Hotel do Minho “mistura” natureza com diversidade da arte e do design

14-05-2009 (11h00)

De aspecto simples e discreto, mas com ar acolhedor, o Hotel de Turismo do Minho é uma unidade hoteleira de 4-estrelas, com quatro anos, localizada entre Vila Nova de Cerveira e Valença, quase no limiar da fronteira entre Portugal e Espanha, numa paisagem predominantemente verde à qual alia uma componente de design e arte.

 

 

O hotel é composto por um edifício principal, de três pisos, por onde se distribuem 60 quartos duplos e uma construção anexa, onde ficam cinco suites duplex e as garagens privativas, correspondentes a cada uma. Na parte traseira do hotel ficam as infra-estruturas de lazer com uma piscina para adultos e outra para crianças, um campo de ténis, parque infantil e um bar de apoio à piscina.


 

Todo o complexo hoteleiro é marcado pela simplicidade e modernidade, reflectidas numa arquitectura de linhas direitas e cor branca, em harmonia com o verde da zona envolvente. No interior, móveis de madeira clara, com apontamentos de mármore cinzento, objectos de design e obras de arte originais completam a decoração.

 

 


A inspiração para a decoração surgiu da Bienal de arte moderna que decorre em Vila Nova de Cerveira, patente em algumas esculturas em ferro, réplicas de obras expostas na Bienal e que estão nos jardins. No interior as paredes são dos corredores e dos quartos albergam diversos tipos de pinturas com temáticas da natureza, barcos de pesca, símbolos locais como o cervo e os espigueiros do Minho e elementos contemporâneos.

Na entrada, na sala de estar e no bar, onde fica também a zona de pequenos-almoços, o mobiliário simples e moderno, em tons escuros, contrasta com as tonalidades claras das paredes e com a luz natural.

 

 


As cinco suites são independentes do resto do hotel, e fazem lembrar vivendas germinadas, cada uma com decoração alusiva a um artista, designadamente Andy Warhol, Almada Negreiros, Van Gogh, Salvador Dali e Diego Velásquez.
Cada suite, com dois andares, é composta por sala com kitchinette e casa de banho no rés-do-chão, quarto e uma segunda casa-de-banho com banheira no piso superior e duas varandas. Tal como os quartos, as suites estão equipadas com internet e telefone directo, ar condicionado, televisão, rádio por satélite e minibar.
A oferta da unidade integra ainda um gabinete de massagens onde os hóspedes podem usufruir de um tratamento relaxante, anti-stress, pedras quentes, entre outras.
No exterior, num espaço contíguo, fica o restaurante “Braseirão do Minho”, especializado em comida tradicional portuguesa que é actualmente dirigido pelo chefe búlgaro Dantcho Batchvarov. Às sextas-feiras o restaurante dedica as noites ao fado e ao sábado, após o jantar, é altura para um passinho de dança, ao som de uma banda portuguesa ou galega.
Além das actividades e aventuras gastronómicas, os clientes do Hotel do Minho podem explorar a região, através de um conjunto de actividades que a unidade disponibiliza através de parcerias com empresas locais, designadamente montar a cavalo, passeios pela Rota dos Moinhos, observação de pássaros, passeio de caiaque pelas ilhas da zona (Boegas, ilha dos Amores e estuário do rio Minho) ou visitas a Vila Nova de Cerveira aproveitando o sábado que é dia do mercado local, Caminha, Valença, Tui ou Baiona, do outro lado da fronteira.
Para quem quiser ir mais longe, Viana do Castelo, Braga, Barcelos, Ponte de Lima ou Vigo são também sugestões de passeio pelas regiões do Alto Minho e Galiza. No hotel há uma pequena lista de sugestões de visita, com informações úteis e contactos, basta perguntar na recepção.

 

Hotel do Minho à espera do OK para avançar com novos projectos
O Hotel do Minho quer requalificar a sua oferta estando actualmente à espera de luz verde para avançar com a construção de duas infras-estruturas para servir o mercado de eventos e de wellness.
“Nós temos neste momento dois projectos, que é a construção de um “Business Center”, do lado esquerdo do edifício principal e a construção de um Wellness Center, com piscina interior, sauna, jacuzzi e banho turco” disse o director do hotel, David Pacheco, ao PressTUR.
O novo director do hotel quer apostar na área do turismo activo, através da promoção de eventos, e reforçar a imagem moderna e ligada às artes do hotel avançando que já solicitaram aos designers do Farol Hotel para fazerem um projecto para as novas fardas da unidade.
Ainda referindo-se aos planos para o Hotel do Minho, David Pacheco disse querer “apostar na formação” e “puxar pela ligação do hotel às artes e ao design, com exposições temporárias de artistas em começo de carreira, ou promoção de actividades artísticas”.
Devido à sua localização o hotel é muito procurado pelo mercado espanhol e nacional, em especial casais e famílias. O pico da ocupação é no Verão, no período do Festival Paredes de Coura, da Bienal e nos fins-de-semana grandes.
Uma noite de alojamento em quarto duplo, com pequeno-almoço, varia entre os 40 euros em época baixa e os 80 euros em alta, uma suite (com capacidade para quatro pessoas) custa entre 75 euros e 150 euros.

 

 

 

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas