Celebração inca Inti Raymi, a 24 de Junho, vai decorrer online

22-06-2020 (17h49)

A festividade tradicional de Cusco, capital do Peru, conhecida como a Festa do Sol vai decorrer sem público a 24 de Junho, mas com transmissão online no Facebook, Instagram e YouTube.

A programação do evento vai ser semelhante à de outros anos, começando com a cerimónia do hasteamento da bandeira de Cusco, seguida da missa na Catedral de Cusco e da mensagem de esperança e reencontro para o ano de 2021 dos Incas ao Deus Sol. Às 18h decorre uma transmissão especial do Inti Raymi com experiência de realidade virtual.

O evento é organizado pela Municipalidade Provincial de Cusco e a Empresa Municipal de Festejos de Cusco (EMUFEC), e no site da empresa  é possível encontrar os canais para as transmissões online (https://emufec.gob.pe/).

O presidente da EMUFEC José Santoyo afirmou, citado em comunicado, que "faremos uso das plataformas digitais e telecomunicações para chegar a todos os lugares. Essas festas serão marcadas pela capacidade de Cusco chegar ao mundo inteiro, através da interacção e conexão".

Originalmente o Inti Raymi, a Festa do Sol, celebrava-se no dia 21 de Junho, quando o Sol se põe sobre o Trópico de Câncer para a noite mais longa do ano e o começo o Inverno no Hemisfério Sul.

Segundo as cronicas de Garcilaso de la Vega, os habitantes de Cusco preparavam-se para a festa durante três dias, com uma dieta rigorosa à base de milho e ervas, e o evento, que tinha a duração de nove dias e para a qual eram trazidas múmias de nobres ancestrais, celebrava-se na actual Praça de Armas.

De acordo com o comunicado do Turismo do Peru, a última cerimónia data de 1535, quando a mesma foi suspensa pelos espanhóis. O Initi Raymi voltou a ser valorizado a partir de 1944, desta vez sem o povo Inca e com a data de 24 de Junho.

No passado Domingo, 21 de Junho, foram realizados dois tours virtuais, um pela colecção arqueológica de Machu Picchu recuperadas pela Universidade de Yale, e outro pela rota do Sol que liga o templo inca de Qoricancha à fortaleza Saqsaywaman, onde o Inti Raymi é encenado todos os anos, com a presença de mais de 700 actores e artistas.

Clique para ver mais: América

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Machu Picchu volta a receber turistas estrangeiros em Novembro

16-10-2020 (10h23)

A histórica cidade inca de Machu Picchu, grande atração turística do Peru, vai reabrir no Sábado para os habitantes locais, e em Novembro para os restantes peruanos e estrangeiros.

Colômbia reabre ao turismo internacional amanhã

31-08-2020 (14h24)

A Colômbia vai reabrir ao turismo internacional amanhã, dia 1 de Setembro, depois de mais de cinco meses sem receber visitantes.

Latam Airlines faz descontos até 30% para destinos na América do Sul

06-08-2020 (18h58)

A Latam Airlines está a anunciar uma campanha de descontos até 30% em reservas efectuadas até 17 de Agosto para destinos na América no Sul.

Forte sismo de magnitude 7,7 sentido no Sul e centro do México

23-06-2020 (18h00)

Um forte sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter foi hoje sentido nas zonas Sul e centro do México, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), não existindo, até ao momento, relatos de vítimas ou danos materiais.

Universal Orlando Resort reabre hoje, 5 de Junho, os seus parques temáticos ao público geral

05-06-2020 (16h11)

Os parques temáticos do Universal Orlando Resort, no estado norte-americando da Flórida, Universal Studios Florida, Islands of Adventure e Volcano Bay reabrem hoje, 5 de Junho, ao público geral, com capacidade limitada e uma série de medidas de segurança.

Opinião e Análise