que se encontravam a trabalhar em Timor-Leste, a maioria dos quais como professores, vão partir do aeroporto de Díli no Sábado de manhã rumo a Lisboa a bordo de um Boeing B767-300ER da euroAtlantic Airways.

Governo fecha aeroportos ao tráfego de passageiros entre 9 e 13 de Abril, António Costa

02-04-2020 (19h27)

O primeiro-ministro anunciou hoje que Portugal vai encerrar ao tráfego de passageiros todos os aeroportos portugueses no período da Páscoa, entre os dias 9 e 13 deste mês, excepção feita aos voos de Estado, de carga ou humanitários.

Airlines for Europe apoia adiamento das taxas de controlo de tráfego aéreo

02-04-2020 (18h15)

A associação de companhias aéreas europeias Airlines for Europe manifestou o seu apoio em relação à proposta da Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea Eurocontrol que sugere o adiamento das taxas de controlo de tráfego aéreo.

LATAM reduz operação em Abril em 95%

02-04-2020 (17h06)

O Latam, grupo que engloba a chilena LAN e a brasileira TAM, que é uma das companhias brasileiras com voos para Lisboa, informou hoje que em Abril reduz a operação em 95%, tendo em conta as restrições às viagens e a quebra da procura devido à pandemia de covid-19.

Aviação mundial foi “atingida por uma marreta chamada Covid-19”, IATA

02-04-2020 (16h41)

A IATA informou hoje que em Fevereiro a aviação mundial teve a maior quebra de tráfego desde os atentados às torres gémeas de Nova Iorque em 11 de Setembro de 2001, provocada essencialmente por quebras das companhias da região Ásia e Pacífico.

Noticias mais lidas