Tráfego aéreo de/para Portugal cresce acima da média da UE no 1º semestre

21-08-2019 (15h29)

Portugal foi um dos países cujos aeroportos tiveram aumentos de passageiros no primeiro semestre “bem acima da média da União Europeia”, informou o ACI Europe, associação que conta com mais de 500 aeroportos em 45 países europeus, que em 2018 somaram mais de 2,3 mil milhões de passageiros.

A informação do ACI indica que no semestre os aeroportos dos países membros da UE tiveram um aumento de passageiros em 4,7%, tendo sido os impulsionadores do crescimento no continente na primeira metade deste ano, que foi em 4,3%.

Para Portugal, o ACI indica que teve um aumento de passageiros nos seus cinco principais aeroportos — Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada — em 7,2%, que compara com +5,8% em Espanha, +5,6% em França, +2,9% no Reino Unido, 4,8% na Alemanha e +5,1% em Itália, que são as maiores economias da União.

Ainda assim, de acordo com a mesma informação, o crescimento do número de passageiros nos aeroportos portugueses no primeiro semestre ficou bastante aquém do que ocorreu na Áustria, que teve um aumento em 20%, e Croácia e Estónia, ambos com +10,5%.

Em relação aos países que não integram a UE, os dados do ACI destacam a Ucrânia, com um aumento de passageiros em 20,5% no semestre, a Geórgia, com +13,5%, a Federação Russa, com +7,8%, bem como a Islândia com quebra de 20,3% e a Turquia também a descer 1,4%.

Os dados do ACI evidenciam que o crescimento do tráfego aéreo de/para Portugal “bem acima da média da União Europeia” no semestre se deve principalmente ao desempenho no segundo trimestre, em que os aeroportos portugueses tiveram um aumento de passageiros em 7,8%, que compara com um aumento médio em 4,2% na Europa, com +4,6% nos países da UE e +2,9% nos restantes.

Para ler mais sobre os aeroportos portugueses no primeiro semestre clique:

Aeroportos portugueses lideram na Vinci em número de passageiros e crescimento

 

Clique para mais notícias: Aeroportos portugueses

Clique para mais notícias: Aeroportos europeus

Clique para mais notícias: Aviação

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Europa

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pilotos de aviões B767-300 da euroAtlantic certificados para voar para Madeira

15-11-2019 (11h35)

A companhia de aviação euroAtlantic anunciou que os pilotos dos seus aviões B767-300ER já estão certificados para voar para a Madeira.

ANAC compreende frustração no aeroporto da Madeira, mas “os ventos mudaram”

15-11-2019 (10h31)

O presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) disse hoje à Lusa compreender a frustração com as dificuldades de operação no aeroporto da Madeira, mas adverte que “os ventos mudaram”.

“Não creio que tenhamos chegado já a um entendimento” com a TAP, presidente da APAVT

14-11-2019 (20h25)

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, considera que as agências de viagens e a TAP ainda não chegaram a um entendimento e precisam de procurar soluções "que respeitem" os dois lados em matérias como o novo modelo de distribuição da companhia aérea.

Recuperar a SATA “parece uma tarefa inacessível”, Pedro Costa Ferreira

14-11-2019 (19h35)

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, afirmou que recuperar a confiança na operação da SATA, "de cujo percurso, dir-se-ia, pior seria impossível", parece ser "uma tarefa inacessível a simples humanos".

TAP baptiza novo A321 LR com nome de Jorge de Sena

13-11-2019 (13h08)

A TAP baptizou um dos seus novos aviões A321 Long Range com o nome Jorge de Sena, em homenagem ao “poeta português que se naturalizou brasileiro e estreitou as relações culturais e literárias entre Portugal e o Brasil”.

Noticias mais lidas