“Turismo: Opções Estratégicas” é o tema do 45º Congresso da APAVT

16-07-2019 (21h44)

O Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), de 14 a 17 de Novembro na Madeira, vai debater as "Opções Estratégicas" do Turismo num "momento único", que conjuga "o final de um ciclo" e a mudança da legislatura, anunciou hoje o presidente da APAVT.

Pedro Costa Ferreira, que discursava esta terça-feira na Pousada de Lisboa, começou por destacar que o 45º Congresso da APAVT acontece “num momento único, em que se intersectam três importantes realidades”, designadamente uma “atmosfera de final de ciclo”, a necessidade de responder a vários desafios relacionados com os aeroportos de Lisboa, Funchal, Faro e Açores, a escassez de recursos humanos, entre outros, e a mudança da legislatura, “que é sempre uma oportunidade fantástica de voltarmos à casa de partida sem ideias pré-concebidas e voltarmos a tentar olhar para o futuro”.

“É por todas essas razões que o tema do Congresso deste ano é "Turismo: Opções Estratégicas”, salientou Pedro Costa Ferreira. “Trata-se de corresponder à tremenda responsabilidade sobre os nossos ombros de representar o universo das agências de viagens e, com isso, uma vez mais, liderar a discussão ao olharmos para o futuro”.

O Congresso vai começar com uma apresentação sobre os desafios macroeconómicos dos próximos anos, a cargo de Daniel Traça, da Nova School of Business and Economics de Carcavelos.

Quanto ao tema das opções estratégicas, Pedro Costa Ferreira avançou que “já está a ser trabalhado pelo professor Augusto Mateus e pelas suas equipas um estudo sobre a nova abordagem estratégica do turismo para o país”.

Esse estudo “servirá como base à discussão do tema central do congresso, através de um painel trabalhado exactamente em cima desse estudo”, que “tencionamos publicar em livro”, acrescentou o presidente da Associação.

Por outro lado, também serão abordados “alguns temas mais intimamente ligados ao nosso sector, mais à microeconomia: este ano teremos em cima do palco o MI (meeting industry) e a aviação”.

Com uma apresentação de Johnson Semedo, da Johnson Academy, “chamaremos à atenção que por trás da economia, das empresas, das abordagens estratégicas, dos colaboradores, dos orçamentos, estão sempre pessoas e tantas vezes nos esquecemos que estão pessoas”.

Sem revelar mais temas, Pedro Costa Ferreira salientou que “numa região perfeita, num momento único, com os amigos certos, temos a expectativa de fazermos mais um grande Congresso na Madeira”.

Relativamente à participação, o presidente da Associação avançou que espera “pelo menos 600 pessoas”.

“Pela primeira vez tivemos um período de inscrições apenas para os nossos associados e, finalizado hoje esse período, quase que estamos a bater mais um recorde de representatividade. Vamos lá chegar certamente, porque a as inscrições continuam”, concluiu.

Para ver as fotos da apresentação do Congresso clique aqui.

 

Ver também:

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (1/2)

Madeira mostra porque é “o local perfeito” para o Congresso da APAVT (2/2)

Congresso da APAVT volta à Madeira de 14 a 17 de Novembro

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Feiras&Eventos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sindicato dos pilotos da British Airways marca três dias de greve em Setembro

24-08-2019 (17h26)

O BALPA, sindicato dos pilotos da British Airways (BA), maior companhia de aviação do IAG, segundo maior grupo aéreo europeu, com 67,88 milhões e passageiros transportados nos primeiros sete meses deste ano, marcou greves dos seus associados para os dias 9, 10 e 27 de Setembro para exigir melhorias salariais.

Governo de São Tomé escolhe Ceiba/White para substituir euroAtlantic na STP Airways

24-08-2019 (17h05)

A Ceiba, companhia de aviação da Guiné Equatorial, cujos voos para a Europa são operados pela portuguesa White, é a próxima parceira operacional da STP Airways, em lugar da portuguesa euroAtlantic, que é accionista e operadora dos voos da companhia são-tomense desde a sua fundação, em 2008.

Dois dos principais destinos de turistas estrangeiros em Espanha têm quedas de dormidas em Julho

23-08-2019 (16h36)

Baleares e Canárias, dois dos destinos espanhóis com mais dormidas de turistas residentes no estrangeiro, tiveram quedas de pernoitas neste mês de Julho, que foi, aliás, um mês de queda em 0,6% das pernoitas dos mercados internacionais provocada pela quebra da estada média em 2,4%.

Dormidas de portugueses na hotelaria espanhola sobem a dois dígitos há quatro meses

23-08-2019 (16h11)

A hotelaria espanhola teve em Julho um aumento de dormidas de turistas residentes em Portugal em 10,9%, no que foi o quarto mês consecutivo de aumentos a dois dígitos, com o qual o aumento médio este ano está em 12% e já foram ultrapassados os 2,3 milhões de pernoitas.

Air Europa amplia ligações entre Espanha e o nordeste brasileiro com voos para Fortaleza

23-08-2019 (15h38)

A Air Europa, única companhia espanhola com voos directos entre Espanha e o nordeste brasileiro, disputando esse mercado com a TAP, marcou para Dezembro a introdução do seu terceiro destino nessa região do Brasil, Fortaleza, depois de Salvador e Recife, que lhe valeram 80 mil passageiros nos primeiros sete meses deste ano, com um aumento homólogo em 8,3%.

Noticias mais lidas