Uma dúzia de transatlânticos saúda chegada de 2014 na capital madeirense

30-12-2013 (20h07)

Réveillon da Madeira

O Porto do Funchal está com um final de ano muito movimentado. Depois do Natal e até terça-feira, dia 31 de Dezembro, demandaram a capital madeirense 22 navios de cruzeiro. Dez logo na semana depois de 25 de Dezembro e mais doze que começaram a chegar no Domingo e que permanecerão até à ao primeiro dia de 2014, igualando-se assim o recorde dos navios em porto na noite de Ano Novo, que data de 2007.




No Sábado, esteve no Funchal um dos mais luxuosos navios do mundo, o Queen Victoria da Cunard Cruises. Foi o último porto antes de partir para uma Volta ao Mundo de 116 dias, que se inicia nos primeiros dias de 2014. Voltará a escalar o Funchal, no próximo dia 24 de Abril, antes de uma passagem em Lisboa, nessa viagem que está totalmente lotada.
Amanhã, na noite de São Silvestre quatro navios estarão amarrados nos dois cais do Funchal outros oito permanecerão ao largo, de onde o espectáculo da queima de fogo-de-artifício tem uma beleza indescritível.
A esses 12 paquetes junta-se o ferry Lobo Marinho, navio que assegura as ligações marítimas de passageiros e viaturas entre as ilhas da Madeira e do Porto Santo e que nessa noite parte para o largo com festa a bordo, com algumas centenas de convivas.
O primeiro transatlântico a chegar para o réveillon, no Domingo de manhã, e estará três dias na Madeira foi o The World, um curioso navio de apartamentos de diversas tipologias com varandas para o mar, no qual vivem turistas, uns durante algumas semanas, outros durante longos meses, e que tem uma filosofia semelhante à dos empreendimentos em conceito de time-sharing ou de propriedade fraccionada.
A bordo os passageiros encontram as facilidades de qualquer navio de luxo e espaços para entretenimento e compras, incluindo uma mercearia gourmet. É explorado pela companhia Residences at Sea, com sede em Miami, também proprietária do navio, que tem 165 unidades de alojamento. Foi lançado à água em 2002 e desde então percorre os mares em cruzeiros que já somam diversas viagens de circum-navegação.
De entre os restantes navios com escala marcada no Funchal na noite mágica conta-se o MSC Fantasia da MSC Cruises, que é dos maiores navios do mundo, com lotação para 4.100 passageiros e 1.370 tripulantes, e um destaque que atrairá certamente muitos madeirenses até à zona ribeirinha, o sempre lembrado Funchal, agora propriedade da Portuscale Cruises, que nos anos 60 do século passado, ao serviço da Empresa Insulana de Navegação, fazia as ligações marítimas semanais entre Lisboa e o Funchal, com pontuais escalas nas ilhas Canárias, nomeadamente no Verão, para onde seguiam os portugueses em férias.
De entre os restantes navios previstos há dois da Fred Olsen Lines, com turistas britânicos, o Braemar e o Balmoral, dois gigantes da Aida Cruises, o Aidablue e o Aidastella, ambos com turistas alemães, o Mein Schiff 1 da TUI Cruises, também com turistas alemães, o Aurora, outro gigante da P&O Cruises, vendido através de agências britânicas, dois navios clássicos, que viajam aos serviço do operador britânico Saga Holidays, o Saga Sapphire e o  Saga Ruby, e o Marco Polo, este ao serviço de operadores britânicos, com base no porto de Tilbury, na Inglaterra.
A visita do Saga Ruby tem a particularidade de ser a última viagem deste navio que está ao serviço desde 1973. Após o regresso ao Reino Unido irá ser desarmado e seguirá para desmantelamento.
No site da Saga Holidays, há uma página de referência para esta viagem de despedida do navio, que durante 40 anos transportou milhares de turistas, com uma fotografia do Saga Ruby na baía do Funchal ao amanhecer, num quadro cromático de grande nostalgia. Uma referência de magia e romance, refere o comandante Angove, na despedida a um verdadeiro clássico. Os navios também nascem, vivem e morrem. E deixam saudades.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Ex-CRO da TAP é o novo presidente da NetJets Europe

02-08-2019 (08h45)

Elton D'Souza, que até ao fim de Julho esteve à frente da área de revenue management da TAP como Chief Revenue Officer (CRO), é o novo presidente da NetJets Europa, que se apresenta como a maior companhia mundial de aviação executiva.

easyJet contrata director de operações da Ryanair

19-07-2019 (13h25)

A easyJet contratou o director de operações da Ryanair, Peter Bellew, que vai desempenhar as mesmas funções e integrar o Conselho de Administração, reportando ao presidente executivo, Johan Lundgren.

NAU Hotels nomeia Walter Pereira Golf Contracting manager

09-07-2019 (18h48)

A NAU Hotels & Resorts nomeou Walter Pereira para o cargo de Golf Contracting manager, para reforçar “a aposta do grupo na comercialização integrada da oferta dos seus hotéis e campos de golfe”.

Travelport escolhe ex-Sabre para substituir Gordon Wilson em CEO

09-07-2019 (16h53)

A multinacional tecnológica Travelport, da qual faz parte o GDS Galileo, líder entre as agências de viagens portuguesas, que foi vendido em Maio aos grupos Siris Capital e Evergreen Coast Capital, anunciou hoje que Gordon Wilson, um veterano com 28 anos de companhia e seu CEO desde 2011, será substituído por Greg Webb, ex-vice-chairman da concorrente Sabre.

Julia Hillenbrand é a nova directora de Vendas ibérica do Grupo Lufthansa

01-07-2019 (14h01)

O Grupo Lufthansa nomeou Julia Hillenbrand para o cargo de directora de Vendas para Espanha e Portugal, que estará baseada em Madrid.

Noticias mais lidas