EUA impõem novas sanções contra Cuba proibindo viagens culturais e educacionais

05-06-2019 (18h02)

Os Estados Unidos impuseram novas sanções contra Cuba proibindo viagens culturais e educacionais em grupo para a ilha assim como a exportação de barcos e aviões privados e comerciais.

Washington, que acusa Havana de ter um "papel desestabilizador" na América Latina, proibiu a exportação de barcos e aviões, segundo um comunicado do Departamento do Tesouro.

A proibição de exportação aplica-se a cruzeiros e barcos pessoais, assim como aviões privados e comerciais.

"Esses actos vão ajudar a manter os dólares norte-americanos fora do alcance dos serviços militares, secretos e de segurança cubanos", indicou o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.

Segundo o Departamento do Tesouro, os EUA não vão permitir viagens culturais e educacionais em grupo para Cuba.

Essas viagens foram usadas por milhares de cidadãos americanos para visitar a ilha antes de os EUA restabelecerem relações diplomáticas completas com o Governo comunista em Dezembro de 2014.

"Cuba continua a ser comunista e os Estados Unidos, sob Governos anteriores, fizeram concessões demais a um de nossos adversários históricos mais agressivos", salientou o secretário do Comércio, Wilbur Ross, em comunicado.

Os Estados Unidos, que acusam as autoridades cubanas de apoiar os regimes de Nicolás Maduro na Venezuela e Daniel Ortega na Nicarágua, aumentaram em Abril a sua lista negra de empresas cubanas que não podem beneficiar de transações financeiras directas dos EUA, incluindo um ramo do exército cubano dedicado ao turismo, chamado Gaviota.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cuba

Clique para ver mais: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Complexo Bahia Principe Bávaro vai ter uma nova zona de lazer e restauração

23-10-2019 (16h51)

Os clientes dos sete hotéis do complexo Bahia Principe Bávaro, na República Dominicana, vão passar a ter à disposição uma nova zona de lazer e restauração, a Beach House “Las Olas”, que inaugura a 15 de Dezembro.

Turismo internacional para a Dominicana ainda cai 16,6% em Setembro

22-10-2019 (15h53)

As chegadas de turistas estrangeiros à Dominicana acumularam em Setembro a quarta quebra homóloga mensal, com um decréscimo em 16,6% que arrastou o balanço para um decréscimo em 2,8%.

Turismo português para a Dominicana voltou a crescer em Setembro

22-10-2019 (15h19)

Depois de três meses consecutivos de quebras, as chegadas de turistas portugueses à Dominicana voltaram a crescer em Setembro, apresentando um aumento em 6%.

Quebra de turistas portugueses na Dominicana eleva-se a 10,7%

22-10-2019 (15h16)

As chegadas de turistas portugueses à Dominicana baixaram 10,7% nos primeiros nove meses deste ano, de acordo com dados divulgados pelo seu banco central, que indicam um decréscimo de 3,6 mil, para 29.771.

Quebra de turistas estrangeiros na Dominicana em Julho e Agosto leva balanço de 2019 para ‘o vermelho’

27-09-2019 (14h07)

A República Dominicana estava no fim de Agosto com uma quebra de turistas estrangeiros não residentes em 1,8% ou 71,1 mil, provocada pelas quebras que se sucedem desde Junho, associadas às notícias sobre mortes de turistas em resorts do país.

Noticias mais lidas