Companhias de cruzeiros respondem à procura com propostas de grandes viagens mundiais
As companhias de cruzeiros respondem ao aumento da procura com propostas diferentes de itinerários que percorrem o mundo de norte a sul ou de leste a oeste já a partir de finais de Setembro.
Uma informação da CLIA, Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros diz que mesmo em tempos de incerteza económica, são cada vez mais os viajantes que pretendem viajar pelo globo, ou que pelo menos, fazem um longo segmento de cruzeiro numa região do mundo que não conheçam.
As propostas começam já no dia 23 de Setembro com uma Volta ao Mundo Longitudinal a bordo do MS Fram, o mais recente navio da Hurtigruten, que parte de Reikjavik na Islândia em direcção à Antártida num percurso de 67 dias.
Segundo a CLIA este é o único itinerário que inicia acima do Círculo Polar Árctico em direcção ao sul, fazendo escalas no Reino Unido e Irlanda, cruza o Atlântico, visita o Canadá, a costa leste e a América Central antes de passar o Canal do Panamá, navegando em direcção à costa ocidental da América do sul. Ao aproximar-se da Antártida, peritos juntam-se ao cruzeiro para dar palestras sobre o destino. A passagem de Drake, o cabo Horn e o sul das ilhas Shetland são outros dos pontos tocados pelo cruzeiro.
A proposta da Crystal Cruises é para um cruzeiro de 106 dias a bordo do Crystal Serenity, que parte de Los Angeles a 21 de Janeiro, passando por 45 cidades no México, Pacífico sul, Nova Zelândia, Austrália de leste e oeste, Indonésia e o sudeste da Ásia, China, Japão, Rússia, Alasca, Columbia Britânica e São Francisco, até regressar a Los Angeles.
A 14ª edição do cruzeiro de volta ao mundo permite as vendas em segmentos de 12 até 22 dias e irá introduzir 125 novas excursões, algumas gratuitas.
A Silversea Cruises vai estrear-se com um cruzeiro “Grand Pacific Voyage” de 92 dias, a bordo do Silver Shadow que parte de Los Angeles a 7 de Março.
O cruzeiro é composto por seis segmentos temáticos e os passageiros irão visitar 45 portos, 15 países e os dois hemisférios, tendo ainda a possibilidade de pernoitar em Bora Bora, Sydney, Singapura, Ho Chi Minh, Hong Kong e Tóquio.
Os passageiros que optarem por realizar o cruzeiro na totalidade têm a noite de véspera de início e o transfer e handling da bagagem entre o hotel e o navio gratuitos.
A Princess Cruises vai oferecer dois itinerários globais e semelhantes de 107 dias em 2009, a bordo do Tahitian Princess, com capacidade para 670 passageiros, e do Royal Princess, para 710 passageiros.
O primeiro zarpa a 12 de Janeiro de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, e termina em Dover, em Inglaterra e o segundo, parte a 20 de Janeiro do mesmo porto e termina em Roma.
Os dois percursos incluem a América do Sul, Pacífico Sul, Austrália, Ásia, com passagens pelo Vietname, Cambodja, Papua Nova Guiné, pela grande barreira de coral, Índia, Egipto e diversos portos na Europa. Ambos irão escalar o novo porto da Princess, Port Blair, nas ilhas Andaman.
A Regent Seven Cruises por sua vez, será, segundo a CLIA, a única companhia na categoria de luxo a oferecer duas voltas ao mundo em 2009 em simultâneo.
O Seven Seas Voyager e o Seven Seas Mariner, navios só de suites com varandas para 700 passageiros, vão visitar 110 portos em 50 países nos seis continentes.
Os segmentos do cruzeiros serão de 12 a 24 noites e passam pelas Caraíbas, América do Sul, Pacífico Sul, Nova Zelândia e Austrália, sudeste asiático, Japão, Índia, Médio Oriente, Norte de África e Mediterrâneo.
A Cunard Line é uma das companhias com tradição nos cruzeiros à volta do mundo desde 1922, diz a CLIA. O novo Queen Victoria fará um cruzeiro de 99 dias “Exploração de Horizontes Longínquos”, que parte de Nova Iorque a 10 de Janeiro, passando pelas Caraíbas, canal do Panamá, México, Pacífico Sul, Austrália e Nova Zelândia, Ásia, Médio Oriente e Europa.
O cruzeiro também está disponível para comercialização em quatro segmentos, entre os quais os itinerários de 17 dias Nova Iorque-Los Angeles e o de 27 dias entre Sydney e Singapura.
O Queen Mary 2 fará, em 2009, a “Expedição Épica” de 90 dias, que parte de Fort Lauderdale a 13 de Janeiro e circum-navega a América do Sul antes de zarpar rumo ao sul e depois para a Ásia e Europa.
O Ms Rotterdam, da Holland America, regressa aos cruzeiros mundiais no próximo ano com um itinerário de 114/117 dias intitulado Grand World Voyage que parte de Los Angeles a 19 de Janeiro. A rota em direcção ao ocidente navega pelo oceano Pacífico para o Hawai, o Pacífico Sul, Austrália, Nova Zelândia, Ásia e África antes de visitar as Caraíbas e chegar a Fort Lauderdale. Os passageiros têm a possibilidade de fazer pernoita em Sydney, Hong Kong, Xangai, Mumbai, Mombaça e Cidade do Cabo, estando também disponíveis a comercialização de segmentos de 22 a 69 dias. Os passageiros vão ter ainda a possibilidade de assistir à travessia do “Midnight Golden Line” quando o navio cruzar a linha do equador ao mesmo tempo que a linha internacional da data.
A nota da CLIA acrescenta que as companhias indicam que quase metade dos passageiros realiza a totalidade do percurso dos cruzeiros à volta do mundo ou em segmentos menores de duas semanas e mais de dois meses.
Escrever comentário