Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz abre a 5 de Junho

31-05-2017 (11h36)

A Parques de Sintra inaugura no dia 5 de Junho o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz após uma intervenção em que foram investidos 815 mil euros.

A reabilitação do espaço integra o projecto global de recuperação dos Jardins e do Palácio Nacional de Queluz e teve como objectivo “restituir o traçado da cartografia de 1865, sendo que a construção original remonta ao século XVIII”, segundo um comunicado da Parques de Sintra.

O Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz, construído entre 1769 e 1780, foi “contemporâneo das grandes realizações setecentistas do período barroco-rococó nos Jardins de Queluz”.

O espaço foi “sucessivamente destruído por fenómenos naturais e abandonado”, perdendo a sua função original e tendo sido transformado em roseiral em 1940.

“Em 1984, na sequência das cheias de 1983 que afectaram fortemente esta zona, o jardim foi desmontado e transformado numa área ampla para picadeiro da Escola Portuguesa de Arte Equestre”.

Em 2012, a Parques de Sintra iniciou um processo de investigação histórica e sondagens arqueológicas que possibilitou o restauro deste Jardim, “suportado por um vasto conjunto documental, onde ganha particular relevo a listagem da colecção botânica original”.

O projecto, segundo a Parques de Sintra, “ganhou ânimo com a descoberta e identificação de diversas cantarias - das fundações das estufas, do lago central e de estatuária - que tinham sido desmontadas em 1984 e entretanto integradas, ou esquecidas, noutros pontos dos Jardins de Queluz”.

A cerimónia de inauguração do jardim está marcada para as 16h com a participação da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

 

Clique para mais propostas: Actividades

Clique para mais propostas: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Pine Cliffs Resort apresenta propostas para o Natal e Ano Novo

04-12-2019 (15h02)

O Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort, resort perto da Praia da Falésia entre Albufeira e Vilamoura, está a anunciar as suas propostas para o Natal e o Ano Novo.

"Vila Madeiro" regressa a Penamacor

02-12-2019 (15h57)

O evento Vila Madeiro vai regressar a Penamacor durante os fins-de-semana do mês de Dezembro, com mais actividades culturais, mais tasquinhas e mais animação, e com um maior investimento na promoção no crescente mercado espanhol.

Coimbra apresenta programação de Natal

02-12-2019 (15h19)

A cidade de Coimbra está a anunciar a sua programação de Natal que inclui uma Árvore de Natal interactiva, uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, além de um calendário de diferentes tipos de eventos que vão decorrer durante cinco semanas.

Elvas inaugura pista de gelo para atrair turistas

29-11-2019 (12h46)

A cidade de Elvas, no Alto Alentejo, inaugurou hoje uma pista de gelo em recinto coberto para animar a quadra de Natal e atrair turistas, sobretudo espanhóis, divulgou a câmara municipal.

Solférias leva agentes de viagens ao cinema

26-11-2019 (14h02)

A Solférias convidou 200 agentes de viagens para sessões do filme Disney, Frozen 2 - O Reino do Gelo, no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, e no Alameda Shop & Sport, no Porto.

Noticias mais lidas