Governo abre concurso para converter o Quartel do Carmo (Açores) em empreendimento turístico

07-12-2018 (16h18)

O Governo abriu hoje o 12º concurso do programa Revive, para a concessão para fins turísticos do Quartel do Carmo, na cidade da Horta, na Ilha do Faial, nos Açores.

Os investidores interessados têm 90 dias para apresentar propostas para a concessão do imóvel durante 50 anos.

Um comunicado da Secretaria de Estado do Turismo indica que a construção do Quartel do Carmo teve início no século XVII, como Convento da Ordem dos Carmelitas. No século XX, foi adaptado ao uso militar para acolher a Companhia de Infantaria da Horta, tendo sido nessa altura sujeito a obras de recuperação significativas.

O imóvel, segundo o comunicado, situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico.

O Quartel do Carmo é um dos 33 imóveis inscritos no Revive, um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais, que pretende “valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país”.

Trata-se do 12º concurso do Revive, estando actualmente abertos os concursos para a concessão da Casa de Marrocos, em Idanha-a-Velha, Mosteiro de Santo António dos Capuchos, em Leiria, Mosteiro de Arouca e Convento de São Francisco, em Portalegre.

“O Revive continua a afirmar-se como um programa eficaz para devolver aos territórios os imóveis públicos fechados, que podem ser instrumentos de atracção de investimento e dinamização económica”, disse a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, citada em comunicado, para sublinhar que a recuperação do Quartel do Carmo “vai ser um importante factor de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho”.

Ângela Ferreira, secretária de Estado da Cultura, por sua vez, afirmou que a abertura do concurso Revive representa “um importante passo para a recuperação do Quartel do Carmo, garantindo a preservação de elementos arquitectónicos que ainda se mantêm desde a sua origem, nomeadamente, algumas arcadas e abóbodas de berço, fundamentais no conjunto do edifício”.

Na sua perspectiva, trata-se de um “imóvel de enorme potencial e localização privilegiada”, que “contribuirá assim para a valorização cultural da região”.

A secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, por fim, destaca que “a parceria estabelecida entre o Ministério da Defesa Nacional e o Revive viabiliza a necessária reabilitação e valorização do património disponibilizado pelas Forças Armadas, permitindo a sua utilização plena pela população”.

A inclusão do Quartel do Carmo no Revive, segundo Ana Santos Pinto, “é mais um exemplo desta parceria, que possibilitará àqueles que o visitem usufruir de uma paisagem privilegiada e de um contacto direto com o legado de séculos de memórias históricas”.

 

Clique para ver mais: Hotelaria

Clique para ver mais: Revive

Clique para ver mais: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonae vai investir 12 milhões num hotel na estação de Santa Apolónia

21-01-2019 (18h11)

A Sonae ganhou o concurso para instalar e explorar um hotel na estação ferroviária de Santa Apolónia, em Lisboa, e anunciou que será um 4-estrelas de 120 quartos, previsto inaugurar no primeiro semestre de 2021.

Governo abre concurso para converter Castelo de Vila Nova de Cerveira em empreendimento turístico

21-01-2019 (16h08)

O Governo lançou um concurso público para converter o Castelo de Vila Nova de Cerveira em empreendimento turístico, no âmbito do programa Revive, e está a aceitar propostas até 5 de Junho.

Hotel na antiga sede do FC Porto vai custar 2,8 milhões de euros

21-01-2019 (14h48)

O Futebol Clube do Porto vai investir 2,8 milhoes de euros para construir um hotel de charme com 54 quartos na sua antiga sede, localizada no centro da cidade do Porto.

Ryanair assina acordo com a SiteMinder para vender hotéis na Europa

21-01-2019 (14h15)

A Ryanair, que há uma semana deu por terminada a sua incursão na venda online de pacotes turísticos, assinou um acordo com a SiteMinder para comercializar hotéis na Europa através da sua plataforma Ryanair Rooms.

FC Porto vai construir um hotel de charme na sua antiga sede, nos Aliados

18-01-2019 (14h49)

O Futebol Clube do Porto vai construir um hotel de charme na sua antiga sede, na Avenida dos Aliados, e vai assinalar o início das obras com uma cerimónia na próxima segunda-feira, dia 21.