Açores apostam na promoção de Golfe e Mice e visam aumento de turistas estrangeiros

25-01-2006 (10h54)

4,75 milhões de euros em 2006

A Associação de Turismo dos Açores (ATA) espera este ano um crescimento de dormidas e receitas, e visa o aumento da entrada de estrangeiros na Região, através do reforço na promoção dos produtos já tradicionais, como o turismo de natureza, mas também investindo em produtos emergentes como o Golfe e os Mice.

Com uma verba de 4,755.963 milhões de euros, para este ano, a ATA estima que a região possa registar, comparativamente ao ano passado, um aumento de 10% na entrada de turistas estrangeiros, mais 12,5% no número de dormidas, e um aumento de 14% nas receitas da hotelaria.

Para concretizar estes objectivos, a ATA vai procurar aumentar a sua notoriedade internacional através da aposta em produtos turísticos tradicionais, como o turismo de natureza, turismo activo, mas também em produtos que considera emergentes, como o turismo de Negócios (MICE), golfe e cruzeiros.

O aumento da notoriedade da região passa também pela participação em feiras e workshops, a realização de viagens educacionais, inserções publicitárias. Este ano, parte do plano promocional da região inclui ainda a prestação de apoio a eventos culturais e desportivos, organização de congressos, reuniões e incentivos, concessão de incentivos financeiros a operadores e a edição de materiais promocionais.

Os Açores lançaram no decorrer da Bolsa de Turismo a sua nova brochura, cujas versões genérica, temáticas, MICE e Golfe, foram apresentadas, pela primeira vez, em quatro idiomas escandinavos, polaco e russo.

Turistas estrangeiros poderão representar 57% da actividade turística

O aumento de turistas estrangeiros é um dos objectivos da região, sendo que a ATA pretende que em 2006, o mercado externo represente 57% da actividade turística açoriana.

Como tal, os mercados prioritários para a região dos Açores durante este ano são a Suécia, Noruega, Dinamarca, Canadá, Alemanha, Espanha, Suíça, E.U.A., Reino Unido e Finlândia, mercados que actualmente têm ligação aérea com a região.

Com a abertura da rota Ponta Delgada Amesterdão, operada pela SATA Internacional, a partir de Maio, a região vai apostar igualmente no Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), mercado que entre 2003 e 2004 registou um crescimento de 20%, para oito mil dormidas e cerca de três mil turistas na região.

Outros mercados que estão ainda em fase de prospecção e de abordagem são a Irlanda, Polónia e Rússia.

Golfe, um mercado emergente em desenvolvimento

A aposta no golfe por parte da região incide não só na criação de mais estruturas, estando previstos mais três novos campos (em São Miguel, Santa Maria e no Faial), mas também pela realização de torneios nacionais e internacionais, estando alguns eventos já na agenda da região para 2006.

A participação em eventos e certames dedicados a este produto, a realização de viagens educacionais e o apoio a eventos, são outros projectos da região.

A recente venda da participação do governo regional dos Açores na empresa Verdegolf ao grupo Siram e à Oceânico é vista pelo executivo regional como um "novo patamar no desenvolvimento turístico dos Açores", como referiu o Vice-Presidente do Governo Regional açoriano, Sérgio Ávila.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas