Beja tem um novo parque de recreio e lazer com praia fluvial

24-07-2020 (15h05)

Imagem: cm-beja.pt
Imagem: cm-beja.pt

A cidade de Beja inaugura hoje o Parque Fluvial de Cinco Reis, junto a uma barragem do concelho, fruto de uma parceria do município com a empresa do Alqueva e após um investimento de 700 mil euros.

Segundo divulgaram ontem os promotores, a nova zona balnear "nasce" na envolvente da albufeira da barragem de Cinco Reis, situada a sete de quilómetros da cidade e que faz parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva (EFMA).

Com um areal de 265 metros, dividido por três bolsas de areia, o Parque Fluvial de Cinco Reis é inaugurado hoje numa cerimónia em que é esperada a presença da ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.

"Pretende-se que seja uma zona de recreio balnear de eleição, que possibilite ainda a criação de um conjunto de atividades paralelas que promovem o local e permitam tirar partido das potencialidades existentes", sublinha a Câmara de Beja

Também a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) realça que esta parceria "permite evidenciar a importância" da sua colaboração com os municípios da área de influência do EFMA na "valorização e promoção do território e respetivos valores naturais e patrimoniais".

De acordo com a empresa, esta barragem recebe a água de Alqueva, através de um sistema de canais e condutas com cerca de 90 quilómetros de extensão, depois de atravessar quatro albufeiras, dois reservatórios intermédios e de ser bombada em duas grandes estações elevatórias.

O presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, já tinha divulgado que o parque fluvial vai ter um apoio de praia com receção, bar, instalações sanitárias e parque infantil, um embarcadouro e plataformas para atividades náuticas.

O parque terá também uma zona de desporto e lazer com área arborizada, um circuito de manutenção, percursos pedonais e cicláveis, dois parques de estacionamento e circuitos interativos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática.

Segundo o autarca, o projeto foi financiado em quase metade (362.470,95 euros) por verbas da Câmara de Beja, em 318.636 euros pelo Turismo de Portugal, através do Programa Valorizar, e em 49.700 euros pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Depois de inaugurar a nova zona balnear, a ministra da Agricultura, acompanhada pelo secretário de Estado da Energia, João Galamba, visita a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome.

Construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios, referiu a EDIA, esta central, com uma potência instalada de um megawatts, ocupa uma área com um hectare e a sua produção está dedicada à estação elevatória que equipa aquele reservatório.

De acordo com a empresa, esta estação elevatória é atualmente responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba Este e, com a expansão prevista, fará o mesmo para o futuro bloco de Vidigueira.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Convento da Cartuxa em Évora com visitas abertas e mais visitas guiadas

14-08-2020 (19h25)

O Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, em Évora, conhecido como Convento da Cartuxa, vai juntar às visitas guiadas, que já têm mais datas programadas, visitas abertas sem marcação prévia, a partir deste Sábado.

Espanha manda encerrar estabelecimentos de diversão nocturna

14-08-2020 (19h02)

O Governo espanhol e as autoridades regionais do país acordaram hoje, por unanimidade, o encerramento de discotecas, bares e salões de baile, como medida de contenção contra a pandemia de Covid-19.

Finlândia muda de estratégia e passa a recomendar uso de máscara

14-08-2020 (18h32)

A Finlândia mudou a sua estratégia de combate à Covid-19 e passou a recomendar o uso de máscara em locais públicos, anunciaram as autoridades sanitárias, reagindo a dados que mostram uma retoma da epidemia no país.

EuroAtlantic vai ter novo horário na ligação para Bissau

14-08-2020 (18h12)

A euroAtlantic vai começar voar para a Guiné-Bissau num novo horário, com chegada diurna à capital guineense, a partir de 4 de Setembro, informou a companhia aérea.

Principais atracções do Rio de Janeiro reabrem no Sábado

13-08-2020 (17h56)

O icónico Cristo Redentor brasileiro reabre ao público no Sábado, assim como o morro Pão de Açúcar, o Aquário Marinho e a Roda Gigante, outras atracções turísticas do Rio de Janeiro, após cinco meses encerrados devido à Covid-19.

Opinião e Análise