Açores querem que TAP ponha ‘músculo comercial’ a ajudar a captar mais fluxos turísticos

06-06-2013 (16h57)

Vítor Fraga, secretário Regional de Turismo dos Açores (4)

“O grande desafio que eu lancei à TAP, e que reitero, é que a TAP utilize a sua própria rede comercial no sentido de nos ajudar a captar mais fluxos turísticos para a região”, disse ao PressTUR o secretário Regional de Turismo, Vítor Fraga, esclarecendo a chamada de atenção que fez para o facto de a cerimónia dos prémios dos Top TAP Açores se ter realizado em Ponta Delgada.

Mas Vítor Fraga não deixa, contudo, de evidenciar a insatisfação do executivo regional com a falta de respostas de Lisboa à sua proposta de alteração do quadro regulador das ligações com o Continente.

PressTUR: Um dos problemas que sempre surge na agenda quando se fala dos Açores é a questão das acessibilidades. Recentemente, na entrega dos Top TAP em Ponta Delgada chamou atenção para o facto de a cerimónia se realizar em Ponta Delgada. Queria dizer alguma coisa em especial com isso?
Vítor Fraga: Não. Mas foi com grande satisfação que estive presente nos prémios Top TAP, e de facto a TAP não tem feito essa cerimónia em Ponta Delgada. Acho que é um bom sinal que foi lançado pela própria TAP para o mercado. É sinal que está desperta para aquilo que está hoje em cima da mesa, que é uma proposta que o Governo dos Açores apresentou ao Governo da República há mais de um ano para a revisão das obrigações de serviço público, que é uma proposta que no nosso entender vai criar maior competitividade e vai possibilitar que haja uma maior facilidade ao nível das acessibilidades para os Açores, por um lado, e, por outro, que tem aspectos fundamentais para aquilo que nós pretendemos para os Açores, que é garantir igualmente a mobilidade de todos os açorianos a um preço único, justo, igual para todos os açorianos de Santa Maria ao Corvo.

PressTUR: E isso quer dizer que esperaria mais voos da TAP para os Açores?
Vítor Fraga: Não. O grande desafio que eu lancei à TAP, e que reitero, é que a TAP utilize a sua própria rede comercial no sentido de nos ajudar a captar mais fluxos turísticos para a Região.

PressTUR: Quais são as suas expectativas dos mercados internacionais este ano para os Açores?
Vítor Fraga: A nossa perspectiva é de que tudo se consegue com muito trabalho. E vamos continuar a trabalhar para termos um percurso na linha daquilo que temos conseguido fazer ao nível dos mercados internacionais. Consolidar a nossa presença junto dos principais mercados nos quais se engloba os Estados Unidos e o Canadá, onde os Açores têm uma forte comunidade imigrante, e que temos de tirar partido dessa relação já existente para nos ajudar a crescer junto desses mercados, porque efectivamente estamos a apenas quatro horas e meia de distância. Temos essa situação privilegiada em termos de localização que estamos convictos será uma mais-valia junto do mercado norte-americano para captar fluxos.

PressTUR: E o Brasil já está nas vossas prioridades?
Vítor Fraga: Não. Mas não sendo uma das nossas prioridades, não é contudo um mercado que se abandone. Há nomeadamente uma ligação à zona de Santa Catarina no Brasil, onde existe uma forte comunidade de descendentes açorianos que naturalmente trabalharemos dentro daquilo que está previsto. E recordo que ainda muito recentemente assinámos um protocolo de cooperação com o turismo do Rio Grande do Sul, precisamente para haver esta colaboração.


Governo da República “fez questão de ignorar” contributos dos Açores para o PENT
APAVT vai debater nos Açores “novos rumos, outra atitude” para o turismo
APAVT mantém para congresso nos Açores preços praticados em Coimbra

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pernambucana Patrícia Costa é a nova directora Comercial do Sofitel Lisbon Liberdade

03-12-2019 (17h26)

A rede Sofitel, do grupo Accor, anunciou hoje ter uma nova directora Comercial do Sofitel Lisbon Liberdade, a pernambucana Patrícia Costa, “com quase 20 anos de experiência no sector hoteleiro”, nomeadamente no Sofitel Rio de Janeiro Copacabana e como directora regional Sofitel para o Rio de Janeiro.

Morreu Eduardo Nascimento, ex-TAP e ex-euroAtlantic

23-11-2019 (17h52)

Muito conhecido pela canção “O Vento Mudou”, com que ganhou o festival da canção em 1967, Eduardo Nascimento, que posteriormente se dedicou à aviação comercial, tendo sido quadro destacado da TAP, da TAAG, da TACV e da euroAtlantic, morreu na sexta-feira, aos 76 anos.

António Pinto da Silva é novo director Comercial da Mundomar Cruzeiros em Portugal

18-11-2019 (20h34)

A Mundomar Cruzeiros, que representa a Princess Cruises e a Cunard Line em Espanha, México e Portugal, contratou António Pinto da Silva, ex-Abreu, para o cargo de director Comercial em Portugal.

Zmar contrata novos directores Comercial e de Marketing

11-10-2019 (10h39)

O Zmar, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, reforçou a sua estrutura com a contratação de Guilherme Pinto como director Comercial e Laura Santinhos como directora de Marketing.

DoubleTree by Hilton Lisbon reforça departamento Comercial com duas contratações

07-10-2019 (14h11)

O DoubleTree by Hilton Lisbon – Fontana Park reforçou o seu departamento Comercial ao contratar Vivian Kaiser para o cargo de commercial manager e Vânia Marques para desempenhar as funções de sales manager.

Noticias mais lidas