Aldeias Históricas de Portugal desenvolvem plano de combate à pandemia

30-09-2020 (17h24)

A Rede das Aldeias Históricas de Portugal desenvolveu um plano operacional de combate à covid-19 assente na digitalização de processos, implementação de medidas de adaptação sanitária, e a capacitação de turistas e intervenientes, com o objetivo de "reforçar as 12 aldeias da rede como destino seguro e sustentável, no actual cenário pandémico".

"As Aldeias Históricas de Portugal tornam-se, assim, o primeiro destino em rede, em Portugal, a desenvolver um programa tão completo de resposta à covid-19", lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota da Associação das Aldeias Históricas de Portugal, "os turistas, a população residente, mas também os agentes económicos e as mais diversas entidades do território, são os alvos de um plano que surgiu da necessidade identificada pelas Aldeias Históricas de Portugal de requalificar e adaptar as aldeias enquanto destino seguro e de confiança".

O plano, elaborado em parceria com a consultora Deloitte, partiu de um desafio lançado pelas Aldeias Históricas, visando garantir que todo o ecossistema do Turismo instalado nas 12 aldeias que integram a rede "tenha capacidade de resposta à nova situação, de forma a acautelar os interesses das comunidades locais e, simultaneamente, transmitir um sentimento de segurança que atraia os turistas".

A consultora analisou a situação nas 12 aldeias e a sua capacidade de adaptação à nova realidade, nomeadamente nos vectores de alojamento, restauração, património, mobilidade, comércio e Natureza.

Segundo a fonte, o diagnóstico revelou que a principal dificuldade transversal às Aldeias Históricas "relaciona-se com a mobilidade, uma vez que uma parte significativa do tecido urbano das aldeias é composto por vias estreitas, que não facilitam o distanciamento, no caso de se registarem grandes fluxos de turistas".

"O plano sublinha a necessidade de sensibilização dos turistas, residentes, agentes económicos e entidades diversas para os efeitos da pandemia, uma vez que a maioria da população das aldeias se encontra num grupo de risco, devido à idade avançada", lê-se.

Esta iniciativa assenta sobre três eixos, a digitalização de processos de forma a reduzir situações de contacto, a implementação de medidas sanitárias relacionadas com a mobilidade, a higiene e a informação, e ainda a capacitação de turistas e intervenientes, a implementação de tecnologias de gestão de fluxos e a monitorização da aplicação destas medidas.

A capacitação vai decorrer através de, por exemplo, a criação de guias de boas prácticas de segurança como o Manifesto do Turista Responsável e webinars de esclarecimento "Destino Seguro e Sustentável.

"No fundo, o plano propõe um conjunto de iniciativas que, objectivamente, mitigam os riscos de propagação do vírus em cada Aldeia Histórica", sublinha a fonte.

Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso são as doze Aldeias Históricas de Portugal.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede - à escala mundial -, e o primeiro destino nacional a receber a certificação Biosphere Destination.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Promoções

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Boeira Garden Hotel cria menus temáticos e cocktail de Halloween

27-10-2020 (18h36)

O 5-estrelas Boeira Garden Hotel Porto Gaia Curio Collection by Hilton está a celebrar o Halloween, nos dias 30 e 31 de Outubro, com decoração temática, um cocktail e dois menus executivos temáticos no restaurante Raízes.

TUI Portugal anuncia city break em Istambul desde 595 euros

27-10-2020 (17h51)

A TUI Portugal está a comercializar um pacote de três noites em Istambul, na Turquia, entre 1 de Novembro e 28 de Dezembro, e de 3 a 31 de Janeiro, com o preço inicial de 595 euros por pessoa.

Pousadas de Portugal lançam oferta para datas da proibição de deslocações entre concelhos

27-10-2020 (15h59)

“Fique por aqui, é o conselho das Pousadas de Portugal” — assim apresenta o Grupo Pestana a sua nova promoção para escapadas que começa um dia antes e termina um dia depois da proibição de deslocação entre concelhos pela covid-19.

Sonhando já tem ‘desenhada’ a oferta de férias em Cuba no próximo Verão

27-10-2020 (10h56)

O operador turístico Sonhando, pioneiro no relançamento de charters para Cuba, que este ano a pandemia interrompeu, já tem programada a retoma no próximo Verão, com dois voos por semana para dois destinos, Cayo Coco e Varadero.

Soltrópico anuncia ofertas para o réveillon na Bahia com voos TAP

27-10-2020 (09h21)

O operador turístico Soltrópico divulgou para o mercado os seus programas para o fim de ano na Bahia, com voos TAP e alojamento em Salvador ou nas praias de Guarajuba, Imbassaí e Praia do Forte.

Ultimas Noticias

Opinião e Análise