Sonhando leva agentes de viagens ao Príncipe (1/2)

19-06-2019 (12h25)

O operador turístico Sonhando organizou uma famtrip a São Tomé e Príncipe, com apoio da STP Airways e dos grupos hoteleiros HBD e Pestana, cujo itinerário deu a conhecer algumas unidades hoteleiras na Ilha do Príncipe.

Na Ilha do Príncipe, o grupo de dez agentes de viagens ficou alojado no 5-estrelas Sundy Praia Lodge e teve oportunidade de visitar os outros dois hotéis do grupo Here Be Dragons (HBD) na ilha, os 4-estrelas Bom Bom Principe Island e Roça Sundy Principe Island.

"Acho que o Príncipe é obrigatório" para quem visita o arquipélago, afirma Júlia Pereira, agente de viagens da Destino X. "No entanto, convenhamos, é um produto que encarece". Afirmou ainda que o arquipélago "não é um destino de praia, é [um destino] de contacto com a Natureza, e é muita Natureza".

A agente de viagens Paula Moreira, da Optima Tours, salientou a alimentação do Sundy Praia, "desde o pãozinho, às frutas, ao sumo, àquele leite de côco maravilhoso" como um dos highlights da sua experiência na ilha.

A oferta gastronómica do Sundy Praia Lodge privilegia os produtos locais e a confecção no próprio resort. Ao pequeno-almoço, os diferentes tipos de pães, alguns acabados de sair do forno, como o pão de abóbora ou o multigrain, convidam as compotas caseiras de ananás, de goiaba, ou até a pasta de cacau para começar o dia.

As opções mais leves também estão presentes, como diferentes tipos de fruta, como mamão ou jaca, e saladas com ingredientes como quinoa ou abacate. Além do leite de côco, as sugestões para refrescar também passam pelo tónico de gengibre e pelo mais clássico iced tea caseiro.

O que é praticamente indispensável é uma chávena de café do Príncipe, feito na hora em cafeteira de pistão, que pode ser acompanhada por uma madalena acabada de sair.

Além do pequeno-almoço, a experiência gastronómica nesta unidade incluiu um jantar de degustação para o grupo de agentes, com alguns pratos familiares das cozinhas portuguesa e internacional com o twist de serem elaborados com base em produtos locais.

O menu consistiu em Peixe Fumado (peixe fumado, chá de erva-príncipe, pepino), Polvo Grelhado (côco, manjericão tailandês, gel de limão), Bacalhau Brás ('bacalhau' feito em casa, espuma de fruta pão), Sopa Miso (peixe escalfado, vegetais orgânicos), Caipirinha (pérolas de tapioca, côco, cachaça), 75% Chocolate Claudio Corallo (coulant, gelado de banana assada).

"Comida boa, malta simpática", assim classificou Júlia Pereira a sua experiência na hotelaria do Príncipe, destacando também o facto de o Sundy Praia Lodge praticamente não ser visível a partir do mar. Opinião partilhada por Teresa Carvalho, da Mercado das Viagens (Montijo), que afirmou que "é de louvar o facto de nos hotéis deles [HBD] terem a preocupação de não agredir o ambiente em que estão inseridos. Nomeadamente o Sundy Beach, onde se passa de barco e quase não se consegue vislumbrar o hotel [na costa], só se vê meia dúzia de pontos brancos que são os picos das tendas, e pouco mais".

O grupo ficou alojado nas luxuosas tented villas de um, dois e três quartos do Sundy Praia Lodge, que se encontram conectadas por carreiros em pedra pouco iluminados e quase camuflados entre a vegetação.

Jorge Humberto, da Escolher Destinos, fez a sua primeira viagem a esta ilha, apesar de já conhecer São Tomé, e afirmou que o Príncipe "ainda é mais fantástico que São Tomé, mais organizado, uma paisagem mais organizada também, um povo mais culto, de muito carinho para o cliente, um tratamento ao hóspede fantástico, só tenho a dizer bem".

O 4-estrelas Roça Sundy, que se encontra a cerca de 20 minutos de distância, dispõe de quartos de inspiração colonial na Casa Colonial, alguns dos quais ainda preservam os pisos originais e mobília de época, e acomodações mais contemporâneas na Casa da Plantação.

A Roça Sundy está em funcionamento como hotel desde 2017 e uma das suas mais-valias é a comunidade que habita nas imediações, constituída por cerca de 138 famílias (cerca de 600 pessoas).

Reinaldo Diogo, da CaravelaTur, também já tinha estado em São Tomé e uma das experiências que salientou foi "almoçar na roça, nas instalações dos locais", com a comunidade, o que "nos dá uma perspectiva diferente sobre a forma como os santomenses vivem e também sobre a sua gastronomia".

No Norte do Príncipe, o Bom Bom Principe Island Resort, dispõe de 19 bungalows perto da praia e 'encostados' ao verde tropical da ilha. O grupo foi convidado a almoçar no seu restaurante, que se encontra no extremo Sul do pequeno ilhéu que dá nome ao resort.

Para Margarida Coelho, da CapitalTur, o Bom Bom é a unidade mais completa porque "realmente tem um bocadinho de tudo, tem boas praias, boa localização e um bocadinho de animação".

Depois do almoço no Bom Bom, o director do hotel, Nuno Moura dos Santos, convidou o grupo para um passeio num jipe que descreveu como "o safari" (Clique aqui para ver o programa no Príncipe 2).

O PressTUR participou na famtrip a convite da Sonhando.

Para ler mais clique:
Sonhando leva agentes de viagens ao Príncipe (2/2)
Sonhando leva grupo de agentes de viagens a São Tomé
Sonhando leva grupo de agentes de viagens ao Ilhéu das Rolas


Clique para mais: São Tomé

Clique para mais notícias: Sonhando

Clique para mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugueses que viajarem para a Tunísia têm que fazer teste à covid-19

02-07-2020 (10h46)

A Tunísia incluiu os portugueses e os residentes em Portugal entre os viajantes que podem circular no país, desde que apresentem um teste negativo à covid-19.

Solférias anuncia ofertas para férias de Verão em São Tomé

30-06-2020 (18h09)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado programas para férias em São Tomé, com voos STP Airways às sextas-feiras, de 3 de Julho a 31 de Outubro, e sete noites de alojamento.

Sonhando anuncia ofertas para férias em São Tomé este Verão

25-06-2020 (10h47)

O operador turístico Sonhando anunciou ao mercado propostas para férias em São Tomé este Verão, desde 758 euros por pessoa em quarto duplo, com voos e sete noites de alojamento.

Grupo cabo-verdiano Ouril vai inaugurar hotel de 107 quartos em São Vicente

18-06-2020 (12h03)

Cabo Verde vai ter, ainda este ano, o seu maior hotel totalmente de capital cabo-verdiano, com 107 quartos, localizado na ilha de São Vicente, anunciou a agência de investimentos do país, a Cabo Verde TrandeInvest.

TAP faz promoção para estadas nos hotéis Oásis Atlântico em Cabo Verde

15-06-2020 (14h36)

A TAP tem em curso no seu website uma promoção para estadas nos hotéis Oásis Atlântico, em Cabo Verde, um destino para onde só tem previsto retomar voos a 1 de Julho.

Opinião e Análise