Aljustrel tem o maior percurso mineiro urbano de Portugal

19-02-2020 (17h49)

Foto: http://www.mun-aljustrel.pt
Foto: http://www.mun-aljustrel.pt

O maior percurso mineiro urbano de Portugal está disponível em Aljustrel, oferecendo aos "amantes" de caminhadas a possibilidade de visitar e desvendar "segredos e riquezas" dos principais locais de interesse da vila mineira alentejana, divulgou hoje o município.

O percurso "Aljustrel tem uma mina", que foi criado pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo, "é considerado o maior percurso mineiro urbano do país", refere a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o município, o percurso, que tem como temáticas o complexo mineiro, o espaço urbano e a paisagem rural, "permite conhecer Aljustrel a pé, levando os caminhantes a passar pelos principais locais de interesse da vila mineira".

Entre os locais, destacam-se sítios "emblemáticos" da vila de Aljustrel, como o centro histórico, o parque mineiro e o santuário de Nossa Senhora do Castelo.

No centro histórico, estão a igreja matriz e o museu municipal, e, no parque mineiro, pode-se observar escombros mineiros, a chaminé da Transtagana e o malacate de Vipasca e visitar uma antiga galeria mineira e o núcleo museológico da Central de Compressores.

De acordo com a Paróquia de Aljustrel, o santuário é composto por uma grande escadaria que começa na rua e termina no adro da Ermida de Nossa Senhora do Castelo, um "autêntico miradouro" sobre o concelho de Aljustrel e zonas limítrofes.

Segundo o município, o percurso, que é "a forma mais sustentável" de conhecer a vila, "desafia" os "amantes de caminhadas" a percorrerem a terra de "lés a lés" e a desvendarem "passo a passo" os seus "segredos e riquezas".

O percurso convida os interessados a "perderem-se" pelas ruas e praças, a visitarem os monumentos, a apreciarem os patrimónios religioso, mineiro e agrícola, e a conviverem com as gentes da terra para conhecerem a sua cultura e identidade.

Com pontos de partida e chegada na antiga Escola Primária da Avenida, em frente ao Jardim Público 25 de Abril, o percurso tem 12 quilómetros de extensão, passa por caminhos urbanos e rurais e passadiços de madeira e demora entre três a quatro horas a ser percorrido.

A sinalética do percurso dá indicações dos caminhos a percorrer e é reconhecida e aceite internacionalmente como a de um percurso de pequena rota até 30 quilómetros.

Segundo o município, o percurso tem um grau de dificuldade baixo e "é acessível a pessoas com mobilidade reduzida, em equipamentos adequados, e a invisuais, desde que acompanhados".

O percurso, que está homologado e registado, foi criado no âmbito do projeto TransAlentejo, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e do Ribatejo para "dinamizar o turismo de natureza" e ao qual a Câmara de Aljustrel se associou.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Actividades

Clique para ver mais: Cá Dentro

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TUI Portugal permite cancelamentos sem custos

10-03-2020 (09h55)

A TUI Portugal, face à quebra de reservas provocada pelo surto do novo coronavírus, anunciou que permite cancelamentos sem custos nas novas reservas efectuadas até 30 de Abril.

TAP anuncia voos de Lisboa para Nova Iorque desde 217 euros

09-03-2020 (16h04)

O website da TAP indica que até Junho, inclusive, tem disponíveis voos de Lisboa para Nova Iorque desde 217 euros e voos de ida e volta desde 399.

EgoTravel anuncia Campanha Plus para Djerba

06-03-2020 (16h30)

A EgoTravel está a promover dois pacotes de sete noites para Djerba até 31 de Março, à saída de Lisboa e do Porto com a Tunisair, no âmbito da Campanha Plus, com preços a começar nos 564 euros por pessoa.

Sonhando prolonga vendas antecipadas para Porto Santo

06-03-2020 (16h13)

O operador turístico Sonhando prolongou até 31 de Março a campanha de vendas antecipadas para férias de Verão na ilha de Porto Santo, conhecida pela sua praia de areia dourada com uma extensão de nove quilómetros.

Soltrópico divulga ofertas de Verão à saída de Lisboa

06-03-2020 (15h52)

O operador turístico Soltrópico está a divulgar ofertas de Verão à saída de Lisboa, com opções na Tunísia, na Madeira e em Cabo Verde, a partir de 543 euros por pessoa.

Noticias mais lidas