Thomas Cook Group revê previsão de lucros em baixa após “ano decepcionante”

27-11-2018 (12h48)

Foto: Thomas Cook
Foto: Thomas Cook

O Thomas Cook Group anunciou hoje que os seus lucros anuais deverão ficar 30 milhões de libras (cerca de 34 milhões de euros) abaixo do valor previsto anteriormente, após “um ano decepcionante”.

Na divulgação feita hoje dos resultados do ano fiscal completo até 30 de Setembro, Peter Fankhauser, CEO do grupo, declarou que “2018 foi um ano decepcionante para a Thomas Cook, apesar de ter alcançado alguns marcos importantes na nossa estratégia para transformar o negócio”.

Os lucros com a divisão de operação turística do grupo até Setembro ficaram 88 milhões de libras (99,4 milhões de euros) abaixo do período homólogo do ano passado, uma quebra que o executivo relaciona com a onda de calor nos mercados de origem, o que, no caso do Reino Unido, levou a que existissem muitas promoções para destinos que já têm preços muito competitivos, como Espanha.

Apesar do impacto do Verão quente, o operador turístico da Thomas Cook no Norte da Europa teve um desempenho praticamente recorde, enquanto a companhia aérea teve “um crescimento forte em clientes e lucros”, acrescentou Peter Frankhauser.

 

Previsões para o Inverno

Sobre as previsões para o Inverno, a divisão de operação turística do grupo está com menos 3% de reservas face ao período homólogo do ano passado, com preços estáveis face ao ano passado, o que, de acordo com o grupo, reflecte efeitos do Verão quente e baixa procura pelas Ilhas Canárias.

As reservas no Reino Unido são praticamente iguais ao ano passado, embora com margens mais baixas devido ao aumento da capacidade no mercado, acrescenta a Thomas Cook.

No Norte da Europa, por sua vez, a capacidade para o Inverno foi reduzida em 5%, e o impacto do Verão prolongado e do clima ameno estão a levar os clientes a atrasar as suas reservas de férias de Inverno, que estão 8% abaixo do ano passado.

A redução de 3% das reservas da divisão de operação turística da Thomas Cook é impulsionada em grande parte pela redução da procura pelas Ilhas Canárias, um dos principais destinos de Inverno para o grupo.

A procura está mais forte para a Turquia, o Egipto e a Tunísia, uma vez que os clientes estão a procurar alternativas para os preços elevados dos hotéis nas Canárias.

 

Clique para ver mais: Thomas Cook

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Airmet: 'O objectivo é crescer 19%' em 2019

01-04-2019 (01h11)

O director-geral da Airmet Paulo Mendes afirmou, no decorrer da 16ª convenção do grupo no Vila Galé Évora, que o principal objectivo para 2019 é crescer 19% nos fornecedores estratégicos, sendo que o crescimento no primeiro trimestre é de 30%.

Airmet: Directiva das Viagens Organizadas continua a ser um desafio para as agências

01-04-2019 (00h54)

O director-geral da Airmet Paulo Mendes afirmou, no decorrer da 16ª covenção do grupo que decorreu no Vila Galé Évora entre 29 e 31 de Março, que a Directiva das Viagens Organizadas foi um dos principais desafios das agências de viagens em 2018.

Airmet factura 201,894 milhões de euros em 2018

01-04-2019 (00h48)

O grupo de agências de viagens independentes Airmet registou um aumento de 15% no total de vendas em 2018, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 200 milhões de euros em facturação, adiantou o seu director-geral Paulo Mendes no decorrer da 16ª convenção do grupo, que decorreu no Vila Galé Évora entre 29 e 31 de Março.

ANA diz que entrega Estudo de Impacte Ambiental para o aeroporto do Montijo na segunda semana de Abril

29-03-2019 (16h10)

A ANA Aeroportos disse hoje à Lusa que o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do aeroporto do Montijo está em conclusão e será entregue à Agência Portuguesa do Ambiente até ao final da segunda semana de Abril.

Director-geral da Bestravel cessa funções no final de Abril

29-03-2019 (13h17)

Luís Henriques, director-geral da rede de agências de viagens Bestravel, vai deixar a empresa no final de Abril para “abraçar projecto pessoal”.