Governo dos Açores vende propriedade da Grená na Lagoa das Furnas

21-09-2018 (15h43)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Governo dos Açores vai vender a propriedade da Grená, na Lagoa das Furnas, adquirida em 1987 pelo Estado para servir de residência de apoio às figuras de Estado que se deslocassem à região.

“O Governo dos Açores decidiu colocar à disposição da iniciativa privada a propriedade da Grená, na margem da Lagoa das Furnas, no concelho da Povoação, em São Miguel, considerando o seu potencial turístico”, informa um comunicado do executivo açoriano.

Em Agosto de 2015, num despacho publicado em Jornal Oficial, o Governo açoriano anunciou que iria tomar posse de três imóveis do Estado no arquipélago, um deles a propriedade da Grená, adquirida para ser residência das figuras de Estado que visitassem o arquipélago.

A propriedade, adquirida pelo Estado em Junho de 1987, inclui um parque densamente arborizado, um curso de água atravessado por uma ponte, um jardim e um palacete construído por um antigo cônsul inglês na década de 50 do século XIX.

Ao longo dos anos foram feitos vários alertas públicos a chamar a atenção para o avançado estado de degradação do imóvel.

Na nota divulgada hoje, o executivo açoriano sublinha que, “face à evolução do mercado imobiliário registada, em particular, no último ano, com o aumento da procura de imóveis e a preferência revelada por parte dos empresários pela aquisição das propriedades em que realizam projectos de investimento, a região decidiu alienar o denominado 'prédio da Grená'".

De acordo com o Governo Regional, a decisão de venda em hasta pública, que decorre de hoje até 24 de Outubro, “integra-se na estratégia de promoção da diversificação do investimento e do reforço da competitividade das actividades económicas da região, nomeadamente no sector do turismo”.

“A propriedade da Grená foi adquirida pelo Estado em 1987 sem que, contudo, tivesse qualquer utilização até a região ter tomado posse deste imóvel”, assinala a informação.

O Governo açoriano frisa que “a região, atenta ao significativo crescimento do sector do turismo, tem procedido à alienação em hasta pública de várias propriedades, sem utilização de interesse público, para efeitos de investimento privado”, contribuindo também para “gerar mais oportunidades de criação de riqueza e de emprego”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

DECO recebeu mais de quatro mil queixas relativas a transporte aéreo em 2018

19-04-2019 (18h19)

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) recebeu mais de quatro mil reclamações relacionadas com transportes aéreos em 2018 e, no primeiro trimestre deste ano, elevam-se a 674.

Passes sociais no Algarve vão custar entre 14 e 40 euros

19-04-2019 (17h50)

Os passes dos transportes públicos no Algarve vão ter preços entre 14 e 40 euros, representando uma redução superior a 80% relativamente ao tarifário actualmente em vigor, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL).

Agência que fretou autocarro acidentado no Caniço garante todo o apoio às vítimas e familiares

19-04-2019 (17h40)

A agência de viagens Travel One, que fretou o autocarro que se despistou na quarta-feira provocando 29 mortos em Caniço, concelho de Santa Cruz, Madeira, assegurou estar “a envidar esforços para que seja prestado todo o apoio às vítimas e aos seus entes próximos neste momento difícil e de dor”.

Chanceler alemã agradece trabalho dos socorristas no acidente no Caniço (Madeira)

18-04-2019 (12h04)

A chanceler alemã, Angela Merkel, manifestou hoje "tristeza e choque" na sequência do acidente com um autocarro no Caniço, Madeira, ao fim da tarde de quarta-feira, que provocou a morte de 29 turistas alemães.

Grupo de luxo LVMH completa aquisição da proprietária do hotel Reid’s na Madeira

18-04-2019 (10h32)

O grupo do segmento de luxo LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton completou a aquisição da rede hoteleira Belmond, anteriormente Orient Express, proprietária entre outras unidades do Reid’s Madeira.