Coimbra enche-se de música, dança e gastronomia este fim-de-semana

29-08-2019 (11h30)

O FOLKoimbra, um festival de cultura popular, vai encher as ruas de Coimbra com música, dança e gastronomia este fim-de-semana.

“Nestes três dias, queremos valorizar a expressão de uma cultural 'futrica' que também existe em Coimbra”, disse hoje à agência Lusa o director regional do INATEL, Bruno Paixão.

A primeira edição do FOLKoimbra é uma iniciativa conjunta do INATEL e da União das Freguesia de Coimbra, a cujo executivo preside João Francisco Campos.

Geralmente mais associada à vida dos estudantes e da Universidade, fundada pelo rei D. Dinis em 1290, Coimbra é afinal uma cidade de “doutores e futricas”, onde o povo teve sempre as suas colectividades e produziu cultura própria.

Os organizadores querem projectar no futuro o FOLKoimbra como programa “de grande expressão da cultura popular” do concelho, acrescentou Bruno Paixão.

“Temos uma grande expectativa no sucesso desta iniciativa além-fronteiras”, sublinhou.

Nos três dias do festival, na Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, a gastronomia tradicional é apresentada pelos grupos em diversas tasquinhas.

“Vamos trazer um bocadinho de uma tradição que não é apenas dos estudantes. Vai ser um fim de semana muito bem passado”, disse à Lusa, por sua vez, João Francisco Campos.

O autarca salientou que o FOLKoimbra resulta de “uma conjugação de esforços” que também envolve as coletividades e agrupamentos populares.

“Vai ser bom para quem vive em Coimbra e para todos aqueles que nos visitam”, afirmou.

Na sexta-feira, depois da atuação dos gaiteiros Rainha Santa nas ruas da Baixa, a partir das 19h, o Grupo Folclórico de Coimbra orienta um baile mandado aberto à participação do público, às 22j30.

No Sábado, apresentam-se em palco o Grupo Folclórico da Região de Coimbra e o congénere da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo, às 21h30 e 22h30, respectivamente.

No Domingo, os espectáculos começam mais cedo, às 18h30, com o Grupo Folclórico "As Camponesas do Alva", a que se segue o grupo Sons e Suadelas, às 20h00, para encerrar o festival.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Algarve promove turismo de natureza com festival em Olhão

20-09-2019 (15h01)

O Algarve Nature Fest, que decorre no fim-de-semana em Olhão, vai oferecer mais de 30 actividades gratuitas, entre baptismos de vela, de mergulho e passeios de barco e bicicleta, anunciou hoje a organização.

Algarve Spa Week vai ter descontos até 50%

20-09-2019 (14h47)

A 10ª edição da Algarve Spa Week vai decorrer 5 a 13 de Outubro e terá descontos até 50% em tratamentos seleccionados.

Nova aplicação ajuda turistas a visitar a ilha das Berlengas

04-09-2019 (10h09)

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) lançou uma aplicação para ajudar turistas a visitar a Reserva Natural das Berlengas, ao largo de Peniche.

Vila Galé propõe novas experiências de enoturismo no Douro

03-09-2019 (14h57)

A Vila Galé anunciou novos programas para fazer provas de vinhos e visitar monumentos na região do Douro, com transporte desde os seus hotéis no Porto.

Alentejo e Ribatejo lançam três novos Caminhos de Santiago

30-08-2019 (15h56)

A oferta de Caminhos de Santiago vai ser reforçada com três novos percursos pedestres no Alentejo e Ribatejo, que atravessam 44 municípios a Sul do Tejo numa extensão de cerca de 1.400 quilómetros.

Noticias mais lidas