APAVT apresenta queixa contra a TAP por uso abusivo de dados de passageiros

18-07-2019 (10h40)

A APAVT formalizou junto da IATA, associação internacional de companhias de aviação, uma queixa contra a TAP por alegada utilização abusiva dos contactos dos passageiros que os agentes de viagens são obrigados a fornecer, noticiou hoje o jornal espanhol "Nexotur".

A APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) esteve na sede da IATA em Madrid, na sexta-feira, dia 12 de Julho.

O que esta em causa é a alegada utilização abusiva dos dados de passageiros que as agências de viagens são obrigados a fornecer à TAP, como o PressTUR avançou esta segunda-feira (clique para ler: TAP acusada de utilização abusiva de contactos dos passageiros e violação das regras de protecção de dados).

O "Nexotur" avança hoje que a Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens (ECTAA) enviou uma carta à IATA a protestar as consquências da aprovação da resolução que obriga os agentes de viagens a comunicar às companhias aéreas os dados dos passageiros.

Na carta dirigida ao vice-presidente sénior de Finanças e Distribuição da IATA, Aleks Popovich, a ECTAA acusa as companhias aéreas de utilizar os dados dos clientes fornecidos pelas agências de viagens para depois os contactar directamente.

Por outro lado, a confederação sublinha que a medida obriga a modificações significativas nos processos de reserva e que conduzirá a procedimentos complexos e extremamente caros.

A ECTAA acrescenta ainda que a resolução incumpre com o regulamento de protecção de dados da União Europeia (RGPD), que estabelece que os clientes devem ser informados dos objectivos do processamento dos seus dados pessoais, bem como do período de armazenamento desses dados.

 

Ver também:

 

Clique para ver mais: Agências&Operadores

Clique para ver mais: Aviação

Clique para ver mais: APAVT

Clique para ver mais: TAP

Clique para ver mais: IATA

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

América Latina proporciona 47,4% do crescimento de tráfego do IAG até Novembro

09-12-2019 (17h45)

As rotas da América Latina estão a ser de forma cada vez mais clara o ‘motor’ de crescimento do IAG, grupo que integra a British Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level, tendo valido até Novembro 47,4% do crescimento de tráfego na totalidade das operações.

Companhias do IAG transportaram até Novembro mais 4,88 milhões de passageiros

09-12-2019 (17h29)

As companhias do IAG, grupo que integra a Brisith Airways, a Iberia, a Vueling, a Aer Lingus e a Level transportaram até 30 de Novembro 109,5 milhões de passageiros, com aumento em 4,7% ou 4,88 milhões relativamente ao período homólogo de 2018.

Wamos Air vai passar a voar para Cancun em A330

05-12-2019 (13h41)

A companhia de aviação espanhola Wamos Air, antiga Pullmantur Air, comprada pela sociedade de investimentos Springwater, que em Portugal comprou a antiga Espírito Santo Viagens, actualmente Wamos Portugal, vai passar a voar a rota Madrid - Cancun em Airbus A330-200, em lugar do Boeing B747-400.

Espanha recebe menos turistas em Outubro, mas mantém crescimento no ano

02-12-2019 (17h14)

Espanha teve este mês de Outubro uma quebra do turismo internacional em 0,3%, mas ainda assim no conjunto dos primeiros dez meses do ano mantém crescimento em 1,1%, que significa um aumento em 805 mil, atingindo um total de 74,72 milhões, para o qual Portugal é o emissor europeu que mais contribui.

Catalunha é líder destacado dos destinos espanhóis, apesar da instabilidade política

02-12-2019 (17h00)

A Catalunha, que tem sido palco de distúrbios e confrontações com independentistas, mantém-se ainda assim o destino espanhol líder em recepção de turistas e, inclusivamente, com crescimento, mesmo que modesto.

Noticias mais lidas