Manchas de petróleo no Nordeste do Brasil já atingiram 283 localidades

31-10-2019 (14h29)

Foto: Martins Cardoso / Unsplash
Foto: Martins Cardoso / Unsplash

As manchas de petróleo que começaram a chegar ao litoral do Nordeste do Brasil há dois meses já afectaram 283 localidades em 98 municípios, revela o último balanço do Ibama (Instituto Natural do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis), de 30 de Outubro.

Desde os primeiros registos de manchas de óleo na Paraíba verificados a 30 de Agosto, a extensão do desastre já supera os dois mil quilómetros e afecta nove estados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia).

As causas ainda não são conhecidas, mas o presidente interino do Brasil, Hamilton Mourão, afirmou que o responsável poderá ser identificado ainda esta semana.

A imprensa brasileira avança que as investigações chegaram a um número de 11 navios que podem ter derramado combustível. Uma dessas embarcações poderá ter despejado óleo para poder manter a sua estabilidade, disse Hamilton Mourão.

As notícias avançam que já foram recolhidas 2.500 toneladas de óleo no litoral nordestino, o que corresponde a cerca de 1% da capacidade total de um navio, que é de aproximadamente 250 mil toneladas.

Fernanda Pirillo, coordenadora do Ibama, classificou este desastre ambiental como "inédito no mundo" e sem fim à vista, dado o desconhecimento do responsável pelo derrame, a extensão do impacto e a recorrência na chegada do óleo (clique para ler: Desastre ambiental nas praias do Nordeste brasileiro sem fim à vista).

Na segunda-feira, dia 28, o ministro do Turismo brasileiro, Marcelo Álvaro António, anunciou que iria disponibilizar uma linha de crédito de 200 milhões de reais (45 milhões de euros) para as regiões nordestinas afectadas pelo derrame (clique para ler: Brasil cria linha de crédito de 45 milhões de euros para áreas afectadas por derrame de petróleo).

 

Clique para ver mais: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Principais atracções do Rio de Janeiro reabrem no Sábado

13-08-2020 (17h56)

O icónico Cristo Redentor brasileiro reabre ao público no Sábado, assim como o morro Pão de Açúcar, o Aquário Marinho e a Roda Gigante, outras atracções turísticas do Rio de Janeiro, após cinco meses encerrados devido à Covid-19.

Rio de Janeiro vai reabrir pontos turísticos com restrições

17-07-2020 (10h31)

A cidade brasileira do Rio de Janeiro reabrirá a partir de sexta-feira os seus pontos turísticos, mas impondo restrições como distanciamento mínimo de quatro metros quadrados entre visitantes, devido à covid-19.

Oásis Atlântico divulga medidas para prevenir a propagação da covid-19 nos seus hotéis

22-05-2020 (11h22)

O grupo português Oásis Atlântico, que tem hotéis em Cabo Verde, Marrocos e Brasil, está a divulgar as medidas que implementou nos seus hotéis para prevenir a propagação da covid-19, incluindo reforço da limpeza e redução de capacidade em restaurantes e bares.

Brasil ultrapassa pela primeira vez mil mortos com covid-19 em 24 horas

20-05-2020 (11h02)

O Brasil contabilizou pela primeira vez mais de mil mortos com covid-19 em 24 horas, com mais 1.179 óbitos e 17.408 infectados, o maior número diário registado desde o início da pandemia no país, informou hoje o executivo.

Alagoas acredita que tem potencial para levar europeus a redescobrirem nordeste brasileiro

05-03-2020 (14h19)

“Alagoas é uma jóia da coroa e é o que talvez faça com que o europeu volte a procurar o Brasil como um todo mais constantemente”, perspectivou o secretário de Turismo deste estado nordestino brasileiro, Rafael Brito, numa apresentação ontem em Lisboa.

Opinião e Análise