Luxor: Hatshepsut e Colossos de Memnon

07-06-2019 (16h24)

A imponência dos monumentos em Luxor surpreende a cada passo, como no Templo de Hatshepsut, ali acomodado no sopé de uma montanha, ou como nos Colossos de Memnon, que encaixam majestosamente na paisagem.

Depois de vistos alguns monumentos da época dos faraós, poderia começar a tornar-se banal o estilo. As estátuas, os hieróglifos, as pinturas bidimensionais. Mas não deixam de maravilhar, talvez pela antiguidade, ou, no caso do Templo de Hatshepsut, certamente pela integração no cenário, com as suas colunas lisas encaixadas na montanha rugosa.

O monumento, dos anos 1400 a.C., é quase totalmente uma reconstrução que permite viajar à época de Hatshepsut, uma das primeiras mulheres faraó.

O templo, em Deir Al Bahri, foi construído em homenagem a Amon-Rá, o deus do Sol, mas ao longo dos séculos sofreu várias mudanças, chegando inclusivamente a ser convertido em mosteiro.

Depois de apreciar à distância, vale a pena entrar e observar as esculturas em relevo.

Próximo do templo, e para nos despedirmos de Luxor, encontram-se os Colossos de Memnom, duas estátuas de 18 metros de altura, com mil toneladas de peso, cada uma delas feita a partir de um bloco de pedra.

As estátuas representam o faraó Amenhotep III e assinalam a entrada do seu templo funerário, actualmente a ser escavado. Sim, actualmente, porque o Egipto tem essa capacidade de continuar a aumentar o seu passado.

É a última foto em Luxor antes de nos fazermos à estrada para mais quatro horas de viagem, a sonhar com o tempo dos faraós ou a imaginar como terá sido descobrir aqueles tesouros.

Espera-nos o Mar Vermelho, para um passeio de barco que nos levará a uma ilha para relaxarmos na praia e a um ponto de snorkeling para conhecer corais e peixes coloridos.

Para continuar a ler clique:

Hurghada: Mar Vermelho e deserto

 

por Luís Canto

O PressTUR viajou a convite dos operadores Solférias e Soltrópico

 

Para ver mais clique:

 

Egipto, um destino para muitos sonhos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando já vende férias de Verão em Cuba, Tunísia, Porto Santo e São Tomé

22-05-2020 (16h11)

O operador turístico Sonhando anunciou hoje ao mercado a sua programação para férias de Verão em Cuba, com voos charter para Vardero e Cayo Coco, Tunísia, com voos charter de Lisboa e do Porto, ilha de Porto Santo e São Tomé e Príncipe.

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Hotéis e restaurantes na Tunísia reabrem a 4 de Junho

22-05-2020 (10h55)

As autoridades tunisinas anunciaram a reabertura em 4 de Junho de todos os locais de culto, dos cafés, dos restaurantes e dos hotéis, após mais de dois meses de encerramento devido à pandemia de covid-19.

Viajar Tours anuncia ofertas para férias de Verão nas praias de Marrocos e da Tunísia

20-05-2020 (11h44)

O operador turístico Viajar Tours acaba de anunciar ao mercado as suas propostas para férias de Verão nas praias de Saïdia, em Marrocos, e Hammamet, Port El Kantaoui, Monastir, Mahdia e Djerba, na Tunísia.

Sonhando lança “oportunidade única” para voo Lisboa – Bissau na sexta-feira

19-05-2020 (15h55)

O operador turístico Sonhando lançou hoje uma promoção para um voo Lisboa – Bissau na sexta-feira, dia 19, que classifica de “oportunidade única”, com preços por pessoa desde 370 euros, mais 27,20 euros de taxas.

Opinião e Análise