Seis mãos e três estrelas Michelin deliciaram visitantes do “Prove Portugal” na BTL

01-03-2011 (18h34)

Três chefs, cada um deles com uma estrela Michelin, mostraram “ao vivo” durante a BTL como se confeccionam iguarias que despertam todos os sentidos e dão corpo à iniciativa gastronómica “Na Rota das Estrelas”, que vai começar em Abril.

 

 

Albano Lourenço, do restaurante Arcadas, na Quinta das Lágrimas, Coimbra, Benoîtt Sinthon, do Il Gallo D’Oro, no The Cliff Bay, Funchal, e Vincent Farges, da Fortaleza do Guincho, Cascais, explicaram de forma divertida todos os passos para a confecção dos seus pratos fartamente elogiados, que os presentes na apresentação puderam experimentar.

E, de facto, no fim da mostra gastronómica lá estavam pratos de ingredientes tradicionalmente portugueses, elaborados de forma elegante, e os três chefs disponíveis para ajudar os interessados neste tipo de culinária.

A iniciativa, realizada no stand do “Prove Portugal” na BTL, serviu para promover a segunda edição da “Rota das Estrelas”, um evento que deverá decorrer entre Abril e Novembro, com um jantar por mês de Norte a Sul do País e também na Madeira, segundo disse ao PressTUR o chef Albano Lourenço.

A rota, cuja edição do ano passado se encontra relatada em livro, consiste em reunir três chefs num restaurante, em que um deles é anfitrião, e servir uma refeição confeccionada pelos três ( Livro Rota das Estrelas "acompanha" segunda edição da iniciativa gastronómica).

Albano Lourenço avançou ao PressTUR que as grandes novidades desta edição são a entrada no roteiro do hotel Vila Joya, Albufeira, a possibilidade de convidar chefs a trabalhar noutros países, “o que permite uma interactividade maior em relação ao ano passado”, e o espaço de tempo entre os jantares, “para que as pessoas que gostam de uma boa mesa possam estar em todos”.

Esses “bons gastrónomos, bons gourmets, não são apenas estas pessoas conhecidas”, disse o chef português, referindo-se a Bernardo Trindade, Secretário de Estado do Turismo, e José Bento dos Santos, presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, presentes na mostra gastronómica.

“São também pessoas que não conhecem este meio, porque a gastronomia faz parte do nosso dia a dia”, salientou Albano Lourenço, para quem gourmet é “o tradicional bem cozinhado e bem apresentado, com todos os nossos gostos lá dentro” e não um “estereótipo da cozinha francesa com uma coisinha à esquerda, outra à direita e mais nada”.

Os responsáveis pela “Rota das Estrelas” são a Lágrimas Hotels & Emotions, a Porto Bay Hotels & Resorts, o Vila Vita Parc, a Fortaleza do Guincho e o restaurante Tavares e Albano Lourenço acredita que a edição deste ano “vai ter boa adesão, tal como no ano passado, em que tivemos casa cheia em todos os restaurantes”.

O “Prove Portugal”, iniciativa do Turismo de Portugal apoiada pela Academia Portuguesa de Gastronomia, é um programa que se propõe potenciar a afirmação de Portugal como destino gastronómico, apoiando-se no facto de a culinária ser um dos factores decisivos na escolha do destino para férias.

O programa, além de internacionalizar a gastronomia portuguesa, atraindo atenções com afirmações como “o melhor peixe do mundo”, promove também os vinhos e os chefs nacionais.

Os cinco ícones destacados na iniciativa são “o melhor peixe do mundo”, a cataplana, “símbolo vivo da cozinha mediterrânica”, o vinho do Porto “nas suas formas Tawny, Colheita ou Vintage”, o pastel de nata e “os nossos chefs”.

À saída da apresentação, o stand “Prove Portugal” tinha à disposição dos visitantes várias receitas de chefs portugueses como Henrique Sá Pessoa, com “Amêijoas à Bulhão Pato”, Vítor Sobral, com “Cação corado com coentros”, e Leonel Pereira, com “Cataplana de Lavagante”.

 

 

Gastronomia

Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde diário de visitantes

12-12-2011 (21h37)

O Oceanário de Lisboa atingiu ontem um novo recorde de visitantes num só dia, beneficiando ter sido a “prenda de Natal” para 10,7 mil colaboradores da Volkswagen AutoEuropa e seus familiares.

Restaurante do Altis Belém tem nova carta e estreia menu de degustação de Trufa Negra

12-12-2011 (15h44)

O Restaurante Feitoria do Altis Belém Hotel & Spa, que conquistou este ano uma estrela Michelin, acaba de lançar a nova carta para a temporada de Inverno, “inspirada nos sabores fortes da terra”, que integra, pela primeira vez, um menu de degustação de Trufa Negra.

Hilton abre Hilton Nanjing Riverside à beira do Yangtze

12-12-2011 (09h45)

O Hilton Hotels & Resorts anunciou a abertura da segunda unidade em Nanjing, China, em menos de um mês. O novo Hilton Nanjing Riverside situa-se à beira do rio Yangtze e a sete quilómetros do bairro financeiro da cidade.

Ô Hotels & Resorts contrata gerente de vendas internacionais

10-12-2011 (18h17)

A cadeia hoteleira Ô Hotels & Resorts está a contratar um international hotel sales manager.

EV Viagens contrata técnica de turismo

10-12-2011 (18h15)

A EV Viagens, agência de Macedo Cavaleiros, Bragança, “ligada ao grupo Orizonia”, está a contratar uma técnica de turismo.

Noticias mais lidas