Forte português no Quénia é património Mundial da Humanidade

28-06-2011 (11h37)

O Forte de Jesus, no Quénia, uma construção portuguesa de 1593 foi adicionado à lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO, que conta com mais 34 sítios históricos, entres eles os Jardins e templos de Hiraizumi, Japão, que representam o Budismo da Terra Pura.




O Forte de Jesus, construído entre 1593 e 1596, com vista a proteger o porto de Mombaça, “é um mais marcantes e bem conservados exemplos da fortificação militar portuguesa do século XVI e um marco na história deste tipo de construção”, diz a UNESCO, que realça que o plano do forte e a forma reflectem o “ideal renascentista de que proporções perfeitas e harmonia geométrica devem ser encontradas no corpo humano”.
Baseado na cosmologia do Budismo da Terra Pura, Hiraizumi engloba cinco sítios, templos, jardins, sítios arqueológicos e a montanha sagrada de Kinkeisan, e apresenta vestígios de postos oficiais que datam dos séculos XI e XII, quando era o centro administrativo do Norte do Japão, rivalizando com Kyoto, diz a UNESCO.
O Budismo da Terra Pura, que se espalhou no Japão no século XVIII, desenvolveu um conceito de planeamento e de concepção de jardins que é único no País.
Os Jardins Persas em várias províncias do Irão, que exemplificam a diversidade de concepção de jardins que se desenvolveram e adaptaram às diferentes condições climatéricas, enquanto mantêm os princípios que têm as suas raízes no Século VI AC, são outro dos novos sítios nomeados. Os jardins apresentam edifícios, pavilhões e muralhas, bem como sofisticados sistemas de irrigação e “influenciaram a arte da concepção de jardins à países como a Índia e Espanha”.
Outras nomeações este ano são os sítios arqueológicos da ilha de Meroe, Sudão, que datam desde o Século VIII AC; a cidadela da Dinastia Ho, Vietname, construída de acordo com os princípios do feng-shui, no século XIV; a paisagem cultural de café da Colômbia, a paisagem cultural da serra da Tramuntana, a costa noroeste da ilha de Maiorca, Espanha; os sítios culturais de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, que testemunham a ocupação humana sedentária numa região deserta desde o período do neolítico; a fábrica Fagus em Alfeld, Alemanha, que, construída em 1910, é um marco do desenvolvimento da arquitectura moderna e do design industrial; o centro histórico de Bridgetown, Barbados, um exemplo da arquitectura colonial britânica, construída entre os séculos XVII e XIX; a presença dos Lombardos em Itália, que remonta a 586 AD, e que é composta de sete grupos de edifícios importantes na península itálica; vestígios de habitação pré-histórica nos Alpes, nomeadamente Áustria, França, Alemanha, Itália, Eslovénia e Suíça; o Delta de Saloum, Nigéria; o complexo da Mesquita Selimiey em Edirne, Turquia, que foi considerado o melhor trabalho do arquitecto Sinan (Século XVI); a paisagem cultural do lago oeste de Hangzhou, China; a Costa Ningaloo Austrália; as ilhas Ogasawara, Japão; a Área Protegida de Wadi Rum, Jordânia; a paisagem cultural de Konso, Etiópia; o sistema de lagos no Great Rift Valley, Quénia; as florestas de faias pré-históricas, que inclui a Alemanha, Eslováquia e a Ucrânia e as ancestrais florestas de faias da Alemanha.

Museus&Monumentos
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas