AHP reclama de falta de fiscalização da ASAE

17-11-2016 (16h35)

A legislação que abriu a possibilidade de os estabelecimentos hoteleiros não usarem a classificação por ‘estrelas’ “abriu portas à informalidade”, acusou ontem o presidente da AHP, Raul Martins, que simultaneamente reclamou de falta de fiscalização por parte da ASAE.

Raul Martins comentou que a ASAE queixa-se de falta de meios “mas há aí muita gente a querer trabalhar”.

As críticas do sector da hotelaria à liberalização da exibição da classificação foram o ‘prato forte’ de um encontro dos dirigentes da AHP, embora, como avançaram, desde a aprovação dessa legislação nenhum empreendimento turístico quis usar da dispensa da exibição da classificação.

Trata-se, assim, de legislação “inconsequente, [porque] não houve procura do novo sistema” comentou a presidente da direcção executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, que destacou que a lei, promovida pelo anterior secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, não acabou com a classificação por estrelas.

“Não acabou definitivamente com o sistema de classificação. Dispensou-o para quem quisesse. Se tivesse acabado totalmente, contrariamente à nossa vontade... Se tivesse dito agora vocês organizem-se, mas não é isso”, afirmou, assinalando ainda que “a classificação continua a ser uma prerrogativa do Estado”.

A actual secretária de Estado do Turismo já garantiu que irá alterar a legislação em causa.

 

O PressTUR participa no 28º Congresso Nacional da AHP a decorrer nos Açores a convite da Associação

 

Ver também:

Hotéis têm que passar a ser “mais donos do seu negócio” - AHP

 

Clique para mais notícias: Portugal

Clique para mais notícias: Hotelaria

Clique para mais notícias: AHP

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento do Carmo em Moura vai ser um 4-estrelas após investimento de seis milhões

21-08-2019 (21h22)

A Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros (SPPTH), gestora do Convento do Espinheiro, em Évora, venceu a concessão do Convento do Carmo, em Moura, que irá converter num hotel de 4-estrelas para abrir em 2022, após um investimento de seis milhões de euros.

RIU Palmeras reabre após investimento de 22 milhões de euros

20-08-2019 (15h02)

A RIU Hotels & Resorts anunciou que reabriu o seu primeiro hotel localizado na Gran Canária, o Riu Palmeras, após uma renovação em que investiu 22 milhões de euros.

Trabalhadores dos hotéis da Fundação INATEL estão hoje em greve

16-08-2019 (12h43)

Os trabalhadores do sector hoteleiro da Fundação INATEL estão hoje em greve para reivindicar melhorias salariais e a um horário de trabalho de 35 horas semanais.

EUA subiram em Junho a maior mercado fora da Europa para a hotelaria portuguesa

14-08-2019 (17h00)

Os turistas residentes nos Estados Unidos foram no mês de Junho os não europeus que fizeram mais dormidas na hotelaria portuguesa, ultrapassando os brasileiros, e cotaram-se como o 5º principal emissor internacional, a seguir a Reino Unido, Alemanha, França e Espanha.

Turistas vêm mais a Portugal, mas ficam cada vez menos tempo

14-08-2019 (16h52)

O alojamento turístico português viu-se mais uma vez confrontado em Junho com um maior afluxo de turistas estrangeiros que não se traduz na mesma proporção em dormidas, porque a estada média cai desde pelo menos 2013, tendo pela primeira vez sido inferior às três noites.

Noticias mais lidas