Gastronomia baiana vai estar à mesa dos hotéis Vila Galé Porto e Ópera (Lisboa)

12-04-2010 (14h08)

Pela “mão” do Chef Jurandi

Moqueca de Tilápia, Xinxim de galinha, Bobó de camarão com farofa de dendê, Ensopado de carne com quiabada ou Fritada de carne de caranguejo são algumas das especialidades da gastronomia baiana que o Chef Jurandi, do Hotel Vila Galé Salvador, vai apresentar nas semanas gastronómicas que vão decorrer nos hotéis da rede no Porto, de 14 a 17 de Abril, e em Lisboa, de 21 a 24 de Abril.

O evento, indicou a rede presidida por Jorge Rebelo de Almeida, inclui espectáculos de show-cooking e música ao vivo.
“É um prazer poder partilhar a gastronomia baiana com os portugueses. Durante estes dias vamos mostrar a diversidade e sabores intensos da comida brasileira”, anunciou o Chef Jurandi, citado em comunicado do Vila Galé.
Jurandi destacou ainda que “o ambiente descontraído e acolhedor dos Hotéis Vila Galé são o cenário ideal para celebrar a nossa cultura, que herdou muito dos portugueses”.
As mostras gastronómicas realizam-se no Vila Galé Porto e no Vila Galé Ópera, em parceria com a Bahiatursa, empresa de turismo da Bahia ( Bahia apresenta-se em Portugal em Abril e Maio).
“Coloridos e arrojados, os pratos baianos serão acompanhados por muita animação e música brasileira”, destaca a rede hoteleira, que indicou que a iniciativa permite aos clientes “apenas 20€/pessoa (bebidas não incluídas)” experimentar “novos sabores e conhecer uma nova cultura sem sair da sua cidade”.
“Queremos com este evento dar um pouco do gostinho do Brasil aos portugueses”, anunciou, por sua vez, Neila Araújo, representante da Embratur em Portugal, citada em comunicado da entidade responsável pela promoção exterior do Brasil, que apoia a iniciativa.
O comunicado salienta que o Festival Gastronómico que irá decorrer nos Hotéis Vila Galé”tem como objectivo divulgar não só a cultura bahiana, através da animação diária e ao vivo de música típica bahiana, mas essencialmente a rica e diversificada gastronomia da região, que  irá proporcionar deliciosos momentos a todos os que visitarem o festival durante estes dias”.
“O nosso objectivo com esta acção é promover a Bahia no mercado português visando o aumento do fluxo turístico, além de fomentar os voos da TAP para Salvador”, comenta no mesmo comunicado Rosana Decat França, directora de Relações Internacionais da Bahiatursa, cuja presidente, Maria Emília Salvador Silva, vai estar em Portugal por ocasião do Festival Gastronómico.
Nos primeiros dois meses deste ano, os voos entre Lisboa e Salvador transportaram 24.559 passageiros nos dois sentidos, mais 6,3% que no período homólogo do ano passado.
Em 2009, segundo dados do Aeroporto de Lisboa, as ligações de e para Salvador tiveram um total de 133.288 passageiros, mais 6,3% que em 2008.
O Anuário da Embratur relativo a 2008 indica que de acordo com os dados do Departamento de Polícia Federal e Ministério do Turismo os portugueses foram o primeiro contingente de turistas internacionais a entrarem no Brasil por Salvador, apesar de uma queda do número de visitantes em 7%, para 34.300 ( Portugal mantém liderança mundial em turistas na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
As informações mais recentes da Embratur, baseadas numa pesquisa da FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Económicas, colocam Portugal como o quarto maior emissor de turistas para a Bahia em 2008, com 50.372 visitantes.
Segundo essa pesquisa, 57,4 % dos portugueses visitam o Brasil em viagens lazer e o ‘sol e praia’, a ‘natureza’ e o ‘ecoturismo’ são as principais motivações.
A informação diz ainda que cerca de 42,4% ficam hospedados em hotéis e pousadas e 42,2% em casa de amigos e familiares.
A pesquisa indicou ainda que cada turista gasta em média 66 euros por dia e permanece, em média, 13 dias no destino.

Clique para mais: Gastronomia
Clique para mais: Ideias&Sugestões
Clique para mais: Hotéis Vila Galé
Clique para mais: Brasil
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas