Sonhando leva grupo de agentes de viagens ao Ilhéu das Rolas

19-06-2019 (11h38)

O itinerário entre a cidade de São Tomé e Ponta Baleia, onde se embarca para o Ilhéu das Rolas, é feito em estradas que pecam pelas suas condições, mas compensam pela Natureza envolvente. Uma vez em Ponta Baleia, a travessia de barco, consoante as condições climatéricas, tem a duração de cerca de 20 minutos até ao cais em frente à recepção do 4-estrelas Pestana Equador. O grupo foi acompanhado pela directora de clientes dos hotéis Pestana em São Tomé e Príncipe, Lúcia Dias.

O grupo ficou alojado neste resort por duas noites, tendo oportunidade de experimentar o complexo de piscinas e a praia, que se encontram quase às portas dos bungalows de primeira linha, as instalações de restauração, e assistir a um espectáculo de dança à noite.

Para Jorge Humberto, da Escolher Destinos, que já conta duas viagens a São Tomé, a alimentação nas unidades Pestana deixou a desejar, "é uma alimentação muito fraca para aquilo que o país tem para dar em termos de produtos naturais".

Além das instalações do resort, o grupo também partiu à descoberta do ilhéu.

"Para mim foi bom conhecer porque tinha uma ideia diferente", afirmou António Pedro Rosário, da Volta Mundo, "acho que é uma ideia generalizada na maioria das pessoas, que se tem o Ilhéu das Rolas, pronto, é uma zona de praia. Não, São Tomé é um sítio a visitar mais numa onda de circuito", explicou o agente de viagens.

Uma das actividades quase obrigatórias neste ilhéu é a caminhada até ao Marco do Equador, durante a qual é possível apreciar a vista de diferentes miradouros, aprender sobre a flora e fauna do ilhéu com os guias, e visitar uma pequena vila para conviver com os locais, comprar peças de artesanato, ou fazer uma refeição.

Foi "uma coisa que me impressionou muito", afirmou Margarida Coelho, da CapitalTur, em relação à caminhada até ao Marco do Equador, "o estar lá", o significado simbólico da experiência. "Eu gostava muito de ir à Lua, já que não posso ir à Lua, posso dizer que estive no Marco do Equador", brincou a agente.

Mónica de Sousa, da Onda Azul, destacou a "simpatia do povo santomense, pessoas simples, de sorriso fácil e sem pressas", acrescentando que "não é por acaso que é conhecido pelo país do leve-leve, ou seja, devagar-devagar".

"Foi um prazer voltar", acrescentou Jorge Humberto, "é um país fantástico com um povo fantástico e acho que o povo é uma das maiores riquezas do país".
O grupo também deu um passeio de barco em torno do ilhéu para apreciar a sua costa 'pintada' com o verde da Natureza abundante, o negro das rochas vulcânicas e a cor clara da areia das suas praias que não param de nos convidar para um mergulho.

Entre as praias do Ilhéu das Rolas destaca-se a Praia Café, muito perto do resort e com mesas e bancos em madeira à sombra das árvores que antecedem o seu areal, e a Praia Bateria, 'escondida' numa enseada de rocha negra banhada por águas cristalinas.

Margarida Coelho acrescentou que aconselha a vinda ao Ilhéu das Rolas, mas apenas com "o suficiente. Deixar cá as malas [em São Tomé], meter umas coisas na mochila, ir num dia e voltar no outro".

O último pôr-do-Sol no ilhéu durante esta viagem brindou o grupo de agentes de viagens com uma migração de morcegos entre São Tomé e o Ilhéu das Rolas, digna de um filme do Indiana Jones.

"Achei muito gira aquela experiência, nós a tomar banho e os morcegos a sobrevoarem-nos enquanto víamos o pôr-do-Sol no mar", afirmou Maria Manuela Araújo, da Paragens Viagens e Turismo.

Mónica de Sousa deu o seu parecer em relação à especificidade e à riqueza de São Tomé e Príncipe: "é uma viagem que não é para toda a gente, mas toda a gente devia ir".

O PressTUR participou na famtrip a convite da Sonhando.

Clique para mais: São Tomé

Clique para mais notícias: Sonhando

Clique para mais: África

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Portugueses que viajarem para a Tunísia têm que fazer teste à covid-19

02-07-2020 (10h46)

A Tunísia incluiu os portugueses e os residentes em Portugal entre os viajantes que podem circular no país, desde que apresentem um teste negativo à covid-19.

Solférias anuncia ofertas para férias de Verão em São Tomé

30-06-2020 (18h09)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado programas para férias em São Tomé, com voos STP Airways às sextas-feiras, de 3 de Julho a 31 de Outubro, e sete noites de alojamento.

Sonhando anuncia ofertas para férias em São Tomé este Verão

25-06-2020 (10h47)

O operador turístico Sonhando anunciou ao mercado propostas para férias em São Tomé este Verão, desde 758 euros por pessoa em quarto duplo, com voos e sete noites de alojamento.

Grupo cabo-verdiano Ouril vai inaugurar hotel de 107 quartos em São Vicente

18-06-2020 (12h03)

Cabo Verde vai ter, ainda este ano, o seu maior hotel totalmente de capital cabo-verdiano, com 107 quartos, localizado na ilha de São Vicente, anunciou a agência de investimentos do país, a Cabo Verde TrandeInvest.

TAP faz promoção para estadas nos hotéis Oásis Atlântico em Cabo Verde

15-06-2020 (14h36)

A TAP tem em curso no seu website uma promoção para estadas nos hotéis Oásis Atlântico, em Cabo Verde, um destino para onde só tem previsto retomar voos a 1 de Julho.

Opinião e Análise