Governo dos Açores vende propriedade da Grená na Lagoa das Furnas

21-09-2018 (15h43)

Foto: Visit Azores
Foto: Visit Azores

O Governo dos Açores vai vender a propriedade da Grená, na Lagoa das Furnas, adquirida em 1987 pelo Estado para servir de residência de apoio às figuras de Estado que se deslocassem à região.

“O Governo dos Açores decidiu colocar à disposição da iniciativa privada a propriedade da Grená, na margem da Lagoa das Furnas, no concelho da Povoação, em São Miguel, considerando o seu potencial turístico”, informa um comunicado do executivo açoriano.

Em Agosto de 2015, num despacho publicado em Jornal Oficial, o Governo açoriano anunciou que iria tomar posse de três imóveis do Estado no arquipélago, um deles a propriedade da Grená, adquirida para ser residência das figuras de Estado que visitassem o arquipélago.

A propriedade, adquirida pelo Estado em Junho de 1987, inclui um parque densamente arborizado, um curso de água atravessado por uma ponte, um jardim e um palacete construído por um antigo cônsul inglês na década de 50 do século XIX.

Ao longo dos anos foram feitos vários alertas públicos a chamar a atenção para o avançado estado de degradação do imóvel.

Na nota divulgada hoje, o executivo açoriano sublinha que, “face à evolução do mercado imobiliário registada, em particular, no último ano, com o aumento da procura de imóveis e a preferência revelada por parte dos empresários pela aquisição das propriedades em que realizam projectos de investimento, a região decidiu alienar o denominado 'prédio da Grená'".

De acordo com o Governo Regional, a decisão de venda em hasta pública, que decorre de hoje até 24 de Outubro, “integra-se na estratégia de promoção da diversificação do investimento e do reforço da competitividade das actividades económicas da região, nomeadamente no sector do turismo”.

“A propriedade da Grená foi adquirida pelo Estado em 1987 sem que, contudo, tivesse qualquer utilização até a região ter tomado posse deste imóvel”, assinala a informação.

O Governo açoriano frisa que “a região, atenta ao significativo crescimento do sector do turismo, tem procedido à alienação em hasta pública de várias propriedades, sem utilização de interesse público, para efeitos de investimento privado”, contribuindo também para “gerar mais oportunidades de criação de riqueza e de emprego”.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Açores

Clique para mais notícias: Portugal

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico apresenta programação de Réveillon em Coimbra, Porto e Lisboa

21-08-2019 (21h48)

“Venha descobrir as novidades que temos reservadas para o Réveillon e para os destinos de longo curso”, desafia o operador turístico Soltrópico num convite para três apresentações marcadas para 10, 11 e 12 de Setembro, em Coimbra, Porto e Lisboa.

Convento do Carmo em Moura vai ser um 4-estrelas após investimento de seis milhões

21-08-2019 (21h22)

A Sociedade de Promoção de Projetos Turísticos e Hoteleiros (SPPTH), gestora do Convento do Espinheiro, em Évora, venceu a concessão do Convento do Carmo, em Moura, que irá converter num hotel de 4-estrelas para abrir em 2022, após um investimento de seis milhões de euros.

Aeroporto de Lisboa vai ter uma nova área de chegadas com mais cinco postos de controlo

21-08-2019 (16h30)

O aeroporto de Lisboa vai ter a partir de final de Setembro/início de Outubro mais cinco postos de controlo do Serviço de Estangeiros e Fronteiras (SEF) numa nova área de chegadas, disse Isabel Oneto, secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna.

Macau recebeu mais 8% de turistas portugueses até Julho

21-08-2019 (16h16)

Macau recebeu 6.905 turistas portugueses nos primeiros sete meses do ano, o que corresponde a um aumento de 8% ou mais 509 turistas que no período homólogo do ano passado, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Lisboa foi Top5 de crescimento de passageiros na Europa no primeiro semestre

21-08-2019 (15h37)

O ACI Europa, associação que reúne mais de 500 aeroportos europeus, cotou o Aeroporto de Lisboa como um dos grandes aeroportos do continente com mais forte crescimento do número de passageiros no primeiro semestre.

Noticias mais lidas