Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve passa a integrar rede da OMT

17-01-2020 (11h22)

O Observatório para o Turismo Sustentável do Algarve, lançado em Março de 2019, vai passar a integrar a rede da Organização Mundial do Turismo (OMT), o que vai permitir "aumentar a competitividade turística do Algarve", segundo o presidente da Região de Turismo, João Fernandes.

"O reconhecimento do observatório regional pela OMT acontecerá dia 23 durante a Fitur, a feira de turismo de Madrid", anuncia a Região de Turismo do Algarve (RTA) num comunicado.

João Fernandes, presidente da RTA, citado nessa nota, afirma que “a sustentabilidade de um território pressupõe uma preocupação com os recursos naturais e com a qualidade de vida futura das populações que o habitam e visitam, sendo por isso necessário promover a coesão territorial e um crescimento económico equilibrado”.

“O observatório regional guia-nos nesse caminho, ao desenvolver metodologias para a sustentabilidade no turismo e ao dotar-nos de conhecimento científico sobre a região”, afirmou Jorão Fernandes, acrescentando que a integração na International Network of Sustainable Tourism Observatories (INSTO) tornará “ainda mais fácil trocar informação com os parceiros da rede, aplicar técnicas de gestão e de monitorização similares e, por fim, aumentar a competitividade turística do Algarve”.

A INSTO conta actualmente com a participação de países como a China, a Grécia, o Brasil, os EUA e a Itália.

O processo de integração iniciou há menos de um ano e foi liderado pela RTA, com apoio do Turismo de Portugal e em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Universidade do Algarve.

A RTA acrescenta ainda que nesta edição da Fitur vai apostar na promoção dos segmentos de natureza, cultura, gastronomia, golfe e sol e mar. O mercado espanhou “gerou mais de 401 mil dormidas no Algarve fora dos meses de época alta em 2019 (+12,2% do que em igual período de 2018)”, conclui a entidade.

 

Clique para ver mais: Portugal

Clique para ver mais: Algarve

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Madeira investe mais 30 mil euros no Carnaval

17-02-2020 (18h05)

O Governo da Madeira vai investir 480 mil euros, mais 30 mil que em 2019, na programação de Carnaval da região que vai estar subordinada ao tema "Fantasia".

Grupo sul africano Newmark compra um terço do capital da portuguesa Unlock Boutique Hotels

17-02-2020 (17h46)

O Grupo Newmark Hotels, da África do Sul, comprou um terço do capital da Unlock Boutique Hotels, um negócio que, segundo afirma a Unlock, lhe vai permitir administrar novos hotéis “que a Newmark pretende adquirir directamente ou através de um novo fundo que está a ser lançado”.

NAU reabre três hotéis no Algarve este mês

17-02-2020 (17h04)

A NAU Hotels & Resorts já reabriu o Salgados Palace, em Albufeira, e o Morgado Golf & Country Club, em Portimão, após "intervenções de manutenção", tendo previsto reabrir na sexta-feira o São Rafael Suites, em Albufeira.

Hotéis Oásis Atlântico Salinas Sea e Praiamar contratam novos chefs

17-02-2020 (16h44)

Ismael González é o novo chef do Oásis Atlântico Salinas Sea, na Ilha do Sal, e Márcio Rodrigues é o novo chef executivo do Oásis Atlântico Praiamar, na Ilha de Santiago, anunciou o grupo hoteleiro português.

Hotel 4-estrelas na Praia da Vagueira em Vagos aguarda parecer da APA

17-02-2020 (15h51)

Um pedido de licenciamento para construção de um hotel junto à primeira linha de praia na Vagueira foi apresentado na Câmara de Vagos, aguardando parecer da Agência Portuguesa do Ambiente, confirmou o presidente deste município.

Noticias mais lidas