Ilhas dos Açores entram na lista das reservas do Programa para a Biosfera da UNESCO

21-09-2007 (16h35)

As ilhas do Corvo e da Graciosa, no arquipélago dos Açores, estão entre as 23 reservas naturais recentemente incluídas no Programa para a Biosfera da UNESCO.

A reserva da ilha Corvo inclui não só a área emersa do mar, entre ela o cone vulcânico, mas também a circundante área marinha.

A Ilha alberga inúmeras espécies endémicas, e os séculos de agricultura e pecuária “criaram uma paisagem de enorme significado cultural”, refere a UNESCO em comunicado.

A introdução de novas técnicas de gestão e a vontade dos locais em participar em gestões experimentais de recursos por parte da tornam o Corvo “num local excepcional para pesquisa”.

A reserva da Ilha da Graciosa inclui habitats costeiros e as florestas que albergam numerosas espécies endémicas de aves, morcegos,entre outras. A agricultura, pecuária, vinha, são formas tradicionais de manutenção.

“O seu clima suave, as nascentes de água termal, e as suas belas paisagens dão à Graciosa enorme potencial para o eco turismo e turismo cultural”.

O conceito de reserva da biosfera oferece oportunidades específicas para combinar conhecimento científico e modalidades governamentais para reduzir as perdas da biosfera, melhorar os modos de vida, e desenvolver condições sociais, económicas e culturais para uma sustentabilidade ambiental.

As reservas da biosfera podem server igualmente como sítios de experimjentação e aprendizagem. Além dos Açores, a UNESCO inseriu outras 21 novas reservas na lista para o Programa para a Biosfera - Cape Winelands, na África do Sul, Noosa, na Austrália, Western Nghe An, no Vietname, Marawah Biosphere Reserve, (Emirados Árabes Unidos), Jabal Al Rihane (Líbano), Manicouagan Uapishka e Fundy, no Canada, Sierra de Alamos - Río Cuchujaqui (México), Apaneca-Llamatepec e Xiriualtique Jiquitizco (El Salvador), Andino Norpatagonica e Pereyra Iraola (Argentina), Bosques Templados Lluviosos de los Andes Australes (Chile), Agua y Paz ( Costa Rica), Podocarpus-El Condor (Equador), And Atoll (Estados Federados da Micronésia), Al-Reem (Qatar), Mongol Daguur (Mongólia), Chebaling e Lago Xingkai (China), Rio Eo, Oscos y Terras de Buron (espanha).

A UNESCO reviu ainda as extensões de Frontenac Arch Biosphere Reserve (antiga Canadian Thousand Islands - Frontenac Arch Biosphere Reserve), e Great Volzhsko-Kamsky Biosphere Reserve, na Federação Russa.

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas