Sismo na ilha indonésia de Lombok provoca mais de 90 mortos

06-08-2018 (11h58)

Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )
Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )

O sismo de magnitude 7 que ontem abalou a ilha indonésia de Lombok, e cujas réplicas afectaram Bali e Java, provocou pelo menos 98 mortos e mais de 200 feridos, não havendo turistas entre as vítimas mortais.

As autoridades indonésias, segundo a imprensa internacional, perspectivam um aumento do número de mortos à medida que decorrem as operações de resgate.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, citando autoridades indonésias, indicou que o sismo não vitimou turistas.

Segundo informação divulgada no Portal das Comunidades, o Ministério do Turismo indonésio e o Governo provincial de Lombok anunciaram que “não há vítimas entre os turistas que se encontram em Bali e Lombok”.

De acordo com as mesmas fontes, “houve necessidade de evacuar hotéis, e em Lombok os viajantes estrangeiros foram levados para a montanha, devido a um alerta inicial de Tsunami que não se concretizou”.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas deixa ainda um conselho aos cidadãos portugueses “que estejam ali de passagem ou nas proximidades do epicentro, [para] que sigam as recomendações das autoridades locais e das unidades hoteleiras onde estejam alojados”.

Por último, refere que “apesar de alguns danos menores, os aeroportos de Denpasar, em Bali, e de Lombok mantêm-se a operar normalmente”.

Segundo o instituto norte-americano de geofísica (USGS), o sismo teve origem a 10 quilómetros de profundidade e a 2,4 quilómetros a leste de Loloan, uma localidade no norte da ilha.

Há uma semana, outro tremor de terra de magnitude 6,4 fez 17 mortos e mais de 350 feridos em Lombok, ilha turística dominada pelo vulcão Rinjani e situada a leste de Bali, onde o sismo de hoje também foi sentido.

A Indonésia está localizada no designado “anel de fogo do Pacífico”, área de grande actividade sísmica, que regista anualmente cerca de 7.000 sismos, a maioria dos quais moderados.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Ásia&Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Roteiros turísticos de Macau registaram cerca de 47 mil residentes participantes

13-07-2020 (16h32)

Cerca de 47 mil pessoas já participaram nos 15 roteiros turísticos locais, lançados pelo Governo de Macau para impulsionar a economia, afectada pela Covid-19, afirmou a directora dos Serviços de Turismo.

Seicheles reabrem fronteiras, mas barram entrada a visitantes de Portugal

06-07-2020 (16h45)

As Seicheles começaram a reabrir as fronteiras aos turistas estrangeiros, mas os viajantes procedentes de Portugal estão impedidos de entrar.

Tongsai Bay, em Koh Samui, reabre a 1 de Julho

24-06-2020 (17h28)

O The Tongsai Bay, unidade hoteleira Green Pearls na Tailândia, vai reabrir a 1 de Julho com uma série de medidas de limpeza e higiene de acordo com os requerimentos da Organização Mundial de Saúde e das autoridades locais.

Maldivas reabrem ao turismo a partir de 15 de Julho

24-06-2020 (11h36)

As Maldivas vão reabrir ao turismo a partir de 15 de Julho, depois de vários meses com os hotéis encerrados devido à pandemia de covid-19.

Solférias já vende Maldivas para viagens a partir de 1 de Julho

22-06-2020 (17h41)

O operador turístico Solférias anunciou ao mercado programas para viagens às Maldivas a partir de 1 de Julho, com voos operados pela companhia aérea Swiss à partida de Lisboa, via Zurique.

Opinião e Análise