SATA vai vender bilhetes para viagens marítimas entre o Faial, Pico e São Jorge

03-03-2014 (14h10)

Plano Integrado dos Transportes

A SATA vai passar “a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda, os bilhetes para viagens marítimas no Triângulo”, ou seja, as Ilha do Faial, do Pico e de São Jorge, anunciou o o Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga.

O anúncio fo feito no âmbito da apresentação do Plano Integrado dos Transportes (PIT) da região, que visa aumentar a capacidade de mobilidade de pessoas e bens, reduzir custos de acesso e aumentar a interligação nas ligações no interior das ilhas, nas ligações interilhas e com o exterior.
O plano, que será desenvolvido nas áreas de infraestruturas e equipamentos, quadro regulamentar e instrumentos facilitadores, prevê a “coordenação de horários de transportes aéreos e marítimos na Região Autónoma dos Açores para assegurar maior interligação entre ambos e uma maior mobilidade de passageiros e carga, quer inter-ilhas, quer nas ligações com o exterior”, explicou o governante, que referiu estar previsto que já em Março seja possível viajar ao Sábado entre Lisboa e São Jorge, via Pico, ou viajar à quinta-feira entre a Horta e a Terceira, via São Jorge, cita a imprensa açoriana.
Ao nível do quadro regulamentar está prevista a revisão das Obrigações de Serviço Público (OSP) do transporte aéreo inter-ilhas, bem como das Obrigações de Serviço Público actualmente em vigor nas ligações entre a Região, o Continente e a Madeira, “dependente de decisão do Governo da República”. Em Novembro passado, Vítor Fraga referia que o Ministro da Economia iria até ao final desse ano tomar uma decisão relativa à revisão das obrigações de serviço público ( Decisão sobre obrigações de serviço público será tomada até final do ano será tomada até final do ano). No quadro das regulamentações está ainda prevista a definição das OSP para o transporte marítimo de passageiros interilhas, noticia o Governo Regional.
O governo anunciou também a implementação do Balcão Único, que vai permitir o planeamento de viagens intermodais e aquisição dos bilhetes.
O governo regional prevê desenvolver uma plataforma “agregadora de informação proveniente de diferentes fontes e bases de dados”, com vista a “implementar o Balcão Único, que possibilitará uma escolha mais eficiente dos meios a utilizar, facilitando o planeamento e a aquisição de bilhetes para viagens intermodais (aéreos/marítimos/terrestres)”, anunciou Vítor Fraga.
A SATA, continuou o governante, “passará a comercializar, em qualquer um dos seus balcões de venda, os bilhetes para viagens marítimas no Triângulo”.
Relativamente às infraestruturas e equipamentos, o PIT prevê a remodelação da Aerogare do Corvo, a ampliação do cais comercial das Velas, a ampliação do porto da Casa e a construção do novo cais e terminal de passageiros em São Roque do Pico, e a construção de dois novos navios com capacidade para 650 passageiros e 150 viaturas.
Entre outras novidades está prevista ainda a implementação do Serviço de Bagagem e Carga Aérea Integrada (SBCI), permitindo que os utilizadores possam levantar a sua bagagem no destino final, durante uma viagem, que prevê a redução dos tempos de espera, dar mais conforto ao passageiro e “optimizar as rotas de carga aérea com o objectivo de abreviar o tempo de entrega no destino”, refere o comunicado do governo.
O PIT, disse Vítor Fraga, tem como objectivo “aumentar a capacidade de mobilidade das pessoas e bens, através da redução do custo de acesso, da facilidade de interligação e comodidade, tanto nas ligações no interior de cada ilha, como nas ligações interilhas e com o exterior da região”.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ex-CRO da TAP é o novo presidente da NetJets Europe

02-08-2019 (08h45)

Elton D'Souza, que até ao fim de Julho esteve à frente da área de revenue management da TAP como Chief Revenue Officer (CRO), é o novo presidente da NetJets Europa, que se apresenta como a maior companhia mundial de aviação executiva.

easyJet contrata director de operações da Ryanair

19-07-2019 (13h25)

A easyJet contratou o director de operações da Ryanair, Peter Bellew, que vai desempenhar as mesmas funções e integrar o Conselho de Administração, reportando ao presidente executivo, Johan Lundgren.

NAU Hotels nomeia Walter Pereira Golf Contracting manager

09-07-2019 (18h48)

A NAU Hotels & Resorts nomeou Walter Pereira para o cargo de Golf Contracting manager, para reforçar “a aposta do grupo na comercialização integrada da oferta dos seus hotéis e campos de golfe”.

Travelport escolhe ex-Sabre para substituir Gordon Wilson em CEO

09-07-2019 (16h53)

A multinacional tecnológica Travelport, da qual faz parte o GDS Galileo, líder entre as agências de viagens portuguesas, que foi vendido em Maio aos grupos Siris Capital e Evergreen Coast Capital, anunciou hoje que Gordon Wilson, um veterano com 28 anos de companhia e seu CEO desde 2011, será substituído por Greg Webb, ex-vice-chairman da concorrente Sabre.

Julia Hillenbrand é a nova directora de Vendas ibérica do Grupo Lufthansa

01-07-2019 (14h01)

O Grupo Lufthansa nomeou Julia Hillenbrand para o cargo de directora de Vendas para Espanha e Portugal, que estará baseada em Madrid.

Noticias mais lidas