Lista de Geoparques das Nações Unidas acrescenta 11 novos sítios

06-10-2010 (14h55)

Os rios subterrâneos da região de Guangxi Zhuang, China, a Costa Basca, Espanha, o planalto de Dong Van Karst, Vietname, ou Rokua, no norte da Finlândia, próximo ao Círculo Ártico, são exemplos dos 11 novos Geoparques recentemente eleitos para a Rede Global de Geoparques das Nações Unidas.

A eleição que teve recentemente lugar durante a 9ª Conferência Europeia de Geoparques, em Lesbos, Grécia, aumentou para 77 o total de Geoparques em 24 países no Mundo.
Os 11 novos sítios
Costa Basca: Os penhascos e “espectaculares plataformas de abrasão” da costa basca no norte de Espanha, onde uma “longa história cultural é representada por pinturas em cavernas, artefactos xamanísticos, e uma magnífica igreja gótica”.
Planalto Dong Van Karst, Vietname: A sua paisagem em calcário e uma “rica herança cultural”.
Ilhas Jeju, República da Coreia: Ilha vulcânica cuja economia é baseada no turismo e com vários geosítios preservados.
China: Leye-Fengshan na região autónoma de Guangxi Zhuang, no sudoeste do país, com ínúmeras características carste, largos rios subterrâneos, pontes naturais, e grandes sistemas cavernosos; e Ningde em Fujian, que apresenta o gigantescas formas resultantes da interacção entre a rocha e a água.
Japão: Parque Nacional San'in Kaigan, com a sua “bela área costeira integrando a herança geológica com o desenvolvimento local”.
Itália: Cilento e Vallo di Diano nas Montanhas Apennine, com a sua paisagem montanhosa e formações cavernosas, e o Parque Mineiro Toscano, o “mais importante distrito mineiro na Itália Central, com paisagens montanhosas e importantes centros turísticos costeiros.
Norte da Grécia: Vikos-Aoos, com a sua área panorâmica de montanhas, gargantas, e uma “variedade excepcional de habitats naturais”.
Norte da Finlândia: Rokua, o Geoparque mais a norte, próximo ao Círculo Ártico, “com uma combinação única de geologia, natureza e cultura, esculpidas na Idade do Gelo”, como cume glaciais, the northernmost Geopark near the Arctic Circle, with a unique combination of geology, nature and culture shaped by the Ice Age, such as glacial ridges, pequenos lagos e uma povoação pré-histórica.
Canadá, Costa Leste: Stonehammer, o “berço da pesquisia geológica no País”, onde a geologia “está totalmente integrada na vida diária dos residentes”, com imensas iniciativas de turismo relativas à herança geológica, e à paisagem.
A rede global das Geoparque Nacionais foi criada em 2004, com o apoio da UNESCO.
A Rede Global de Geoparques da UNESCO tem uma cooperação com a organização europeia de Geoparques, a que pertencem os Geoparques de Arouca e da Naturtejo, e que dispõe de 37 zonas europeias que trabalham juntas para “conservar e valorizar a sua herança geológica”.
Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas