Aigle Azur declara-se insolvente e recorre à protecção de credores

02-09-2019 (17h00)

Foto: Aigle Azur
Foto: Aigle Azur

Depois dos “golpes e contra-golpes” da semana passada, a Aigle Azur, de tida em 32% por David Neeleman, recorreu hoje à protecção de credores, garantindo que isso não afectará os seus passageiros.

De acordo com a imprensa francesa, a protecção de credores é o último episódio da ‘guerra’ entre accionistas que se tornou pública quando Neeleman reagiu à ofensiva do acionista Gérard Houa, detentor de 19% do capital, que trocou de CEO, restituindo a liderança executiva a Frantz Yvelin, a par de um administrador judicial.

A imprensa relata que Gérard Houa “invadiu” as instalações da Aigle Azur para tomar o poder, no que foi contrariado por Neeleman, mas sem referir qual a posição do maior accionista da companhia, o grupo chinês HNA.

A imprensa acrescentou entretanto que na sequência de um comité de empresa reunido hoje de manhã foi anunciado que a Aigle Azur está em suspensão de pagamentos “na sequência de vários anos erráticos devidos a numerosas decisões estratégica inadaptadas e será colocada sob a protecção do tribunal de comércio”.

A Aigle Azur já foi um dos players no mercado das ligações entre Paris e Portugal, nomeadamente para Lisboa, Porto e Funchal.

Uma das propostas da direcção de Frantz Yvelin para manter a companhia a voar era a venda da operação para Portugal à low cost espanhola do IAG, a Vueling.

 

Para ler mais clique:

Aigle Azur quer vender operação para Portugal à low cost espanhola Vueling

David Neeleman trava nomeação de novo CEO para a Aigle Azur

 

Clique para mais notícias: Aigle Azur

Clique para mais notícias: Aviação

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Beijing Capital muda voos de/para Lisboa para o novo aeroporto da capital chinesa

20-09-2019 (13h42)

A Beijing Capital, única companhia de aviação chinesa a voar de/para Portugal, vai alterar o aeroporto de partida/chegada a Pequim para o novo aeroporto da capital chinesa, o Beijing Daxing (PKX).

Receitas dos hotéis em Macau subiram 14,5% em 2018

19-09-2019 (16h06)

As receitas dos hotéis em Macau atingiram 37,29 mil milhões de patacas (4,2 mil milhões de euros) em 2018, mais 14,5% que no ano anterior, anunciou hoje a Direcção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau.

Solférias leva agentes de viagens portugueses à Tailândia

18-09-2019 (18h16)

O operador turístico Solférias levou um grupo de agentes de viagens portugueses a conhecer a Tailândia, um dos novos destinos da sua programação, proporcionando-lhes um circuito que incluiu praias, cidade e natureza.

Asiana já aceita reservas para voos Seul - Lisboa que inicia em Outubro

18-09-2019 (12h34)

A companhia de aviação sul-coreana Asiana Airlines, membro da Star Alliance, como a TAP, já aceita reservas para os voos entre Seul e Lisboa que tem programado iniciar a 28 de Outubro em Airbus A350-900 (clique para ler: Asiana Airlines vai voar Seul - Lisboa a partir de Outubro).

Mais de um milhão de pessoas entrou em Macau para o Festival da Lua

17-09-2019 (14h53)

Macau recebeu mais de um milhão de visitantes no fim de semana alargado do Festival da Lua, celebração popular asiática que comemora abundância e união, informaram hoje as autoridades.

Noticias mais lidas