Tráfego aéreo de/para Portugal cresce acima da média da UE no 1º semestre

21-08-2019 (15h29)

Portugal foi um dos países cujos aeroportos tiveram aumentos de passageiros no primeiro semestre “bem acima da média da União Europeia”, informou o ACI Europe, associação que conta com mais de 500 aeroportos em 45 países europeus, que em 2018 somaram mais de 2,3 mil milhões de passageiros.

A informação do ACI indica que no semestre os aeroportos dos países membros da UE tiveram um aumento de passageiros em 4,7%, tendo sido os impulsionadores do crescimento no continente na primeira metade deste ano, que foi em 4,3%.

Para Portugal, o ACI indica que teve um aumento de passageiros nos seus cinco principais aeroportos — Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada — em 7,2%, que compara com +5,8% em Espanha, +5,6% em França, +2,9% no Reino Unido, 4,8% na Alemanha e +5,1% em Itália, que são as maiores economias da União.

Ainda assim, de acordo com a mesma informação, o crescimento do número de passageiros nos aeroportos portugueses no primeiro semestre ficou bastante aquém do que ocorreu na Áustria, que teve um aumento em 20%, e Croácia e Estónia, ambos com +10,5%.

Em relação aos países que não integram a UE, os dados do ACI destacam a Ucrânia, com um aumento de passageiros em 20,5% no semestre, a Geórgia, com +13,5%, a Federação Russa, com +7,8%, bem como a Islândia com quebra de 20,3% e a Turquia também a descer 1,4%.

Os dados do ACI evidenciam que o crescimento do tráfego aéreo de/para Portugal “bem acima da média da União Europeia” no semestre se deve principalmente ao desempenho no segundo trimestre, em que os aeroportos portugueses tiveram um aumento de passageiros em 7,8%, que compara com um aumento médio em 4,2% na Europa, com +4,6% nos países da UE e +2,9% nos restantes.

Para ler mais sobre os aeroportos portugueses no primeiro semestre clique:

Aeroportos portugueses lideram na Vinci em número de passageiros e crescimento

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Aeroportos europeus

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ryanair espera voar com Boeing 737 Max em Fevereiro/Março

20-09-2019 (15h50)

O CEO do Grupo Ryanair, Michael O’Leary, afirmou que Fevereiro ou início de Março é a previsão mais real para começar a voar com aviões Boeing 737 Max, modelo proibido de voar desde Março, após dois acidentes fatais.

Beijing Capital muda voos de/para Lisboa para o novo aeroporto da capital chinesa

20-09-2019 (13h42)

A Beijing Capital, única companhia de aviação chinesa a voar de/para Portugal, vai alterar o aeroporto de partida/chegada a Pequim para o novo aeroporto da capital chinesa, o Beijing Daxing (PKX).

Aeroporto do Porto vai renovar o sistema ILS para melhorar aterragens quando há nevoeiro

19-09-2019 (17h38)

O Aeroporto do Porto vai ter um “renovado sistema ILS (Landing Sistem, ou sistema de aterragem, em tradução livre) para garantir melhores condições” à infraestrutura, nomeadamente quando há nevoeiro, revelou hoje à Lusa a NAV – Navegação Aérea de Portugal.

Magnet junta companhias aéreas e agentes de viagens em Lisboa, Porto e Coimbra

19-09-2019 (16h53)

A Magnet vai organizar em Outubro, em Lisboa, Porto e Coimbra, um evento para juntar agentes de viagens e as principais companhias de aviação que operam em Portugal.

Governo publica lei que aprova Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil

19-09-2019 (15h34)

O Governo publicou hoje, em Diário da República, o decreto-lei que aprova o Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil, com medidas que revêm a legislação anterior e a adaptam “à mais recente regulamentação europeia”.

Noticias mais lidas