Celebração inca Inti Raymi, a 24 de Junho, vai decorrer online

22-06-2020 (17h49)

A festividade tradicional de Cusco, capital do Peru, conhecida como a Festa do Sol vai decorrer sem público a 24 de Junho, mas com transmissão online no Facebook, Instagram e YouTube.

A programação do evento vai ser semelhante à de outros anos, começando com a cerimónia do hasteamento da bandeira de Cusco, seguida da missa na Catedral de Cusco e da mensagem de esperança e reencontro para o ano de 2021 dos Incas ao Deus Sol. Às 18h decorre uma transmissão especial do Inti Raymi com experiência de realidade virtual.

O evento é organizado pela Municipalidade Provincial de Cusco e a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (EMUFEC), e no site da empresa  é possível encontrar os canais para as transmissões online (https://emufec.gob.pe/).

O presidente da EMUFEC José Santoyo afirmou, citado em comunicado, que "faremos uso das plataformas digitais e telecomunicações para chegar a todos os lugares. Essas festas serão marcadas pela capacidade de Cusco chegar ao mundo inteiro, através da interacção e conexão".

Originalmente o Inti Raymi, a Festa do Sol, celebrava-se no dia 21 de Junho, quando o Sol se põe sobre o Trópico de Câncer para a noite mais longa do ano e o começo o Inverno no Hemisfério Sul.

Segundo as cronicas de Garcilaso de la Vega, os habitantes de Cusco preparavam-se para a festa durante três dias, com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas, e o evento, que tinha a duração de nove dias e para a qual eram trazidas múmias de nobres ancestrais, celebrava-se na actual Praça de Armas.

De acordo com o comunicado do Turismo do Peru, a última cerimónia data de 1535, quando a mesma foi suspensa pelos espanhóis. O Initi Raymi voltou a ser valorizado a partir de 1944, desta vez sem o povo Inca e com a data de 24 de Junho.

No passado Domingo, 21 de Junho, foram realizados dois tours virtuais, um pela colecção arqueológica de Machu Picchu recuperadas pela Universidade de Yale, e outro pela rota do Sol que liga o templo inca de Qoricancha à fortaleza Saqsaywaman, onde o Inti Raymi é encenado todos os anos, com a presença de mais de 700 actores e artistas.

Clique para ver mais: América

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Marriott anuncia hotel Sheraton na Patagónia

16-12-2020 (12h54)

A Marriott Hotels Internacional anunciou um acordo para converter o Hotel Panamericano Bariloche numa unidade da Sheraton Hotels, o oitavo da marca na Argentina, com inauguração prevista para Janeiro de 2022.

Machu Picchu tem parceria estratégica para atingir a neutralidade de carbono

25-11-2020 (13h48)

O Santuário de Machu Picchu, no Perú, considerado Património da Humanidade pela UNESCO desde 1983 conta com uma parceria estratégica entre agentes do sector público e privado com o intuito de tornar a zona neutra em termos de emissão de carbono.

voco - The Franklin New York é o primeiro hotel da marca nos EUA

18-11-2020 (18h30)

A marca "voco", do InterContinental Hotels Group, inaugurou o seu primeiro hotel nos Estados Unidos, o voco - The Franklin New York, em Upper East Side.

TAP oferece vale de 50 euros em reservas de voos de longo curso feitas hoje

11-11-2020 (12h28)

A TAP está a oferecer um vale de 50 euros na compra de voos de longo curso feitas hoje, dia 11 de Novembro, para ser descontado numa próxima reserva de um voo de curso.

Machu Picchu volta a receber turistas estrangeiros em Novembro

16-10-2020 (10h23)

A histórica cidade inca de Machu Picchu, grande atração turística do Peru, vai reabrir no Sábado para os habitantes locais, e em Novembro para os restantes peruanos e estrangeiros.

Opinião e Análise