Coimbra enche-se de música, dança e gastronomia este fim-de-semana

29-08-2019 (11h30)

O FOLKoimbra, um festival de cultura popular, vai encher as ruas de Coimbra com música, dança e gastronomia este fim-de-semana.

“Nestes três dias, queremos valorizar a expressão de uma cultural 'futrica' que também existe em Coimbra”, disse hoje à agência Lusa o director regional do INATEL, Bruno Paixão.

A primeira edição do FOLKoimbra é uma iniciativa conjunta do INATEL e da União das Freguesia de Coimbra, a cujo executivo preside João Francisco Campos.

Geralmente mais associada à vida dos estudantes e da Universidade, fundada pelo rei D. Dinis em 1290, Coimbra é afinal uma cidade de “doutores e futricas”, onde o povo teve sempre as suas colectividades e produziu cultura própria.

Os organizadores querem projectar no futuro o FOLKoimbra como programa “de grande expressão da cultura popular” do concelho, acrescentou Bruno Paixão.

“Temos uma grande expectativa no sucesso desta iniciativa além-fronteiras”, sublinhou.

Nos três dias do festival, na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a gastronomia tradicional é apresentada pelos grupos em diversas tasquinhas.

“Vamos trazer um bocadinho de uma tradição que não é apenas dos estudantes. Vai ser um fim de semana muito bem passado”, disse à Lusa, por sua vez, João Francisco Campos.

O autarca salientou que o FOLKoimbra resulta de “uma conjugação de esforços” que também envolve as coletividades e agrupamentos populares.

“Vai ser bom para quem vive em Coimbra e para todos aqueles que nos visitam”, afirmou.

Na sexta-feira, depois da atuação dos gaiteiros Rainha Santa nas ruas da Baixa, a partir das 19h, o Grupo Folclórico de Coimbra orienta um baile mandado aberto à participação do público, às 22j30.

No Sábado, apresentam-se em palco o Grupo Folclórico da Região de Coimbra e o congénere da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, às 21h30 e 22h30, respectivamente.

No Domingo, os espectáculos começam mais cedo, às 18h30, com o Grupo Folclórico "As Camponesas do Alva", a que se segue o grupo Sons e Suadelas, às 20h00, para encerrar o festival.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Memorial em Vilar Formoso dedicado aos refugiados recebeu 5.000 visitantes este ano

12-11-2019 (15h45)

O Memorial aos Refugiados e ao Cônsul Aristides de Sousa Mendes recebeu este ano "mais de 5.000 visitantes" e é um equipamento que está a atrair turistas para Vilar Formoso, no concelho de Almeida, anunciou a autarquia.

Alfândega da Fé promove gastronomia e actividades ao ar livre este fim-de-semana

30-10-2019 (14h42)

Os sabores e outros atractivos da montanha são a proposta para o fim de semana prolongado no município transmontano de Alfândega da Fé, com diversas experiências gastronómicas e ao ar livre, divulgou hoje o município.

Algar do Carvão na Terceira vai ter um centro de interpretação

23-10-2019 (16h06)

O Algar do Carvão, na ilha Terceira, Açores, terá um centro de interpretação e apoio à visitação, que deverá começar a ser construído no próximo ano com um investimento de 1,2 milhões de euros.

Festival da Lusofonia anima ruas de Macau este mês

04-10-2019 (12h38)

Macau recebe entre 18 e 20 de Outubro o 22º Festival da Lusofonia, um evento que promete animar a região com música, dança, gastronomia e jogos tradicionais de países de língua portuguesa.

TripAdvisor proíbe venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias

03-10-2019 (16h08)

O TripAdvisor proibiu a venda de bilhetes para espectáculos com golfinhos e baleias, salientando que o objectivo “não é apenas impedir que futuras gerações de baleias e golfinhos sejam criadas em cativeiro, mas também incentivar a indústria a avançar para modelos alternativos, como santuários à beira-mar”.

Noticias mais lidas