Promoção dos Açores em 2010 será feita na óptica do "marketing empresarial"

19-10-2009 (17h05)

Miguel Cymbron, Director Regional de Turismo:

O plano de promoção para 2010 da Região de Turismo dos Açores está a ser elaborado numa “óptica muito de um plano de marketing empresarial”, que vai incidir em nichos específicos dentro dos mercados mais importantes, com vista a aumentar a cota de penetração, explicou ao PressTUR o Director Regional de Turismo dos Açores, Miguel Cymbron, que salientou ainda a importância de Portugal como mercado estratégico.

A estratégia da região para o ano vai ser de realizar campanhas de promoção dirigidas a nichos específicos que gerem "notoriedade" do destino nos mercados da “primeira linha de catchment área”, que são costa Leste de Estados Unidos e Canadá, e países europeus como a Alemanha, ou o Reino Unido, explicou Miguel Cymbron.
“Poderia haver duas maneiras de crescer, uma através de diversificação, aumentando o espectro de mercados, e outra, de penetração, ou seja dentro do mercados, criar mais nichos, ter mais share”, disse o Director Regional de Turismo, em declarações ao PressTUR, por ocasião da V Bienal de Turismo Rural Atlântico que decorreu em São Jorge, entre 15 e 17 de Outubro.
A criação de nichos de mercado inclui a estratégia desenvolvida em 2008 de divulgação de diversos produtos como a observação de cetáceos, o geocathcing, o marketing de experiências, vulcanologia e mergulho, e que, numa nova fase, conta com novidades como o Meeting Industry (MI), o golfe e o pedestrianismo.
“No fundo invertemos a situação. Avançámos primeiro com os produtos mais novos, à excepção dos cetáceos, e agora entrámos com os produtos mais tradicionais, mais instituídos e que são importantes”.
Estes produtos são desenvolvidos por um grupo de trabalho onde se tem uma consultora, um expert e um grupo de empresários locais e a sua implementação “está em velocidade cruzeiro”, afirma o executivo, referindo que o que se pretende é “criar uns Açores mais interactivos e menos contemplativos”.
A estratégia já começa a ter resultados, como por exemplo no mergulho, em que se conseguiu “pôr as pessoas a falar, no sentido de se consciencializarem sobre a importância que o mergulho tem e a trabalharem nesse sentido”, ou a vulcanologia cujos grupos de trabalho “foram muito importantes para as pessoas terem noção de qual é o nosso potencial”, e que levou os operadores a nível internacional a considerarem que “as excursões que melhor vendem” são as que têm essa temática.
Os Açores vão também relançar em breve a campanha institucional que tem vindo a ser feita a nível nacional, com vista a atrair o mercado interno, que entre Junho e Agosto, teve uma queda de 9,3% nas chegadas à região e que o Director regional de Turismo explica pela “crise internacional instaurada” e por uma opção dos portugueses por “férias de proximidade”.
Actualmente, a agência Abreu está a fazer uma campanha promocional para a região a nível nacional, e Miguel Cymbron destaca ainda os “preços convidativos” da companhia aérea açoriana SATA e que a direcção regional continua a “trabalhar muito” com operadores.
“Estamos a fazer um esforço muito grande por forma a atrair e manter o nome dos Açores bem vivo”.

A jornalista viajou aos Açores a convite do Turismo dos Açores

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas